27/05/2015

Onde Ficar em Paris? Arrondissements, Bairros e Muralhas

Existem inúmeras opiniões sobre onde se hospedar em Paris e quais os melhores bairros. Isto depende do ponto de vista de cada um e até mesmo de custo benefício ou enfoque da sua viagem.

Em outros dois post, falo de minha experiência ao hospedar em dois bairros diferente, um bairro chamado Montmartre e outro na área do Louvre, que escolhi para ficar nas duas vezes que estive em Paris. São bairros com características diferentes, um perto do Museu do Louvre e outro um pouco menos central, mas dentro do circuito turístico da cidade e dentro das antigas muralhas.

Mas primeiro vamos entender como Paris se divide e o que é a área entre as antigas muralhas da cidade. Entendo-se isto tem-se uma melhor visão e compreensão da cidade e da localização de suas principais atrações turísticas.

Arrondissement, Bairros e Muralhas de Paris

Primeiramente vamos levar em conta que Paris é dividida em áreas chamadas arrondissements, que por sua vez na prática também definem os nomes dos bairros. O mapa mais abaixo mostra bem estas áreas, mas somente as de número de 1 à 20 que são as áreas que ficam dentro dos limites das antigas muralhas na cidade, que foram demolidas no século 19 e no local foi construído um anel viário.
Acima, os arrondissements entre "muralhas" e suas principais atrações
As cidades antigas e históricas da Europa geralmente eram cercadas de muralhas, por isto existem muitos locais chamados "Portas" nas cidades ou em Paris chamadas de "Porte", que fazem referência às antigas portas das muralhas. Veja mais abaixo o mapa que ilustra também estas áreas e as antigas portas da cidade.

Se voce se hospedar dentro de algumas destas áreas, de 1 à 20 pode ser bem melhor que se hospedar "fora das muralhas", pois fica-se muito longe das atrações principais. Embora existam as linhas de metrô, a viagem poderia ser longa e enfadonha e viajar para perder tempo no metro, ônibus ou taxi todos os dias não é nada agradável.
Já ví comentários sobre viagens onde se recomenda hospedar nas áreas de 1 à 8 somente, ou comentários onde se diz que hospedar em Montmatre, dentro do arrondissement 18 é ruim mas não é verdade de acordo com minha experiência. Outros dizem que se hospedar no primeiro arrondissement é ruim porque é muito central e vazio à noite.
Mas será que isto é uma verdade geral? Em minha opinião depende do enfoque de sua viagem e levando em conta a praticidade.
Em minha primeira viagem à Paris escolhí um hotel que ficava no primeiro arrondissement, muito perto do Museu do Louvre, ficava assim também perto das principais atrações da cidade, me permitindo ir à pé à muitas destas atrações.
Na minha volta à Paris, como já conhecia as atrações principais fiquei no bairro de Montmartre, no 18º Arrondissemt, um bairro pitoresco e com ruas menores em escala mais humana, diferente da Paris grandiosa e neoclássica. E posso garantir que minha experiência foi ótima.
Se quizer ver sobre estes dos bairros e opções de hospedagem, leia os posts que indico abaixo. Eu os coloquei em posts separados para ficar mais fácil de ler e mais ordenado.
Ver sobre Montmartre como local de hospedagem alternativa e sobre o 1º arredonsssiment como opção estratégica para quem vai a primeira vez a Paris e quer conhecer as principais atrações sem se deslocar demais pela cidade. Para este caso convido a ler o post onde ficar em Paris Perto das Principais Atrações.

Abaixo, coloco vários posts e artigos relacionados à França, Paris e planejamento de viagem.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião !