21/03/2015

Transporte e Locomoção em Paris

À primeira vista as opções de transporte em Paris e suas classificações assustam e parecem ser algo muito complicado.
Esta foi a impressão que tive, ao saber que existe o Metrô para diversas áreas, assim como o RER (um sistema de trem que roda também no Metrô) para percursos longos como para ir em aeroportos, Eurodisney ou cidades próximas como Versailles.

Transportes em Paris
Transportes em Paris
Mas a coisa não é tão complexa assim, ficando fácil de entender desde que as opções sejam explicadas ou anotadas por partes. Foi isto que eu fiz para que eu mesmo tivesse tudo à mão e resumido.
Mas uma coisa e certa, em minha opiniao, o Metro de Londres e o melhor e mais bem sinalizado do mundo. Por mais que se tenha boa vontade, a sinalizacao do metro em Paris fica a desejar. Entao, comprender bem como tudo funciona, ajuda bastante na locomocao pela cidade.

O Metrô de Paris | Zonas e horários

As linhas de metrô de Paris são classificadas por zonas. As zonas 1 e 2 englobam a maior parte da Paris turística. Estes locais que merecem maior atenção são as chamadas regiões ou bairros "entre muralhas" ou que ficam entre as antigas mulharas demolidas da cidade, onde atualmente fica um anel rodovíário. Para ir a locais distantes pode ser preciso pegar outras linhas.
  • Horário de funcionamento: De 5:30 à 1h da madrugada, sendo que algumas linhas podem finalizar antes ou depois. Aos sábados podem ir até mais tarde, geralmente 2 da manhã.
  • Bilhetes ou Ticket: O ideal é comprar um ticket passe que dá direito à várias viagens por dia ou mesmo dias. Geralmente o passe engloba as zonas de 1 à 3.

O que é o RER e quando usar?

O RER é um veículo sobre trilhos que conecta Paris às cidades e regiões próximas e vizinhas.
Estes trens usam as mesmas estações do Metrô convencional mas são mais rápidos e não possuem muitas paradas.
  • Quando usar o RER: Deve ser usando quando é necessário ir em locais mais distantes como Aeroporto Charles de Gaulle, Aeroporto de Orly, Versailles ou Eurodisney.
  • Como usar: Pegue o metrô e desça em uma estação onde o RER para para fazer a conexão.
  • Linhas do RER: São 5 linhas, A, B, C, D, E.

Passe de transporte urbano ou Paris Visit Pass Transport

O Paris Pass permite uso ilimitado para viagens no Metrô, RER e Ônibus. Sâo válidos para períodos de 1 dia à 5 dias contínuos.
Podem incluir as zonas de 1 a 3 e incluir transporte para os Aeroportos de CDG, Orly e cidade de Versailles.

Ônibus

Os ônibus são menos velozes que o metrô mas são uma opção para quem prefere ir vendo a cidade enquanto se locomove, ou então quando é preciso ir em algum local onde o metrô não chega.
Eu pessoalmente acho mais interessante andar de ônibus ou taxi durante uma viagem, isto é, onde isto seja prático e viável. 
  • Ticket ou bilhete: O tícket do metrô vale para o ônibus desde que se pegue o ônibus dentro de 1 hora. O bilhete é validado dentro veículo por uma máquina.
  • Horários: Ônibus geralmente rodam entre 5:30 da manhã até 21 horas. Entre 9 da noite e 5 e meia da manhã é dificil pegar um ônibus, pois são poucos que rodam neste horário.

Ônibus Noturnos ou Noctilien

Os ônibus noturnos são uma alternativa ao taxi para os boêmios e notívagos. As linhas são longas, passando por vários locais e geralmente passam de hora em hora.
  • Bilhete ou ticket: Podem variar de acordo com o percurso. Se comprar o bilhete dentro do ônibus pode sair mais caro.

Táxis

Este assunto é algo polêmico. Alguns dizem que taxi em Paris não é barato? Mas em qual grande cidade que taxi é barata. Se voce percorrer a mesma distância de taxi no Rio de Janeiro que voce percorreria em Paris, talvez no Rio a corrida fique mais cara, mesmo considerando que o Euro esta valendo em Março de 2015 umas 3 vezes mais o Real.
À noite a bandeirada à noite também é mais cara e pode-se cobrar em torno de 1 Euro por mala.
  • Mas enfim, vale a pena pegar taxi em Paris? Depende, se voce não quer perder seu tempo esperando ônibus ou perder tempo descendo e subindo escadarias do metrô ou se perdendo lá embaixo quando estiver atrasado para visitar algum local com dia e hora agendado, talvez seja sim melhor pegar um taxi se o transito tiver bom.
  • Se voce tiver pouco tempo na cidade, o que é melhor? Gastar com taxi para se locomover rápido e ver mais atrações em curto espaço de tempo ou ter que ficar o triplo do tempo gastando com hotel para ficar mais dias (talvez hotel de pior qualidade ou em distante das atrações, ) e andando de ônibus ou metrô todo dia, muitas vezes fazendo um percusro longo e enfadonho porque preferiu ficar mais dias num muito hotel barato muito atrás das "muralhas" ou parte central de Paris? Se pensar nisto, vale a penas pensar em taxis como opção de locomoção.
  • Entretanto, para se locomover dos aeroportos às estações de metrô mais próximas de onde voce vai se hospedar, ou vice versa, pessoalmente acho que a combinação Metrô + RER é a melhor.

Bicicletas

Assim como as demais cidades da Europa, Paris tem um sistema de aluguel de bicicletas com muitos pontos para pegar e devolver as bicicletas, geralmente próximos às estações de metrô.
Vale a pena? Voce que sabe, se for jovem e cheio gás, pode ser que sim.
Eu pessoalmente acho que bicicleta é bom somente para lazer e não para se locomover em locais complicados ou onde pode-se correr o risco de levar um tombo quando estamos passeando em um outro pais. Isto é, para mim, sob o ponto de vista prático não é uma boa opção de locomoção quando se está em viagem. Mas para os moradores locais, sim claro, este meio de transporte sustentável e saudável que deve ser incentivado ao máximo.

Veja também posts e artigos relacionados:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião !