Holanda | Ícones e Estereótipos

Atrações turísticas ou não turísticas, ícones e estereótipos que nos levam a visitar a Holanda. Veja também um roteiro básico na Holanda que sintetiza o pais em termos de cultura, atrações, arquitetura e principais cidades

Um pais diferente, plano e abaixo do nível do mar

A Holanda (ou The Netherlands) é um pais bastante diferente de muitos outros países da Europa, formado por um território predominantemente plano sem ausência de morros e montanhas salientes. Na verdade grande parte do pais está abaixo do nível do mar, em áreas avançadas sobre o mar do norte, através de diques e sistemas de drenagem.Na parte ou região sudeste é um pouco elevado, onde o morro mais alto chamado Vaslserberg atinge 320 metros. Certamente um Holandês sentiria um choque de altura se fosse às partes altas do Perú, como Cusco que fica à quase 3400 metros de altitude, ou seja, aproximadamente 10 vezes o ponto mais alto da Holanda.

Estereótipos

Além dos Moinhos de Vento, os principais símbolos típicos da Holanda são os tamancos de madeira e campos de tulipa. Mas da mesma forma que não vemos todo carioca sambando pelas ruas, e também não vemos todo Londrino com terno preto e chapéu de coco, nas cidades principais da Holanda não vemos moinhos de vento assim como camponesas de tamancos por todos os lados. Mas estes ícones e símbolos podem ser são vistos no interior.
Mapa da Holanda e Países Baixos
Reino dos Paises Baixos

O pais é também conhecido como Reino do Paises Baixos, nome que ficou desde os tempos em que a Bélgica e Luxemburgo faziam parte do mesmo reinado.

Quase ideal para bicicletas 

 O pais também é conhecido por usar muito as bicicletas. Deve ser o pais da Europa com maior número de ciclistas, afinal é uma pais plano oferecendo assim as melhores condições para este meio de transporte. Mas para não dizer que o pais é perfeito para as bicicletas, lá chove muito e venta muito.

Moinhos de Vento

Sim, venta muito na Holanda ! E é exatamente por isto que a Holanda também é conhecida por seus moinhos de vento.

Clima chuvoso

O verão e inverno não são extremos como em outros países da Europa. Entretanto é sempre ventoso e chuvoso, devido à influência do Mar do Norte e Canal da Mancha.

Canais 

Na Holanda pode-se ver belas cidades com canais, arquitetura medieval e barroca, mas também arquitetura moderníssima e arrojada como encontrada em Rotterdam.
Os canais de Amsterdã com inúmeros barcos estacionados ou circulando também fazem parte da imagem que temos da mais famosa cidade da Holanda, cidade está que é também é uma das principais estrelas entre os destinos turísticos da Europa.

Um pais liberal e curioso

O pais é conhecido por seu liberalismo em termos de costumes. Foi um dos primeiros países da Europa e talvez do mundo a liberar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Até a uns 10 ou 15 anos atrás, assistir cerimônias de casamento entre pessoas do mesmo sexo era uma das atrações turísticas da Holanda. Claro, com o consentimento dos noivos, pois estes cobravam ingressos dos presentes levados por agências de turismo. O pais também é conhecido por sua tolerância com relação à alguns tipos de fumo alternativos não permitidos em outros países.

Política curiosa

O pais permite o fumo alternativo em alguns locais, mas segue outros países da Europa na proibição do tabaco em locais fechados.
Algumas contradições são difíceis de se entender. Embora seja um pais muito liberal em termos de costumes, teve um notório um político de extrema direita que era homossexual declarado.

Idioma Falado

O idioma é o Holandês (Dutch) que pode lembrar o alemão na sonoridade. Por ser um idioma pouco falado no mundo, praticamente todo Holandês também fala Inglês. Somente na Bélgica fala-se o Flemish ou Flamengo, uma variação do Holandês.

Importância na História das Artes

No campo das artes, o pais tem longa tradição. Pieter Bruegel (1450-1516) e Hieronymus Bosh foram os precursores do surrealismo ainda no final da idade média. Rumbrant é um dos grandes mestres do barroco no cenário mundial. Vincent van Gogh e Piet Mondrian outros dois monstros da história da arte figurando no cenário do impressionismo/expressionismo e o último no modernismo abstrato.

Arquitetura Contemporânea

No campo da arquitetura, citarei apenas um grande nome da atualidade que já é também um dos maiores arquitetos de todos os tempos - Rem Koolhaas.

Filosofia e Cultura 

No campo da filosofia dois grandes nomes, Erasmus de Roterdã e Spinoza.

O Holandês Voador

Para quem é chegado em lendas, existe também o Holandês voador, um navio fantasma condenada a vagar pelos mares por toda a eternidade sem poder parar em porto algum! Meio tenebroso, não?

Sistema Político e Clima

O sistema político é a Monarquia Parlamentarista. O pais é membro da União Europeia e possui o Euro como moeda.

Mapa da Holanda 

A Holanda tem por fronteira a Bélgica e Alemanha, e Mar do Norte delimitando também seu território. A Holanda é menor que o Estado do Rio de Janeiro em termos de comparação de território e possui quase 17 milhões de habitantes, possuindo uma das maiores densidades populacionais da Europa na área entre Amsterdã e Roterdã.
Mapa da Holanda na Europa | Paises vizinhos
Veja também

Comentários