21/07/2015

Austria

Planejando viagem a Áustria e entendo a cultura do pais, seus símbolos e esteriótipos.
Principais atrativos turísticos da Áustria
Primeiramente devo dizer que, minha escolha é ver a "Áustria verde", ao invés de ver a "Áustria branca" coberta de neve :)
Para quem é adepto de esportes de invernos e adora estações de esqui, a Áustria juntamente com a Suíça são destaques na Europa e por este motivo, a alta temporada na Áustria em geral é no inverno.
Entretanto, assim como a Suíça a Áustria é também famosa por suas belas paisagens de montanhas e verdes vales, com belas paisagens que ficaram famosas e foram amplamente divulgadas no filme "A Noviça Rebelde". Enfim, sendo um pais com magníficos cenários naturais, belos jardins e uma arquitetura requintada em termos de monumentos, isto leva muitos viajantes e turistas a visitarem a Áustria na primavera, verão ou outono. Este é o caso de quem escreve este artigo. Não sou praticante de esportes de inverno, e já tendo experimentado viagens no inverno ao hemisfério note, prefiro visitar qualquer pais da Europa preferêncialmete na primavera.

Cultura

A Áustria faz parte da União Europeia, e moeda é o Euro. O pais é pequeno, possuindo cerca de 8,2 milhões de habitantes, sendo muito desenvolvido socialmente e culturalmente. É menor que estado de Santa Catarina no Brasil.A língua falada é o Alemão, para quem entende com um sotaque diferente do da Alemanha. O símbolo do pais é uma flor chamada Edelweiss que cresce nas montanhas e Mozart um figura muito prestigiada cuja imagem aparece em forma de souvenir, canecas, etc.
É um país de grandes compositores como Mozart, Strauss, Haydn e Schubert. A valsa Danúbio Azul além de ser uma das estrelas da música clássica, é uma referência do pais e sua capital, Viena por anda passa o Rio Danúbio. Beethoven também morou na Áustria por algum tempo.
Além da arquitetura comum dos chalés alpinos que pode ser tida como "Arquitetura Vernacular" ou com linguagem nacional ou regional, a Áustria é também um pais de grande e imponente arquitetura, passando pelo Gótico, Barroco, Neoclássico, Ecletismo, pré modernismo, Purismo, Secessão de Vienna, Art Noveau, Modernismo e até Desconstrutivismo. Nomes como Otto Wagner, Joseph Maria Olbrich, Adolf Loos, Richard Neutra, e Friedensreich Hundertwasser entre outros são estrelas de obras que marcaram um tempo e uma época, merecem ser visitadas e até hoje influenciam a arquitetura atual. Entre intelectuais e cientistas, destaca-se Sigmund Freud, o criador da Psicanálise, que nasceu em uma região Austríaca e passou parte de sua vida em Viena.

O que voce precisa saber sobre os Habsburgo !

Um nome que você ouvirá muitas vezes ao visitar a Áustria, será Habsburgo, nome da dinastia de reis que vem do tempo do Sacro Império Romano Germânico no século 15. A maioria dos grandes palácios e fortalezas que voce verá na Áustria tem à ver com os Habsburgo.
Os Habsburgo governaram a Áustria do século 15 até o final da Primeira Guerra Mundial. Voltando atrás, no século 19, em 1867 criou-se o Império Austro-Húngaro com os Habsburgo à frente, sendo que, quase 50 anos depois a isto deu origem à Primeira Guerra Mundial. Com a derrota desta aliança, a república foi proclamada após o fim do conflito. De 1938 a 1945 a Áustria foi anexada à Alemanha com apoio popular, já que Adolf Hitler era austriaco e pensava-se ser a Alemanha e Austria uma única cultura e território.
Originalmente, a região da Áustria teria sido habitada por tribos Celtas, tendo passado também por ocupações do Império Romano, sendo que no pais existem sítios arqueológicos que remetem àquela época. Nas ultimas décadas 4 décadas, partidos de ideologia ultranacionalista (alguns chamam de extrema direita) tem tido bastante peso no parlamento, tendo inclusive governado o pais.

Localização, mapa e cenários típicos

O pais é muito montanhoso fica no centro do continente Europeu, tendo por um lado a Europa Clássica ou Central e por outro o Leste Europeu. Do lado da Europa Central, faz divisa com Alemanha, Suíça (incluindo o principado de Liechtenstein) e Itália. Do lado do Leste Europeu, faz divisa com a República Tcheca, Eslováquia, Hungria e Eslovênia.
No oeste do pais e sul do pais situam-se os Alpes enquanto nas demais partes do território prevalecem áreas menos altas com muitos rios. A região dos Alpes é o Tirol, nome de uma região que dividida com a Itália e Alemanha cujas paisagens são compostas de florestas, verdes campos e montanhas.

Principais cidades turísticas e lagos

Viena (1,6 milhão de habitantes) é a capital do pais, sendo uma cidade cosmopolita. Ir à Viena remete ao passado, tempo dos imperadores, unindo tradição arquitetônica com modernidade. Possui edifícios grandiosos e de faustosa arquitetura com imensos jardins, contando com 17 castelos e 163 palácios. São famosos os cafés vienenses.
Salzburgo, (145 mil habitantes) a cidade de Mozart é destaque turístico tendo como landmark um castelo medieval sobre íngremes penhascos, mas tendo como destaque a arquitetura barroca.
Salzburgo pode ser usada também como cidade base para explorar regiões e cidades mais autenticas do interior, assim como para visitar estações de inverno (Grunau e Zell am See) ou regiões de belos lagos em vales cercados por montanhas.
Como Salzburgo é também a cidade da família Von Trapp que inspirou o filme a Noviça Rebelde, pode-se visitar os locais de locação do filme, como um palácio, vales e uma pequena cidade nos arredores através de excursões de cerca de 4 horas ou de um dia de duração ("day trip").
Os lagos mais famosos são Wolfgangsee perto de Salzburgo e Achensee à mais ou menos 36 km de Innsbruck.
Innsbruck (128 mil habitantes) é uma cidade tirolesa da região do tirol, e uma das mais procuradas, sendo a capital dos Alpes. Possui um centro histórico medieval e também paisagens de montanhas alpinas ao redor propiciando belos passeios de curta distância, sendo atingidos em até meia hora.

Viajar de trem é a melhor opção

Assim como nos demais países da Europa, viajar de trem pela Áustria é a melhor opção, por serem rápidos, confortáveis e proporcionarem belos cenários durante a viagem. Além das estações estarem bem posicionadas nas cidades ou interligadas com meios de transporte local. E por fim, o Eurail Pass engloba as ferrovias daquele pais.
  • Tempos de Viagem
  • Vienna para Salzburgo 2h 22min
  • Vienna a Bratislava (Eslováquia) 1h de trem | Existem linhas de barco 5 vezes ao dia
  • Salzburgo a Innsbruck 1h 58 min
  • Salzburgo a Munique (Alemanha) 1h 42min
  • Innsbruck Vienna 4h e 30 min

Planejamento de tempo de permanência no pais e nas cidades

Aqui fala-se no tempo de permanência mínimo sugerido.
Viena: 2 ou 3 noites totalizando cerca de 2 ou 3 dias e meio na cidade contando parte do dia da chegada. Em um dos dias pode-se fazer um bate-volta ou passeio de um dia à Bratislávia, na Eslováquia, indo de trem ou de barco.
Salzburgo: 3 noites, totalizando 3 dias e meio na cidade contando parte do dia da chegada. No primeiro  dia  circular pela cidade e conhecer principais pontos. Segundo dia bate-volta à Innsbruck e terceiro dia fazer roteiro "Noviça Rebelde". Terceiro dia bate-volta Munique na Alemanha ou explorar mais a Salzburgo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião !