25/05/2015

Aeroportos de Paris | Como ir ou vir


Paris tem dois aeroportos príncipais o Charles de Gaulle, em Roissy, ao norte do Rio Sena e das partes centrais da cidade, enquanto o Aeroporto de Orly fica ao sul do Rio Sena e ao sul da cidade.

Aeroporto Charles de Gaulle | Portões de Embarque

Chegando e saindo pelo RER | Através de Metrô de longa distância

Ambos os aeroportos podem ser acessados pegando uma linha especial de Metro chamada RER, um trem de subúrbio ou para distâncias mais longas, que para em várias estações do Metrô mas não todas.
Para ir para o Aeroporto Charles de Gaulle, deve pegar a LINHA B do RER, sendo o custo em torno de 10 Euros.
Para ir para Aeroporto de Orly deve-se pegar outra linha do RER também em direção ao aeroporto.
Eu fiz o trajeto do Aeroporto Charles de Gaulle para o centro de Paris pelo RER por uma vez. O bilhete para o RER dá direito à conexões com as linhas convencionais de Metrô, ou seja, uma vez que compre bilhete para o RER não precisa comprar para a conexão com o Metrô convencional se utilizar dentro de um limite de tempo, geralmente 1 hora e meia.
Aeroporto Charles de Gaulle | Paris | Duty Free
Como comentário, posso dizer que as placas de sinalização de direções, pelo menos no Aeroporto Charles de Gaulle são um pouco confusas e com legendas somente em Frances. Em termos de programação visual também deixam a desejar em termos de objetividade. Para chegar até o RER e comprar o bilhete pode ser um pouco complicado, mas pode-se pedir ajuda à algum funcionário que esteja na área do terminal quando lá se chega. Comigo e minha esposa a ajuda funcionou e foi providencial. Na verdade não somos nenhum "bicho do mato" e já passamos por vários aeroportos e estações de trens da Europa, mas o este de Paris realmente complica um pouquinho, pois algumas setas que indicam subida na verdade deveriam indicar seguir entre outras confusões.

Através de Taxi | Em minha opinião uma boa opção

Existe o mito que taxi em Paris ou na Europa é caríssimo. Sim pode ficar caro para distâncias muito longas. Mas eu peguei um taxi no bairro de Montemartre para ir ao Aeroporto Charles de Gaulle em Maio de 2015 e a corrida ficou em 45 Euros. Considerando que éramos dois passageiros, eu minha esposa, a passagem ficou em 22,5 Euros para cada, com mais segurança e rapidez.
Se tivesse agendado uma shuttle (Van), segundo me ofereceram no hotel ficaria em 18 Euros por pessoa, um pouco mais em conta, mas não estava à fim de pegar um meio de transporte que talvez fosse ainda pegar passageiros em outros hotéis e me atrasar, ou ter que sair em hora mais conveniente para a shuttle por causa disto.
Opcionalmente eu poderia pegar também uma Linha RER no Metrô, mas estava a fim de ficar mais tempo na cidade e de não ter que carregar malas no metrô, principalmente se tivesse que descer em uma estação para mudar de linha.
Portões de embarque | Aeroporto Charles de Gaulle

Outras opções de Transporte | Ônibus e Shuttle


Dizem que de ônibus é mais barato, mas na verdade demora mais. Minha opinião é que, a melhor forma para quem chega, caso não tenha que fazer muitas conexões ou mudanças de linha em estação é a linha RER, caso queira economizar se vier do Aeroporto.
Para ir para o aeroporto, obviamente também existem os ônibus (dizem que existe uma linha da Air France que passa por pontos no Centro de Paris, Arco do Triunfo e leva em torno de 1 hora. Mais uma vez, à menos que este ponto seja muito próximo do seu hotel, ainda acho taxi uma boa opção, principalmente se é um casal ou até 3 pessoas no mesmo carro.

Vale a pena pegar Van / Shuttle ?

Inúmeros hotéis oferecem serviço de transporte para aeroporto (ida e volta) que chamam de Shuttle, geralmente um veículo tipo Van. Em agosto de 2015, em um hotel em Montemartre, ofereciam o serviço de ida para o Aeroporto por 18 Euros por pessoa.
Do aeroporto de Paris para o centro da cidade não sei se ficam oferecendo Shuttle para quem chega à cidade. Mas pela minha experiencia de já ter pego  Shuttle em outras cidades, acho que em alguns casos é "canoa furada", pois às vezes o motorista passa por vários hotéis antes de chegar ao seu hotel. Em alguns casos, se pegar uma linha de trem rápido integrado com metro pode ser mais rápido, embora exista o fator bagagem que gere stress ou preocupação dentro de metrô.
Mas se econômia for o que conta, e não quizer se estressar com bagagem, e pagar menos do que pagaria por um taxi, então neste caso shuttle/van vale a pena.

Abaixo, coloco vários posts e artigos relacionados à França, Paris e planejamento de viagem.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião !