Turista versus Viajante Independente ou Serious Traveller

Este título e este artigo tem por objetivo levantar o tema sobre o que é ser um Turista ou um Viajante?
Embora exista uma diferença entre os dois termos, nem sempre é possível separar completamente o que é um turista de um viajante aficionado ou independente. É muito possível que um turista típico não tenha nada de viajante independente, mas é muito possível que um viajante independente tenha sempre uma pouquinho de turista, ou que de vez em quando tenha uma recaída e se torne temporariamente um turista.

Em alguns pontos deste artigo, chego ao ponto de fazer algumas divisões irônicas, beirando a brincadeira para distinguir turista e viajante.

Vamos entender descontraidamente estes termos, e depois tire suas conclusões e pense - O que sou? Um Turista ou um Viajante?
Mas seja você o que for, seja qual for seu estilo, não leve isto muito à sério. O importante é que cada um viaje e se divirta como gosta e como quer ! :)


Turista

Em linguajar de viagem, geralmente o Turista é um também um viajante que passa por uma cidade por lazer mas geralmente não se mistura com as pessoas do local e visita apenas monumentos, locais turísticos e cartões postais da cidade, muitas vezes acompanhado por um guia turístico ou seguindo o roteiro comprado de uma operadora de turismo.


Viajante Independente e "Serious Traveller"

O termo "Serious Traveler" vem do Inglês e não existe uma tradução literal que reflita o sentido original do termo. O termo "serious" na colocação linguística em questão não significa "sério" no sentido de sisudo, mas no sentido de ser determinado, como gostar gostar de explorar e conhecer de fato e de forma mais profunda os lugares que vista, indo à locais onde muitas vezes um turista comum não vai. O "serious traveler" procura "conhecer" o local, e não apenas "ver" o que visita.
Uma variação do termo "serious traveler" poderia ser também viajante independente ou aficionado, pois em ambos os casos, estes viajantes fazem e planejam sua viagem e passeios por conta própria, sem contar com assistência de agências ou operadores de viagem.
"Serious" pode também significar "extremo" ou viajantes que levam sua experiência ao máximo como uma forma de desafio. Neste caso o termo viajante independente não seria uma tradução livre para o termo "serious traveler". O viajante independente não precisa "quebrar recordes" e nem visitar locais que muito poucos visitam.
Ser um viajante independente tem mais a ver com seu estilo de viagem e modo de conhecer os locais que visita, sejam locais triviais e muito conhecidos ou locais menos conhecidos. Não tem à ver com ser melhor ou procurar desafios.

Como saber se você é um Viajante ou é um Turista?

Existem várias características que identificam os membros de cada uma destas "espécimes do reino das viagens". Entre as principais características, estão as que enumera-se abaixo. Creio que ajudarão você a identificar sua própria identidade e estilo de viagem :)


Características dos Turistas

  • Preferem, na verdade, adoram comprar pacotes em agências de viagens
  • Jamais criam ou planejam seus próprios roteiros
  • Primeira viagem internacional tem como destino Miami ou Las Vegas
  • Não deixar de ir à Euro Disney quando em Paris é um dos mais fortes sintomas desta "espécime".
  • Quando em viagem comem somente em restaurantes turísticos.
  • Alguns carregam garrafas de água mineral em baixo do braço com receio de precisar entrar em bares locais.
  • Adoram andar de ônibus Hop On, Hop Off
  • Se produzem para andar de avião
  • Morrem de medo de sair dos hotéis sem estar em grupos e acompanhados por guias turísticos
  • Detestam anda à pé
  • Acham "um luxo" comer biscoito duro no Starbucks e consideram o McDonald’s seu porto seguro.
  • Alguns usam camisas havaianas, chapéu de safári e carregam no pescoço câmeras digitais chamativas e com zoom poderoso. 

  Características dos Viajantes Sérios

  • Planejam suas próprias viagens e roteiros
  • Evitam usar Hop On, Hop Off. Se usam é ocasionalmente, como segunda opção quando tem pouco tempo na cidade.
  • Preferem andar à pé pela cidade, pegar ônibus, táxis e outros meios de transportes comuns.
  • Vão à restaurantes comuns onde os moradores locais frequentam.
  • Gostam de visitar também locais fora dos pontos muito batidos.
  • Param no McDonald’s ou Starbucks por praticidade e economia ou por causa do Wi-Fi.
Caso queira acrescentar alguns pontos as listas dos Turistas e Viajantes, sinta-se à vontade para sugerir nos comentários ! :)

Comentários