07/03/2015

Melhores Mêses Visitar Itália e Europa

Qual o melhor ou os melhores meses para visitar a Itália e Europa? Esta é uma pergunta fácil de responder se souber o que é mais importante para você ao viajar para lá.

1- Abril e Maio | Meia Estação | Primavera

Em minha opinião, Abril e Maio são bons meses para visitar. No meu caso, considerei como fatores principais o clima agradável, preços moderados de hotéis e passagens aéreas e menos turistas nesta época.
Nesta época é média temporada, os hotéis e trens estão menos lotados, não faz um "calorão de rachar", que para mim é muito incômodo, principalmente porque gosto de andar bastante  pé pelas cidades que visito. E a maioria das cidades da Itália foram feitas em escala humana, ou seja, não foram criadas pensando apenas no automóvel, e portanto podemos visitar suas inúmeras atrações caminhando ponto a ponto, e conhecendo a cidade como ela é.
Acima cenas de Roma na Primavera. Canteiro na famosa Via Vittorio Venetto, chafarizes com esculturas em mármore refletem aguás límpidas em dia de sol e temperatura agradável.
Outra vantagem é que nesta época estamos na primavera quando tudo parece mais belo, e as pessoas ficam mais alegres por se livrarem dos casacos do inverno.
Nesta época você pode encontrar alguns dias bastante frios, ou alguns dias chuvosos, mas a maioria deles serão de clima ameno e bem agradável durante as horas mais claras do dia. Mas por precaução  leve um bom agasalho para resistir à temperaturas de até 12 graus centígrados em dias frios, ou quem sabe até 8 ou 9 graus. Mas sendo otimista, a temperatura na maioria dos dias vai ficar em torno de 18 ou 20 graus. Como não estou habituado com dias muito frios no Brasil (moro no Rio de Janeiro), por precaução levo um down jacket ou casaco de penas de ganso, que é bastante leve e impermeável para os dias mais frios. Para horas ou dias mais amenos que precisem de um agasalho, levo também um casaco de lã. Mas não se fie apenas por mim, quem vai sentir frio ou não é você e portanto, ninguém melhor do que você para saber sobre tudo que precisa levar.

Observação sobre meia estação | primavera: Na primavera existe muito pólen no ar e portanto pessoas com este tipo de alergia precisa se atentar para este fato.

2 - Setembro e Outubro | Meia Estação | Outono

É também uma boa época para visitar. Já passou o furacão do verão quando turistas de toda a Europa invadem a Itália formando imensas filas nos guichês de trens, museus e lotando os entornos dos monumentos. O clima e os os preços também são mais amenos. Sob o aspecto de praticidade, tem características semelhantes ao meses de Abril e Maio, ou seja, à estação da primavera, com suas vantagens já descritas acima.
Fotos tiradas na Primavera Europeias. Acima no canto esquerdo, vista dos jardins do Vaticano em Roma, casa na região da Toscana rodeada de paisagens verdes em San Gimignano.
Nas duas fotos mais abaixo, vemos paisagens da Suiça, montanhas, rio e jardins em Interlaken também na primavera.

3- Junho, Julho e Agosto | Verão | Alta Temporada

A grande vantagem de visitar a Itália no verão, principalmente suas cidades mais turísticas e não ter que carregar agasalho, poder andar de bermuda e roupas leves. Mas existe dias de intenso calor, o que torna a estadia desconfortável principalmente se você gosta de caminhar bastante.
Como principais desvantagens, para quem os gastos com hotéis importam são os preços das acomodações, que são um pouco mais caros, além de ficarem lotadas. Deve-se preparar para enfrentar muitas filas em trens e museus, principalmente se não comprar ingressos com antecedência, e apreciar compartilhar trens lotados.

4- Inverno | Baixa Estação

Porque alguém visitaria a Itália no Inverno? É uma opção para quem não quer gastar muito e procura preços de baixa temporada, ou atrações de Natal por exemplo. A baixa temperatura não vai fazer com que você necessariamente fique dentro do hotel. Existem muitas atrações como museus, passeios por locais históricos e etc. Certamente não é uma época para se sentir muito confortável ao relento em dias mais frios e com muito vento, que pode tornar um passeio à pé não tão agradável como na meia estação ou no verão. Dependendo do dia, se a temperatura estiver muito baixa e com muito vento você não consegui caminhar muito e precisa fazer um pit stop em cada café que aparece pela frente para tomar um chocolate quente.
Outra desvantagem é que alguns tipos de passeios podem ser fechados no inverno, principalmente passeios de barco ou em parques naturais.
Entretanto se você pensa em esquiar ou em esportes de inverno, existe os "Alpes" Italianos. Mas geralmente as estações de esqui tem seus preços aumentados exatamente no inverno!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião !