04/06/2015

Ficar no Termini em Roma é bom?

O Termini (pronuncia-se Términi, acento na primeira sílaba), é a principal estação de trem de Roma, de onde partem trens para toda a Itália e também para outros países da Europa.
Vale a pena ou é bom hospedar-se próximo ao Termini?
Esta é uma pergunta controversa, para cuja resposta não existe um consenso geral. Enfim,depende de seus objetivos e do enfoque de sua viagem à Roma. Veja mais abaixo as vantagens e desvantagens, pondere, e decida o que é melhor para o seu caso.
Eu já me hospedei na região do Termini por duas vezes, ficando na mesma rua mas em hotéis diferentes e a experiência foi boa considerando o custo benefício e a facilidade de locomoção.
Acima a estação Temini em Roma, e nas três outras imagens, fotos da Rua ou Via Principe Amedeo, próxima ao terminal.

Melhor local do Termini para se hospedar

Entretanto, devo dizer, de um modo geral, que em minha opinião a melhor área do bairro Termini para se hospedar é na Rua ou Via Príncipe Amedeo, entre as Ruas ou Via dÁzeglio e Via Gioberti. Você pode caminhar a pé desta rua à estação rapidamente, mas não fica também muito colado à estação.
Esta região é mais movimentada, com muitos bares e restaurantes dedicados à turistas, mas por perto tem também muitos locais mais populares e bem arrumados. Além disto fica do lado mais próximo às principais atrações e do centro de Roma, a uma distância que pode ser alcançada a pé.
Mapa das áreas principais de Roma e região do Termini, onde fiquei.

Vantagens de se hospedar ao redor do Termini

Uma vez que se escolha um local razoável ou bom, como citei acima, as vantagens são:
1-No interior da estação existe ponto de informações turísticas, e ao redor inúmeros hotéis e estrutura turística com bares e restaurantes. Muitas lanchonetes, lavanderias, e até mesmo pequenos "supermercados".
2- Existe o trem Leonardo da Vinci que vem do Aeroporto Fiumicino ao Termini em 30 minutos, o que facilita o transporte de chegada e partida sem depender de táxi ou shuttle (van).
3-Facilidade de transporte: Na praça em frente à estação, existem também pontos de ônibus para toda a Roma, pontos de táxi imediatamente em frente à estação, e os trams ou bondes elétricos também passam ao lado ou nas ruas vizinhas. Também existe estação de metrô Termini.
4-Se você gosta de andar a pé, saindo da região do Termini, principalmente de onde indiquei acima, você pode ir  facilmente caminhando a várias atrações. Basta pegar um mapa e traçar um roteiro das atrações que você quer ver em diferentes sentidos. Durante a caminhada você vai passando por elas, ponto a ponto.
5- Se você vai viajar de trem para outras cidades da Itália, fica próximo da estação, sem precisar ficar se deslocando de metrô, ônibus ou táxi.
Na Europa é comum viajar de trem pela comodidade de chegar logo ao centro das cidades,  enfim é mais prático e muito rápido. E se estiver em Roma, é possível fazer passeios de trem de 1 dia, indo por exemplo à Castel Gandolfo, ou à Pompéia via Napoli.
6- Economia na hospedagem. Os hotéis na região do Termini são mais econômicos ou mais baratos. Lembre-se que é importante ler os reviews antes de escolher um hotel para reservar.
Termini - Estação de trens de Roma

Possíveis desvantagens

1-Se você escolher um local errado para se hospedar na região do Termini, escolher um hotel simplesmente por "região Termini" pode ficar em uma rua com muitos camelôs, ou muito perto da estação onde existe excesso de movimento ou pessoas menos bonitas, típicas de locais próximos à estações. Entretanto a área do Termini, seja onde for, de um modo geral é segura. O fato de algumas pessoas possuírem uma aparência estranha, ou não ser abastada não significa que é marginal, principalmente na Europa. A área é segura a menos que você saia "dando bobeira demais" e atraia algum pilantra passando por ali. E na Europa, geralmente pilantra batedor de carteira tem boa aparência.
2-Se você escolher simplesmente pela região Termini, e não observar os locais mais precisos, pode ficar um pouco mais distante do "centro de gravidade turístico" das principais atrações, tornando mais difícil seu deslocamento a pé, principalmente se ficar do outro lado da estação.
3-No local existem muitos restaurantes dedicados aos turistas, pois na área existem muitos hotéis, e portanto você não vai comer exatamente onde comem os italianos, e sim onde comem os turistas. Mas sabendo disto, você pode muito bem, procurar almoçar ou jantar em outros locais da cidade, durante seus passeios.
4-A área é predominantemente ocupada por hotéis, então você ficará em uma área onde verá mais turistas do que a vida do italiano comum ou classe média. Se você já foi a Roma mais de uma vez, ou já conhece tudo e não precisa de um local exatamente estratégico para se hospedar, então pode procurar outros locais como o bairro Trastevere por exemplo, que é bastante interessante, onde se vê a vida comum de Roma e também onde existe muita vida noturna, rica em cultura sob todos os aspectos.
5-Se você quer luxo ou alto padrão de hospedagem então o Termini não é para você. Vá para os lados da Praça da República (próximo ao Termini mas um pouco afastado), ou para outros locais de Roma onde existem hotéis de mais alto nível. Neste caso, se puder gastar mais, então sugiro hospedar-se em algum hotel na Via Vittorio Veneto, talvez a rua mais "fashionable" e mais famosa de Roma, além de bela.

Mais sobre a Itália

Um comentário :

  1. É bom, é perto da estação, perto dos ônibus e dá andar a pé pela cidade. É muito seguro.

    ResponderExcluir

Comente, dê sua opinião !