Bélgica | Viagem

O que saber sobre a Bélgica, incluindo cultura, cidades e suas principais atrações para planejar uma viagem passando por aquele pais.

Cada pais tem caracteristicas específicas envolvendo cultura local, clima, arquitetura e cenários das cidades como um todo, assim como cenários naturais. Então, vamos aqui focar na Bélgica.

Cidades turísticas da Bélgica


Duas cidades Belgas são destinos obrigatórios, sendo elas Bruxelas e Bruges. Se tiver tempo opcionalmente pode valer a pena ir também a Antuerpia e Gent.
Bruxelas com 1,2 milhões de habitantes possui inúmeras atrações culturais e rica arquitetura no centro histórico e com relação à Art Noveau. Pode ser pensada como cidade base para se hospedar, visitando Bruges ou Antuerpia em passeios de 1 dia, os chamados bate-volta.
Bruges é indispensável visitar por ser a principal atração do país. Possui um centro medieval bem preservado vindo do século 13 e muitos canais.
Tempo de viagem entre cidades
  • Bruxelas - Paris - 1h e 25min.
  • Bruxelas - Londres - 2h e 35min.
  • Bruxelas - Roterdã - Entre 1h e 15min e 2h e 40min.
  • Bruxelas - Amsterdã - 1h e 50 min.
  • Bruxelas - Colônia (Koln) - 1h e 50min.
    Abaixo principais cidades turisticas da Bélgica:
  • Bruxelas - Luxemburgo - 3h
  • Bruxelas - Bruges - 55 min à 1h e 12min.
  • Bruxelas - Antuérpia -47min.
  • Bruxelas - Gent - 31min.
    Mais cidades que vale a pena visitar para conhecer melhor o pais:
  • Bruxelas - Liege - 58min ( Capital da Valônia ou Wallonia, região da Bélgica Francesa)
  • Bruxelas - Dinant 1:50 a 2:12 (Valônia ou Wallonia)
  • Bruxelas - Chaleroi 1:21 a 1:50 (Valônia ou Wallonia)
Dinant - Belgica, Região da Wallonia

Quantos dias ficar na Bélgica


Caso você tenha incluído a Bélgica em um roteiro seu, tomando Bruxelas como cidade base de hospedagem, sugere-se no mínimo 3 noites na cidade (2 dias inteiros em Bruxelas) e fazer uma viagem de ida e volta no mesmo dia à Bruges. Se quiser fazer uma viagem mais detalhada ao pais, com toda a calma do mundo, então fica por sua conta pensar em 5 noites, 1 semana ou até mais, podendo visitar também a Valônia ou Wallonia, parte francesa da Bélgica, visitando Liege ou Dinant.

Melhor época para visitar a Bélgica


A não ser que você seja fanático pelo inverno, frio e neve, o melhor é visitar na primavera europeia ou outono. Nesta época, de um modo geral os preços são melhores, e tem menos turistas que no verão como na Europa em geral.

Atracões da Bélgica


Antes de mais nada, se você fala Inglês ou Frances vai dar para se virar bem por lá.
Difícil alguém nunca ter ouvido falar no detetive Hercules Poirot de Agatha Christie ou no personagem de histórias em quadrinhos Timtim. Van del Velde e Victor Horta são dois grandes nomes da arquitetura Art Noveu que é parte da expressão cultural do pais. Chocolates e cerveja também são símbolos nacionais. E a batata frita uma paixão que os belgas dizem ter inventado.
Bruxelas é a capital da Bélgica e também sede da União Europeia. O pais é predominantemente católico com 80 % da população seguindo Roma.
Mapa da Bélgica, regiões e principais cidades turísticas

Línguas Faladas na Bélgica


Três línguas são faladas na Bélgica, sendo elas o flamengo ou flamish que é uma variação do holandes, o francês e o alemão. Em termos de cultura, possui dois diferentes grupos étinicos, a comunidade Flamenga (região Flanders) no norte com 50%  da população e a Valã (região Valônia) no sul com cerca de 33% e comunidade Alemã na cosmopolita Bruxelas.
O pais tem cerca de 10 milhões de habitantes e se tivermos que comparar em área com algum estado do Brasil, a analogia seria com Alagoas.

Mapa da Bélgica e Clima


Observa no mapa, e veja que Bélgica tem por limites a fronteira com a França, Mar do Norte, Holanda, Alemanha e Luxemburgo. O clima do pais é predominantemente nebuloso e úmido por ter como uma das margens o Mar do Norte e Canal da Mancha.
Mapa da Bélgica e Europa
Em termos de relevo, o pais é dominado por planícies com colinas e planaltos, mas sem picos ou montanhas altas. O ponto mais alto do pais tem apenas 694 metros de altura, chamado Signal de Botrange.

Um povo simpático e alegre mas de sangue quente


Originalmente na região da Bélgica existiam tribos célticas e germânicas. No ano 50 a.C. a região foi conquistada por Julio César, passando a fazer parte do Império Romano. O pais também já esteve sob domínio espanhol entre os séculos 16 até o século 18. Ente 1815 e 1831 passou ao domínio Holandes, sendo anexado. O pais foi invadido durante a Primeira Guerra mundial pela Alemanha.
Em 1948 a Bélgica passou a fazer parte do que seria o "rascunho" da União Européia, o Benelux, formado pela Bélgica, Holanda e Luxemburgo formando uma área sem tarifas alfandegárias. O pais já teve colônia África, com um domínio de triste memória. A Bélgica concedeu independência à ex-colônia em 1960.
No final da década de 1980, em 1987 aconteceram conflitos entre valões e flamengos. No ano de 2008 o povo saiu às ruas protestando contra a forma como o governo administrava uma crise de recessão e contra o alto custo de vida.

Comentários