06/06/2015

O Café Pelo Mundo

E brasileiro vive sem café?  Eu não  :)

Nos Estados Unidos se você pedir café (coffee) do jeito que a gente aprende por aqui "cofe" (rsrs) eles ficam te olhando com cara de -hã?, aí vc repete pronunciando corretamente "cofeee"(beem comprido mesmo) e eles entendem.
Mas se você falar café, café em português mesmo, eles também entendem.
Acho que café é uma dessas palavras meio universais.

Na Grécia, na Itália, na Suíça, na Inglaterra, na França...se você falar café, todos entendem.
Adoçante líquido no balcão também é coisa de brasileiro. Você deve achar por aí no máximo adoçante de saquinho (sachê), quando achar. 

Aí vem as diferenças dos cafés:

*Na Itália, se você pedir café, sem explicar nada, eles pressupõe que você quer uma amostra de expresso fortíssimo, apenas molham o fundo de uma xícara pequeninha, e eu não estou exagerando.
Uma opção é pedir um cappuccino, que é uma delícia e vem num copo médio. Outra opção é pedir um café americano, que é um café expresso misturado com água, bem fraquinho, quase um "chafé", mas vem num copo médio. É o mais parecido com o nosso café.
*Na Grécia, quando você pede café eles perguntam que tipo de café você quer, e tem um monte de opções. Na dúvida optei pelo americano novamente.
Em Aegina, uma ilha próxima a Atenas, tentamos experimentar o tal café grego...e eu acabei com a boca cheia de pó. Fui com muita sede ao pote, é como um café tropeiro, e tem que colocar na xícara com cuidado.
Café Grego na Ilha de Aegina
*Em Paris, o café pode ser expresso ou o tal americano, mas se você pedir direto café americano, principalmente se pedir falando em inglês, pode soar mal, como se voce não gostasse do café de lá... rsrsrs
O segredo é arriscar um "bonjur" e perguntar se a pessoa fala português, a resposta óbvia é não, aí você pergunta...inglês? E eles respondem...um pouquinho...mas já vão com um pouco mais de boa vontade.
Quando você diz que é do Brasil...aí em qualquer lugar eles abrem um sorriso e o tratamento é outro.
*Na suíça o café é a peso de ouro...tudo lá é mais caro, mas o café é MUITO mais caro. Se você quiser café sem leite, nunca peça black coffee (como se pede na Inglaterra) pois eles entendem como se fosse "café de negros", e se você for atendido por uma pessoa negra que exatamente neste dia esteja de mau humor, pode arrumar uma chateação. Eu dei sorte e eles estavam de bom humor e isso virou em muita risada de todos os atendentes. Mas enfim, na melhor das hipóteses, é um mico.
*Na Inglaterra o normal é tomar chá com leite, então se você pedir café eles acham que é uma média com leite. Pra pedir um cafezinho, você tem que explicar que é black coffee and small.
*Em Portugal o café parece muito com o nosso, mas o cappuccino é divino, vale experimentar.
*Nos estados unidos, se você quiser um copo médio de café, peça pequeno...pois se pedir grande vem em um balde rsrs. E é fraquinho, o café quase nem consegue sair do copo de tão fraquinho...

Mas enfim, quem quer tudo tudo do seu jeito melhor ficar em casa do que viajar, né? Conhecer a comida e hábitos diferentes das pessoas faz parte de conhecer o país.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião !