Regiões e Principais Cidades da Suiça

A Suíça pode ser considerada um pais pequeno se comparado com os paises com os quais faz fronteira. As quatro linguas  faladas na Suiça também vem por influência de suas frontreiras e mesclagem cultural com as nações vizinhas.
Entre os paises fronteiriços, está a França no noroestes, no nordeste a Alemanha, a Austria no oeste e a Itália cuja fronteira corre ao longo de toda a parte sul da Suiça, ou seja, as divisas seguem ao longo dos Alpes Suiços e Italianos.
Entretanto, apesar de ser um pais com diversas influências, a Suíça tem forte identidade própria e inclusive estereótipos que a fazem conhecida no mundo todo.

Regiões da Suiça e suas atrações

A principais atrações turísticas da Suiça podem ser dividas em cidades da Suiça Alemã, Suiça Francesa, Suiça Italiana e Alpes Suiços, nomes estes devidos às linguas faladas em cada uma destas regiões. Mas na verdade, as regiões político-administrativas são em maior número e diferentes. Esta é uma versão simplificada das regiões por linguas faladas e principais cidades.
Mapa das linguas faladas na Suiça e principais cidades de cada região.
Mapa das linguas faladas na Suiça e principais cidades de cada região.

Suiça Alemã e principais cidades turísticas

Zurique é a maior cidade Suiça com quase 400 mil habitantes, e apesar de ser o centro financeiro possui vida cultural agitada e inúmeras atrações históricas, arquitetônicas e belezas naturais. Berna é a capital política do pais e possui cerca de 130 mil habitantes e inúmeras atrações. Basta dizer que foi fundada no século 12, em 1191. O físico Eistein lá morou no início do século 20 e sua casa é atualmente um museu. Lucerna é uma cidadezinha pitoresca distante 1 hora de Zurich que não pode deixar de ser visitada.
Imagens da Suiça Alemã | Zurique, Lucerna, e Interlaken visto do topo de um alto mirante e de um jardim da cidade.

Suiça Francesa

Genebra é um dos principais destaques da Suiça Francesa juntamente com Lausanne. Genebra tem quase 190 mil habitantes e é uma das cidades mais conhecidas e importantes no mundo por sediar muitas organizações internacionais e possuir vida cultural. É uma cidade um tanto cosmopolita. Lausane com 117 mil habitantes é também uma estação de veraneio europeu ao redor de um lago. Montrex é pequena com cerca de 23 mil habitantes tendo adquirido fama por causa do Festival de Montreaux, que ocorre em julho, no verão europeu.

Suiça Italiana

Tem como destaques Lugano com cerca de 50 mil habitantes e Locarno bem menor, com cerca de 15 mil habitantes. Locarno fica à beira do lago Maggiore, e portanto com menos altitude que Lugano.

Alpes Suiços

Interlaken, na região alemã, é uma cidade pequena mas com muitos hoteis e lojas de grife, assim como excelente infra-estrutura turística. É um ponto alto para quem quer ir ainda mais alto. É ideal para quem não quer ir até grandes altitudes e que apenas ver um local pitoresco, com lindas paisagens de montanhas, lagos e belos jardins. No local existe um mirante à grande altitude com acesso por um funicalr. Encontram-se no local também algumas atrações esportivas, como caminhas e vôo de parapente.
Gimmelwald é para quem gosta de frio e ou neve, pois fica à cerca de 1400 metros de altura nos Alpes. Após pegar trem em Intelaken e depois um ônibus passando por outros locais, finalmente pode-se chegar à Gimmewald, isto é, somente por meio de um teleférico. O povoado tem cerca de 130 habitantes. Outros destaques são Zermatt que fica à 1600 metros de altitude também na região alemã e Gryon, uma vila a 1.100 metros de altitude, também nos Alpes.
Acima, uma outra foto tirada em Intelaken, na Primavera, início de Maio. Observe como a vegetação e os campos estão verdes e floridos. Ao fundos montes e picos dos Alpes Suiços com neve próxima ao cume. Muitas montanhas da Suiça, por serem muito altas, conservam neve o ano inteiro.

Veja também

Comentários

Ana Maria disse…
A cor da água é impressionante, e a natureza é tão exuberante que quase chega a ofuscar a arquitetura das cidades. A viagem de trem para chegar lá merecia um livro: 50 tons de verde :)