Roupa de Frio para Viajar | O que usar e onde comprar

Quando vamos viajar para a Europa ou EUA no inverno, ou mesmo pensando nos dias mais frios da primavera e outono Eeuropeu ou dos Estados Unidos, a primeira ideia que vem a mente é, qual é a roupa de frio ou inverno mais adequada para viajar na Europa e o que usar e onde compar aqui no Brasil?

O que usar em dia muito frio na Primavera e Outono na Europa ou EUA

Para muitos de nós Brasileiros acostumados com temperaturas amenas no inverno brasileiro, podemos ser surpreendidos em alguns dias muito frios na primavera ou outono do hemisfério norte.
Nos meses da primavera, considerando apenas Abril e Maio, ou de Outono considerando Setembro e Outubro que são meses com temperaturas mais agradáveis, nem muito quentes e nem muito frios, ainda assim pode existir dias com ventos cortantes e frios, chegando à temperaturas de 9 ou 12 graus por exemplo. Para o habitantes nativos do hemisfério norte isto não é o "fim da picada", mas para quem não está acostumado com estas temperaturas é de bater o queixo. Portanto, ter um bom casaco à mão não fará nenhuma falta em uma hora destas. Ter um down jacket à mão, que não ocupa muito espaço e é leve, pode salvar o dia quando se quer andar mais ao ar livre. Pode ser que os habitantes nativos do local achem exagero, mas pense o que é melhor. Querer fazer bonito e pegar um resfriado ou sentir-se aquecido e confortável e poder passear bastante?
Resumindo, para a primavera e outono, de acordo com minha experiência, não é preciso mais que uma jaqueta de couro para as horas em que o dia fica mais frio, ou um paletó de nylon tipo down jacket para dias mais frios e com vento. O down jacket geralmente é impermeável e ideal também para dias de chuva fina, podendo ser útil em dias chuvosos em Londres, na Suíça e na França por exemplo. Um guarda chuva em uma pequena mochila de passeio também pode ser útil.

Qual roupa usar no inverno Europeu

Acima uma down jacket, ou agasalho impermeável, muito leve com enchimento de penas de ganso. Pode ser compactado
dentro de uma bolsa que vem com o mesmo do tamanho de um boné.
Geralmente as pessoas se vestem em camadas no meses mais frios do hemisfério norte que englobam Dezembro, Janeiro e Fevereiro.
Vou descrever por camadas simples para quem está a passeio no inverno, ou seja, para quem vai ficar ao ar livre somente o tempo necessário para se locomover rapidamente nos dias mais frios e com ventos cortantes. Ou para se sentir confortável em dias de inverno com menos vento, ou em períodos mais agradáveis do dia, com um pouco de sol. Não estou descrevendo roupas esportivas para escaladas ou grandes desafios.
  • Sobretudo e/ou Down Jackt: A última camada de vestimenta, vem por cima de toda a roupa já vestida. Então usa-se um casaco de inverno, para temperatura até abaixo de zero. Pode ser um sobretudo (casacão elegante e social) que além de aquecer corta o frio ou por exemplo um down jacket (jaqueta esportiva), ou seja, um agasalho moderno, super leve e impermeável feito de penas de ganso no interior. Geralmente o último agasalho, tanto o sobretudo ou o down-jacket é retirado quando se entra em um local climatizado, como bares, estações de trem, hotéis, museus, ou seja, fora do ar-livre.
  • Segunda pele: A chamada segunda pele depende da necessidade de cada um e da capacidade de cada um sentir mais ou menos frio. Eu por exemplo não gosto de usar sempre uma segunda pele. A chamada segunda pele é um tipo de agasalho colado ao corpo, que vai por baixo da roupa aparente. Geralmente esta segunda pele para o tórax se parece com uma camiseta com mangas compridas, e a segunda pele para as pernas se parece com uma calça tipo ceroula ou malha grudada no corpo. Na verdade, ao se vestir esta roupa de baixo tem-se o aspecto visual de estar com uma roupa de mergulho :) Mas tudo isto fica por baixo da roupa de forma não aparente.
  • Roupas entre o agasalho pesado e a segunda pele: Por cima desta segunda pele (caso você esteja usando), então vem a roupa aparente quando se tira o último agasalho tipo sobretudo ou down jacket. Ou seja, usa-se calça de inverno ou jeans, camisa de lã ou não, alguns ainda colocam um agasalho tipo pullover de lã sobre a camisa.
  • Gorro de lã, luvas e cachecol: Os gorros de lã tem a função de proteger a cabeça e ouvidos, sendo muito apreciados principalmente por quem é calvo. O cachecol é também importante para fechar a região do pescoço principalmente quando a gola e botões do agasalho usado não fecha completamente até em cima. As luvas também são muito requeridas, embora algumas pessoas prefiram enfiar as mãos nos bolsos dos casacos quando saem ao ar livre em dias de inverno.
  • Calçados para inverno: Em termos de calçados deve-se usar calçados impermeáveis, sendo botas ou algum tipo de sapato, sendo que geralmente vem com um revestimento interno para aquecer os pés.

O que é melhor, comprar roupa de frio no Brasil ou no exterior

Depende. Certamente os melhores agasalhos para o inverno Europeu e dos EUA são o importados, ou seja, o que você vê em algumas lojas não foi fabricado no Brasil, pois aqui, salvo na Serra Gaúcha e partes altas do estado de Santa Catarina não existe frio extremo. Alias, o único local onde neva no Brasil com mais frequência são em alguns locais depois da subida da serra em Santa Catarina.
Então, se o agasalho geralmente vem de fora e é vendido aqui, certamente vai custar mais caro aqui do que lá fora, devido à taxas de importação e também porque existe o lucro do revendedor.
Entretanto existem alguns fatores a considerar. Eu preferi comprar meus agasalhos de inverno no Brasil porque aqui tive mais tempo para escolher e não comprar algo às pressas de última hora no tempo de sobra de uma viagem. Na verdade, não sou viajante que gosta de passar tempo fazendo compras no exterior, prefiro usar meu tempo para lazer, passeios e etc. Considerando que lá fora estou pagando diária de hotel, penso que seria um desperdício perder tempo de lazer para procurar um agasalho porque custaria uns poucos Euros à menos. Talvez o tempo perdido na procura e compra tornasse a aquisição na verdade mais cara.
Mas ao passear em Roma e observar lojas de lá, vi por exemplo down jackets por preços mais baratos que os vendidos no Brasil. Com vendedores de feira de rua ou lojas populares, pode-se encontrar por 30 Euros. Na verdade, mesmo ostentando marcas e sendo desenhados em países como França, muitos são fabricados na China.

Onde comprar roupa de Inverno no Brasil?

Na última vez que fui comprar um novo agasalho para o inverno do hemisfério norte, constatei que não existem muitas lojas que dispõem de artigos para temperaturas abaixo de 10 graus centígrados ou mesmo para temperaturas em torno de zero graus para cima ou para baixo.
Fui visitar uma loja no centro do Rio de Janeiro, na verdade na Rua Nosso Senhor dos Passos na região do Saara, a "muvuca" do Rio que tem fama de barateira. Não comprei lá pois estava a fim de uma down jacket, as cores que existiam não eram muito agradáveis pelo menos para os meus olhos. E quanto aos preços achei um bem acima do que havia visto na internet, quando fiz uma pesquisa e encontrei a loja Decathlon, que fica na Barra da Tijuca, no FreeWay Shopping.
La chegando, vemos um imenso shopping de roupas e equipamentos esportivos. E como não podeira deixar de ser, havia vestimentas para caminhadas em locais frios, vestimentas para alpinismo e também o que eu queria, uma down jacket. A down jacket estava na sessão de roupas de frio e para esquí na neve. Achei uma fabricada na França, boa grife e aparência e pela metade do preço de uma outra down jacket à venda na "muvuca" ou Saara, no Centro do Rio de Janeiro.
Enfim, minha dica de quem comprou é procurar na sua cidade. Mas se estiver no Rio, em minha opinião na Decathlon encontra-se maior variedade. Esta loja parece ser uma franquia internacional, e existe também em várias capitais e cidades do Brasil.

Comentários

  1. Eu acrescentaria as meias térmicas. Além de quentinhas são uma delícia de usar.

    Pra comprar roupas por um bom preço na Itália é em Roma e principalmente em Nápoles, ou na Grécia em Aegina...mas fuja das ruas principais que tem preços pra turista.

    ResponderExcluir
  2. Gostei deste artigo. Me foi útil, segui as sugestões e me dei bem. Levei um down jacket para dias mais frios, um paleto e blusa de lã para os dias com temperatura mais amena.

    ResponderExcluir
  3. MUITO VALIOSA SUA ORIENTAÇAO PERFEITAS PARA ONDE IREI VIAJAR.ACABEI ENCONTRANDO AQUI PELO SAARA MESMO INCLUSIVE A MEIA TERMICA COM OTIMOS PREÇOS NA RUA DA ALFANDEGA LOJA SEBRA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião !