11/03/2015

Grécia | Cidades e Ilhas Imperdíveis

A Grécia é o berço da Civilização Ocidental e sempre foi um destino essencial por quem procura turismo cultural ou mesmo belezas naturais quando se visita a Europa. Para quem se interessa por Arquitetura, não se deve passar pela vida sem ter visitado o Parthenon e Acrópole de Atenas.
Não existem voos diretos do Brasil para a Grécia. Normalmente pega-se um voo ou conexão a partir de outro pais da Europa. No meu caso, incluí a Grécia como parte de um roteiro pela Europa. Ao visitar a Itália por vários dias, reservei uns dias para ir de Roma à Grécia em voo da Alitalia e da mesma forma retornei à Roma. Durante a viagem sobre o Mar Mediterrâneo vemos também grandes e belas ilhas, principalmente quando o céu está limpo.
Grécia | Atrações arquitetônicas, culturais e belezas naturais
Grécia | Atrações arquitetônicas, culturais e belezas naturais
Em termos de história, após seu apogeu, a Grécia foi dominada pelo Império Romano, mas sua cultura e arquitetura eram tão fortes que foram absorvidas pelos conquistadores, e as formas clássicas da Arquitetura Grega se espalharam por todo o mundo ao longo dos séculos em diferentes épocas.

  Atenas é um dos principais destinos turísticos da Grécia

O principal e mais famoso destino turístico da Grécia é Atenas, onde situa-se a sua Acrópole de Atenas com o Parthenon, obra máxima do Classicismo Grego. Portanto, se você tiver pouco tempo, a prioridade é Atenas que é também a capital do pais. Na cidade existem muitas outras atrações.
Parthenon, em Athenas, ícone e referência da arquitetura clássica mundial
Parthenon, em Atenas, ícone e referência da arquitetura clássica mundial
Minha visita à Acrópole de Atenas foi um dos momentos mais interessantes e gratificantes de minha vida. Foi emocionante ver de perto aquelas construções feitas com blocos talhados de mármore e sobre uma montanha de mármore. Havia estudado tudo aquilo anos atrás, nas cadeiras de História da Arquitetura e História da Arte. Realmente vale o investimento. Veja outras atrações de Atenas que sugiro a partir de minha visita aquela cidade.
Atenas e seus atrativos
Atenas | Uma cidade com atrativos que vão além da Acrópole e sítios arqueológicos
As atrações de Atenas vão muito além da Acrópole e outros sítios arqueológicos. Na foto acima vemos uma das pequenas igrejas românicas (de muitos séculos atrás) espalhadas pelas ruas do centro de Atenas. Ruas de pedestres convidam para passeios à noite. Comer em Atenas é fácil e sem cerimônia. Inúmeras lanchonetes e confeitarias oferecem enorme variedade de doces e comestíveis.

Outras atrações imperdíveis da Grécia

Isto é, se você tiver bastante tempo para se deter na Grécia, vale a pena visitar este pais composto também de inúmeras ilhas e com muitas belezas naturais.
Porque vale a pena? A Grécia atualmente, em 2015 é um dos países mais baratos da Europa, e portanto se você já visitou as principais atrações turísticas da Europa, assim como o básico de Atenas, então vale a pena fazer uma visita mais aprofundada na Grécia.
Mapa da Grécia, Ilhas Gregas e paises vizinhos
Mapa da Grécia, suas Ilhas e paises vizinhos

Metéora

Fica ao norte do pais, e Meteora destaca-se por ter enormes pilares de rochedos, decorrentes de formações naturais. Monastérios no topo destes pilares são habitados por monges desde o século 11. É possível viajar entre estes enormes pilares por estradas, mas para quem quer mais proximidade e tem disposição, pode-se caminhar por antigas trilhas de peregrinos ou subir em caçambas dependuradas por cabos de aço. Eu ainda não visitei Meteora, mas se eu voltar à Grécia, certamente estará no meu roteiro.
Penedos rochosos com mosteiros no topo, em Meteora
Penedos rochosos com mosteiros no topo.

Santorini

Uma ideia para visitar Santorini, é a partir de Bari se estiver na Itália. Se você já foi a Grécia, já conhece Atenas, mas não conhece as ilhas mais famosas, então faça uma pausa na visita à Itália, pegue uma balsa em Bari (o Eurail Pass incluí estes trajetos) e navegue pelo Mediterrâneo ate Santorini.
Entre as inúmeras ilhas Gregas, Santorini é uma uma das mais famosas. Possui ruínas antigas e muitos atracadouros de barcos. A ilha é montanhosa com construções simples, pintadas de branco nas encostas com detalhes em azul marcam o cenário, na verdade, cores da bandeira grega. Na ilha existe um lago que se formou em decorrência de uma erupção vulcânica. As águas ao redor das ilhas gregas são muito azuis e formam um cenário magnífico.
Santorini | Ilha Grega
Santorini | Ilha Grega

 Ilhas próximas à Atenas

Existem 3 ilhas próximas à Atenas, em um golfo chamado Sarônico. São elas:
  • Aegina
  • Poro
  • Hydra
Escrevi um post sobre estas ilhas e também um relato de minha visita à Ilha de Aegina. São locais bem interessantes, e que certamente devem ser conhecidos por quem estiver em Atenas e tiver curiosidade de conhecer as cercanias.
Piraeus, Porto de Atenas visto do Ferryboat que leva à ilha de Aegina, vista nas duas fotos de baixo.

Ilha de Creta | Cnossos

Alguns veneram muito a Ilha de Creta como ponto turístico. Quem sabe algum dia eu pense em ir lá, mas por enquanto ainda tenho outras prioridades. Cnossos é capital da Ilha de Creta e para quem se interessa por história antiga, arquitetura e arqueologia vale a pena chegar lá. Diz a lenda que no local existiu o famoso labirinto do Minotauro. O local é muito procurado e no verão pode ser invadido por multidões de turistas. Enfim, épocas de alta temporada na Europa e Ilhas gregas são semelhantes, muito calor e muitos turistas.
Pelo que dizem também, alguma parte de ruínas de Cnossos foram reconstruídas por um certo Lord e arqueólogo, uma "Indiana Jones" inglês do final do século passado, o que tirou um pouco da autenticidade.

Veja também

Um comentário :

  1. Eu achei um luxo aqueles guardas em uma praça principal de Atenas com um sapatinho com um pompom na frente! :)

    ResponderExcluir

Comente, dê sua opinião !