Portugal | Atrações e Porque Visitar

Alguns dos principais motivos para visitar Portugal

Muito brasileiros nunca visitaram Portugal, embora já tenham visitado outros paises da Europa. Talvez não tenham noção do quanto pode ser interessante uma viagem ao pais que deu início à civilização brasileiros nos moldes da civilização europeia. Eu estive lá, e deixo aqui alguns argumentos baseados na minha experiência.
Enfim, se alguém ainda tem dúvida, mostro aqui com fotos e textos os principais motivos para visitar Portugal, e suas principais atrações e cidades turísticas. Quem não visitou, não sabe o que está perdendo.

1-É o pais da grandes navegações e portanto possui um legado histórico que merece ser visitado. Portugal atingiu o seu apogeu em termos de contribuição científica, engenharia e descobertas durante a era das navegações. Ao visitar Portugal podemos ver de perto toda esta cultura magnífica e seus monumentos.
Monumento aos navegantes
O Monumento aos Descobrimentos é uma construção grandiosa que fica às margens do Rio Tejo em Liboa. Veja ao fundo a ponto sobre mesmo rio ao estilo da famosa Golden Gate de São Francisco. Pois é, em Portugal, mais precisamente em Lisboa existe também esta magnífica ponte. O moderno e antigo em Portugal andam juntos e em harmonia. No alto deste monumento existe um mirante.
2- Ao contrário de muitos paises Europeus, Portugal tem uma rica gastrônomia que cai bem para o nosso paladar. Em termos de doces, existe o famoso Pastel de Nata que muitos no Brasil ser referem à Pastel de Belém. Na verdade este tipo de doce, que não tem relação com pastel frito no Brasil, é um doces mais famosos de Lisboa. Dificilmente alguém passa por lá sem comer um em cada esquina.
Fado nas rua da Alfama em Lisboa
Bares e restaurantes tradicionais são encontrados em muitos locais de Lisboa e por Portugal. Na foto um restaurante de Fado, ou seja, no tradicional e antigo bairro da Alfama em Lisboa, onde pode-se jantar ao som da música lusitana.
Bairro Alto em Lisboa e restaurante na calçada.
A cidade de Lisboa possui inúmeras construções preservadas que remetem à epocas passadas, mas também ao presente. No centro da rua vemos os triblhos de bondes ou "elétricos" como dizem os Portugueses. Estes sãob em preservados e circulam pelas ladeiras da cidade, sendo uma das inúmeras atrações de Lisboa. Fala-se tanto nos "bondes de San Franciso nos Eua", mas poucos sabem que em Lisboa existem bem mais linhas de bondes ou trams que percorrem trajetos pitorescos e sinuosos.
Bondes ou "Elétricos" na Praça do Comércio em Lisboa
3- Ao visitar Portugal gasta-se muito menos do que quando se visita outros países da Europa. Lindos e belos cenários, tesouros históricos e arquitetônicos nos aguardam para ser visitados sem a necessidade de gastar uma fortuna como em outros países do mesmo continente.
Chafariz na Praça do Róssio em Lisboa
As raizes da arquitetura e urbanismo no Brasil estão fortemente ligados à arquitetura portuguesa. Observe o calçamento com as famosas "pedras portuguesas" e o traçado de ondas que inspirou o também famoso Calçadão de Copacabana no Rio de Janeiro. Se inúmeras construções do século 19 não tivessem sido demolidas, a aparência do Rio de Janeiro seria semelhante à das construções de Lisboa das partes mais antigas, com as inúmeros janelas de sotãos vistas nos telhados.
4- Portugal foi o pais que iniciou a civilização brasileira nos moldes europeus, e portanto é um pais irmão do Brasil. Todas as principais raizes de nossa cultura e inclusive nosso idioma falado vem de Portugal.
Mosteiro dos Jerônimos | Arquitetura Gótico Manuelino
Portugal é um pais de belos jardins e das pedras portuguesas associado a uma tradição de bela arquitetura. Na foto acima o Mosteiro dos Jerônimos e Lisboa, que fica próximo ao Monumento aos Descobrimentos e Torre de Belém. Ao caminhas por Portugal nos encontramos com nossas principais referências culturais.
5- Assim como outros paises da Europa, Portugal tem séculos de história, de tempos muito longiquos e anteriores ao descobrimento do Brasil. A diversidade dos monumentos arquitetônicos chama a atenção.
Em Portugal existe construções, obras de engenharia e arquitetura, assim como sítios arqueológicos do 1º século antes de Cristo, quando a região da Luzitânia foi consquista pelo Romanos.
No século 5 D.C os visigodos (povos da região da atual Alemanha) conquistaram e controlaram a região, isto é após a queda do Imperio Romano.
Castelo São Jorge | Sitio arqueológico e monumento histórico
Depois, no início do século 8, em 711 os Mouros invadem a região deixando como legado muita influência em termos de arquitetura e cultura. A independência de Portugal veio no século 13, ano de 1249. E no século 14, com ascenção ao trono de Dom João I, Portugal se torna uma das nações mais desenvolvidas e ricas no mundo, com a era das grandes navegações e surgimento de um grandioso império marítimo.

Como é Portugal e suas regiões

Portugal está entre os menores paises da Europa em termos de área territórial, mas para quem conhece história, está entre os mais importantes do mundo por sua história e contribuição cultural e científica, principalmente na era das grandes navegações. É possível atravessar de carro o pais, saindo de manhã so norte e antes do final do dia chegando ao sul. Entretanto, o pais possui diferentes paisagens e até climas, assim como diferenças culturais e de sotaque, muitas vezes somente perceptíveis aos próprios portugueses. Veja mais sobre as regiões de Portugal descritas visualmente através de mapa, textos e fotos.

Principais cidades turísticas

Primeiro o resumo, e depois uma breve descrição ponto a ponto.
  • Lisboa e cidades próximas como:
  • Cidades com muralhas medievais e monumentos históricos:
    • Óbidos
    • Évóra
    • Tomar
  • Fátima é o mais famoso santuário
  • Porto segunda maior cidade com inúmeras atrações turísticas e cortada pelo Rio Douro
  • Faro é um famoso balneário

As principais cidades e atrações turísticas ou culturais e históricas de Portugal são Lisboa que é a capital do pais com cerca de 600 mil habitantes e muita comentada nesta página, nos textos mais acima, inclusive com ilustração de fotos tiradas durante nossa viagem à Portugal. Sintra com cerca de 20 mil habitantes próxima á Lisboa, sendo uma cidade Serrana.
Sintra, cidade serrana perto de Lisboa com inúmeros castelos-palácios
Cascais e Estoril são balneários, próximos à Lisboa, sendo que no último local existe um famoso cassino e casa de espetáculos famosa por shows de artistas de todo o mundo, inclusive brasileiros.
Cascais | Balneário
Óbidos é uma cidade com 11 mil habitantes e cercada por muralhas reminiscentes do século 14, Tomar com seus 17 mil habitantes é outra cidade com monumentos históricos que vem do século 12, Fátima com 10 mil habitantes é uma cidade santuário, Évora com 56 mil habitantes também é uma cidade cercada não somente de muralhas medievais mas também de belas paisagens e plantações no seu caminho.
Finalmente, o Porto cortada pelo Rio Douro, segunda maior cidade do pais com cerca de 235 mil habitantes, tem como destaque sua arquitetura e azulejaria, além de inúmeras outras atrações culturais. É também uma cidade "barata" em termos de estadia.
Faro, no sul do pais, é também uma cidade e região turística, conhecida por ser um balneário de alto padrão.

Veja também

Comentários

Ana Maria disse…
Então... em Lisboa existem vários estabelecimentos comerciais com nomes como "Café Minhota". ..minhoTa, não confundir com minhoca...rsrs
Minhota é uma mulher que veio da região do Minho. E pode ser a mãe de alguém, então não é uma brincadeira legal pra se fazer... fica a dica.
Anônimo disse…
Bom comentário. Aproveitando... o vacabulário de Portugal tem algumas palavras e termos bem diferentes do que usamos no Brasil e que podem nos surpreender ou pregar peças. Bonde lá é "elétrico", trem é "Comboio, ônibus é autobus e por aí vai :)