16/06/2015

Centro de Gravidade Turístico | Conceito e Como Calcular

Viajantes experientes dizem que "localização é tudo", ou melhor, "quase tudo".
Se  um hotel para se hospedar não for o melhor ou mais confortável, mas estiver no Centro de Gravidade Turístico (aqui chamo também CGT), então muitas deficiências podem ser compensadas. E se um hotel for muito bom, e estiver também no CGT, então é uma combinação perfeita.

Mas o que é o Centro de Gravidade Turístico

O Centro de Gravidade Turístico foi conceituado é um termo cunhado neste site, por quem escreve este post ou artigo.
Não é preciso ser nenhuma Isaac Newton ou mesmo um engenheiro ou professor de física para entender e encontrar ou "calcular" o CGT. Na verdade basta usar o bom senso e sua intuição.
Imagine ou pense na figura de um átomo ou uma esfera. Basicamente falando e sem muitas complicações, o centro de gravidade fica no centro da esfera. No caso de um átomo, ficaria no seu núcleo, ou seja, à uma distancia equidistante de suas órbitas.
Agora imagine uma cidade que tenha inúmeras atrações. Qual seria o local ideal para se hospedar nesta cidade? Seria em um local de onde você pudesse se locomover para as diversas atrações sem precisar se locomover demasiadamente de forma desnecessária ou gastando muito tempo.

Encontrando ou "calculando"  o Centro de Gravidade Turístico

Para melhor entender esta ideia de Centro de Gravidade Turístico tomei como exemplo um mapa de Roma e tracei um círculo maior envolvendo às principais atrações. Depois tracei outros dois círculos no interior do círculo maior.
O pequeno círculo que fica bem no centro, seria o local ideal para se hospedar, isto é, para quem gosta de caminhar à pé para visitar as inúmeras atrações. Observe que, a partir do centro, você teria inúmeras atrações à uma distância equidistante. Em outras palavras, você não teria que atravessar a cidade várias vezes ou passar inúmeras vezes por locais já visitados.
Mapa de Roma | Princípais atrações demarcadas dentro de um círculo.

Centro de Gravidade Turístico Ideal  CGT x CGTP ou Centro de Gravidade Corrigido ou Ponderado

Observe no mapa e nos círculos concêntricos que, embora geometricamente falando, em termos de distâncias equidistantes, o local ideal para se hospedar seria no centro do circulo menor.
Mas nem sempre a realidade das cidades condiz com a "precisão" do CGT. Muitas vezes é preciso atribuir pesos ou importâncias à algumas áreas que ficam dentro dos círculos, em função de custo de hotéis e também por interesse de ficar, por exemplo, perto de uma estação de trem em cidades da Europa, que facilita muito a vida do viajante e reduz custos.
Então, geralmente existe também o Centro de Gravidade Turístico Ponderado, que de um modo geral fica dentro das "órbitas" ou demais círculos que "giram" ao redor do CGT ideal.

Dicas para encontrar facilmente o Centro de Gravidade Turístico Ideal ou Ponderado

Na Europa, geralmente o CGT ou mesmo o CGTP situa-se perto das estações principais de trem e do centro histórico da cidade. Em muitos casos, mas não todos, geralmente as estações de trem e centro histórico estão perto um do outro, ou na mesma área. Quando a estação fica mais distante, geralmente o centro histórico ou local próximo é geralmente o local ideal para hospedar-se, principalmente em uma primeira visita à cidade.
Eu não gosto de usar hop-on hop-off, mas uma boa dica é pegar um mapa de empresas de ônibus hop-on hop-off, onde o trajetos já delimitam as atrações e áreas mais importantes.
Quando já se conhece o básico de uma cidade, em uma segunda visita, pode-se afastar-se mais do CGT ou CGTP e procurar uma área que você julga mais convidativa para o seu gosto e para sua vontade de explora-la.
Centro de Gravidade Turístico de Londres Ideal e Ponderados

Centros de Gravidade Turísticos de Paris, Roma e Londres

Apenas como exemplo, eu pessoalmente considero que hospedar próximo ao Termini em Roma é uma boa  opção para uma primeira viagem, em termos de locomoção e economia. E veja que neste caso o local que sugiro fica no limiar da terceira órbita, que marquei com o número 2 no mapa. Outras opções interessantes de hospedagem para quem já conhece as principais atrações seria hospedar-se no Trastevere (3) ou se puder na Via Vittorio Veneto (4). Mas quanto à Roma, todas as áreas dentro do maior círculo também são consideradas boas para se hospedar.
Quanto à Paris, em minha opinião, o Centro de Gravidade Turístico para se hospedar é no primeiro arrondissement ou área do Museu do Louvre. Foi nesta área que escolhi para me hospedar quando estive em Paris na primeira viagem. Se você visitar o link da frase anterior, verá o mapa mostrando isto.
Em Londres, o CGT perfeito para se hospedar seria na área do Piccadilly Circus. Entretanto, eu pessoalment também considero que, próximo à estação de metrô e trem Kings Cross e terminal Saint Pancras um bom lugar para se hospedar. Nesta área fica-se bem localizado para se locomover, e existem hotéis com conforto adequado e preços razoáveis.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião !