21/07/2015

Estados Unidos - O que Você Precisa Saber

Se você vai ficar mais de uma semana, não use esmalte.
Depois ele descasca, e você só acha removedor em tamanho balde...rsrs
Existe um "lustrador" de unha que dá a impressão de esmalte incolor, que aqui no Rio custa uns 40 a 50 reais, e lá vc acha em qualquer farmácia por 2 dólares.



lustrador de unha
A menos que você leve dois estômagos novos para inaugurar na viagem, quando for comer nunca peça nada grande (a não ser que você TENHA mesmo dois estômagos).
Pra ter uma ideia, eu e meu marido pedíamos pequeno e ainda dava para os dois comerem bem...e algumas vezes ainda assim sobrou a metade!
Café pequeno - alguns lugares chamam de mínimo - e um café médio .
Seria o equivalente ao nosso cafezinho.
É fraco, e na maioria das vezes, frio.
O Starbucks faz um café decente.
"cafezinho" americano
Não peça nada que não está no cardápio. Não tem, nem que seja água, e eles ainda ficam ofendidos.

Nada vem com o imposto embutido - vc vê o preço e na hora de pagar é um pouco mais caro >>> é o imposto!

A gorjeta do garçom também não vem na conta - a gente deixa na mesa, ou entrega diretamente para o garçom (depende de onde vc estiver). 10% é razoável.

Nas vans de passeios turísticos também é comum cobrarem uma taxa a mais como gorjeta para o motorista. Pergunte antes quanto é - pois alguns são beeeem folgados....
Mac Donald ou King Burger, ao contrário daqui são lugares muito baratos pra se fazer um lanche, e vc encontra aposentados e adolescentes com uniforme de escola.
Starbucks - uma rede de cafés que tem pra todo lado - tem internet de graça. Pode ser um socorro numa hora de aperto.
Alguns lugares têm malucos na rua - não são perigosos - ignore, mas se te cumprimentarem responda  :)
Banana nos EUA é artigo de luxo, vendida por unidade em lanchonetes e padarias.
banana, em alguns lugares é artigo de luxo
Não se prenda demais a um estilo de viagem. Uma viagem empacotada pode ter uma fugidinha...e uma viagem por conta própria também pode ter partes empacotadas. Aproveite o melhor de tudo

É bem mais rápido se na hora do embarque você estiver com um calçado fácil de tirar e colocar, tipo tênis de velcro....pq tem que tirar na hora de passar no detector de metais.
É interessante ver o fuso horário, e lembrar disso na hora de ligar pra casa, pra não acontecer de ligar as 3 da madrugada.
Passe bem longe das crianças, nem olhe muito, sorrir e dizer "ah que bonitinho" já é o suficiente pra carregarem a criança de perto te olhando como se fosse algum tipo de maluco...  vai entender né...rsrs

Bagagem:
O que não pode levar na bagagem de mão:
Nada cortante(nem alicate de cutícula).
Nada inflamável,como acetona por exemplo.
Nenhum líquido com mais de 100ml.
Nenhum remédio sem receita (fora os básicos tipo Sonrisal e Benegrip).
Os remédios, cremes e coisas do tipo têm que ser transportados dentro de pacotinhos transparentes do tipo zip - vende no mesmo lugar em que se compra malas.
Se vc for levar malas grandes, leve roupa para dois dias na bagagem de mão - vai que a bagagem se extravia...vc não fica sem roupas para trocar.
Não leve malas e mochilas sem rodinha, a menos que vc vá ficar a viagem inteira no mesmo lugar. Mesmo assim.... nos aeroportos americanos geralmente não têm aqueles carrinhos de levar mala, e quando tem paga 5 dólares pra usar...
prática mochila de rodinhas
Uma dica pra quem não quer perder tempo em aeroporto, nem ficar carregando malas enormes - leve pouca roupa em uma mochila de rodinhas - são pequenas, relativamente leves quando precisa carregar, e tem rodinhas como as malas maiores.
Além disso, a mala pequena ou mochila elimina o risco de perder a bagagem ou perder uma conexão esperando a bagagem.
Muitas lavanderias funcionam a noite, e vc pode ler, acessar a internet, e até fazer um lanche enquanto espera a roupa ficar pronta.
O tamanho máximo da bagagem de mão é 23cmx35cmx56cm.
Além disso vc pode levar mais duas, menores, e um bom tanto de revistas na mão, além de máquina fotográfica.
O que eu fiz foi levar uma mochila maior, que se enchesse todos os compartimentos ficaria maior do que o permitido, mas esvaziando uma parte ela estaria dentro do limite , e outra bolsa menor. Tudo o que estava na bolsa menor cabia na parte vazia da mochila maior.
Quando cheguei lá, coloquei tudo numa mochila só pra ficar mais prático de transportar.
Baterias de Litium só podem ser levadas dentro da máquina fotográfica. Então leve uma máquina pra cada um, e não esqueça os carregadores de bateria.


Um adaptador de tomadas também é importante, e um T também, pois você pode querer carregar o celular e a máquina ao mesmo tempo.
Você encontra esse adaptador em lojas onde vendem tomadas e lâmpadas, e em camelôs.

Importante: Não esquecer de olhar o clima, a temperatura média do lugar pra onde vc vai, na época do ano que vc vai. No site climatempo vc acha previsões bem próximas da realidade. É bom levar também uma capa de chuva de emergência, mas não deixe no hotel...rsrs

Pra quem vai pra lugar muito frio, mas não quer andar todo amarrado de roupas, ou carregar malas enormes, uma boa dica é usar um "pega louco" (como se chama no sul)...ou como dizem aqui no Rio "segunda pele" . É leve, ocupa pouco espaço e esquenta bastante.

Documentação para fazer o passaporte:
A primeira coisa a pensar é...a carteira de identidade é nova? É emitida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP)?
Lembrando que todos os documentos usados para embarque têm que ser originais, cópias não adiantam (nem se forem autenticadas).
No meu caso, a identidade era muito antiga e de outro estado. Aí o ideal seria ir para Santa Catarina para atualizar a carteira, ou fazer uma daqui....mas não dava pra eu viajar duas vezes seguidas, por causa do meu trabalho.
Mas, tem outras opções. Pode ser usada a carteira de motorista, válida e com foto, ou carteira de trabalho (que foi o que eu fiz).
A carteira de trabalho tem que ser do modelo novo - então tive que atualizar a minha.
Aqui no Rio, é melhor ir direto no ministério do trabalho - marca hora pela internet, toma um chá de cadeira, mas fica pronta em dois dias. Nas unidades regionais pode levar até um mês pra ficar pronta.
Fotos recentes, identidade, CPF, comprovante de residência, e número da carteira antiga, são documentos necessários pra fazer a segunda via da carteira de trabalho.
Alguns lugares exigem vacinas específicas, que precisam ser tomadas bem antes do embarque. Como isso muda a toda hora é uma das primeiras coisas que vc precisa descobrir com  a empresa aérea.
Para transporte de animais, veja diretamente com a empresa aérea que vc vai utilizar - aliás é bom ver antes de comprar as passagens, pq algumas empresas aéreas têm métodos nada agradáveis para os bichinhos de estimação.

*** Estou preparando as dicas sobre como fazer seu passaporte e solicitar o visto - formulários a preencher, tachas a pagar....tudo bem explicadinho.
Aguarde  :)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião !