Suiça | Encantos, Mitos e Esteriotípos


Muitas pessoas que pensam em viajar à Europa e não colocam a Suíça em seu roteiro pois imaginam que é uma pais caríssimo para visitar e onde somente milionários visitam. Será verdade? Não, não é bem assim, embora o pais não estimule o turismo na base de muita "dureza" :) Eu estive lá e gostei ! E sim, fica caro.

É verdade que a Suíça é um pais onde estrangeiros endinheirados passam temporadas para praticar esqui na neve ou demais esportes de inverno, e portanto a alta temporada na Suíça, com relação aos Alpes é no inverno. Mas não é preciso ser milionário para visitar a Suíça, seja no Inverno ou outras estações. Alias, para quem não é adepto de esportes de inverno, eu penso que é melhor visitar a Suíça na primavera ou outono. Quanto ao verão, existem alguns festivais na Suíça, e algumas cidades ficam mais lotadas.

Eu visitei a Suíça na primavera

Primavera, Abril e Maio e a época das flores, e a Suíça e um pais de belos jardins. Parece que os Suíços tem paixão por jardinagem, pois são inúmeros o livros de jardinagem expostos nas vitrines.
É preciso estar disposto a gastar um pouco, pois o pais não é "barato" . Mas em troca oferece belas paisagens e qualidade em termos de turismo. Para compensar os altos preços pense em reduzir o numero de dias.
Esteriótipos de paisagem Suíça e também produtos do país
Acima uma montagem gráfica com alguns esteriótipos de paisagem Suíça e também produtos do país.

Quais são os estereótipos e características da Suíça

A Suíça é um pais relativamente pequeno fazendo fronteira com França no noroeste, com a Alemanha no seu nordeste, com a Áustria no oeste e com a Itália ao longo de toda a parte sul, que segue também ao longo dos Alpes Suíços e Italianos.

Zurich ou Zurique é a maior cidade do pais e centro financeiro, enquanto Berna é a capital política.
Embora o pais esteja isolado do mar, existem grandes lagos e rios entre os verdes vale, onde muitas cidades floresceram. Alias uma das atrações na Suíça são passeios de barco por lagos e rios. Em Zurique fiz um passeio de barco no lago da cidade, exatamente no dia que cheguei. Embora Zurique seja uma grande cidade para os padrões do pais, e possível andar a pê pelas áreas principais, centrais e centro histórico.

Chocolates e queijos são os produtos famosos do pais em termos de alimentos. O Toblerone é o mais famoso chocolate da Suíça mas existem inúmeras variedades sofisticadas. Toblerone é apenas um estereótipo. Pelo menos para meu gosto, alguns tipos de chocolates ficaram tão sofisticados, que acabamos sentindo saudades das barras de chocolate puras e simples.
Apesar da fama da Suíça, onde eu comi mais chocolate foi na Itália. Tudo que é relativo a comida, na Itália  era mais farto, mais barato e mais acessível.

Interessante que os Suíços de um modo geral são magros e elegantes, sejam idosos ou não. Difícil ver uma senhora de idade magra. Não se sabe se por motivo de saúde, elegância ou se porque comida lá é meio caro (risos).

Mas o pais é também conhecido pelo sistema bancário, por sua neutralidade, por sua indústria química e farmacêutica, mas principalmente por sua indústria de equipamentos e instrumentos de precisão como relógios e etc. Os relógios Rolex são também estereótipos da Suíça.
Ao passar por lojas e vitrines, principalmente em locais turísticos você vera varias marcas de relógios e canivetes expostos. Me lembro bem disto ao caminhar por uma das ruas principais e mais movimentadas de Interlaken, ao ir para a estação de trem para voltar para Zurique.

O pais também destaca-se pela agricultura e laticínios, e na Europa o pais foi o pioneiro em termos de agricultura orgânica. Na verdade, quando pensamos e Suíça pensamos em grandes vales com campos de pasto onde vacas leiteiras com sininhos formam um bucólico e pitoresco cenário.
Mas dependendo do setor que você visitar, sim vera algum gado e pastagens, mas vera também muitas fabricas e celeiros de fazendas. A Suíça alemã por exemplo não e tão bucólica assim, pelo menos segundo a minha percepção, embora cheia de verdes vales.
Mapa da Suíça | Principais cidades e paises vizinhos
Mapa da Suíça | Principais cidades e países vizinhos

O dinheiro na Suíça não é o Euro e a Suíça não faz parte da União Europeia

O dinheiro Suíço é o Franco Suíço cujo valor de cambio é semelhante ao Euro. Entretanto o custo de vida na Suíça é mais caro que em alguns países na Europa. Ao chegar na estação de trem de Zurique, eu troquei Euros por Francos lá mesmo. E antes de pegar um trem para Paris, também troquei os Francos por Euros lá mesmo. Além disto, se você tiver um money card em Euros, você pode sacar em algum ATM (caixa eletrônico) pagando taxa de retirada e conversão.

Zurique | Suiça
Zurich | Suiça

Quatro línguas são faladas na Suíça

O pais possui 4 idiomas oficiais, sendo o Alemão o mais falado por cerca de 70% da população. A seguir vem o Francês falado por 18%, o Italiano por 11% e um dialeto ramificado do Latim e Italiano, chamado de Retro-Romano, falado por apenas uma pequena minoria da população, talvez cerca de 1%.
Se você fala inglês, então na se preocupe. Quase todo Suíço fala inglês, e na Suíça alemã onde estive pude constatar isto.
Veja o mapa das línguas faladas nas regiões da Suíça e suas atrações.

Comentários