18/07/2015

Mapa Turísitico de Atenas e suas Atrações

Visitar Atenas, capital da Grécia não é difícil e nem dispendioso. Pelo menos para mim, quando lá estive em Abril de 2015, na primavera Europeia, era um dos locais mais em conta em termos de gastos entre os países da Europa.

Aqui mostro um mapa turístico da região central da cidade onde se concentram suas principais atrações em todos os sentidos, inclusive os sítios arqueológicos. Todos os pontos estão indicados no mapa e descritos mais abaixo. Ver mapa de Atenas em tamanho extra grande.
Mapa turístico de Atenas com suas principais atrações. Clique sobre o link para ver em tamanha extra grande.
Veja também minha descrição sobre as áreas centrais, que na minha opinião são as melhores áreas para se hospedar em Atenas, para quem visita a Grécia pela primeira vez.

Quanto tempo e como visitar as atrações?

Se você pretende ficar até 3 dias em Atenas, é bom usar o metrô, ônibus ou táxis para visitar as principais atrações da cidade para conseguir ver tudo. Táxi na Grécia não é caro e você pode inclusive ler um artigo meu sobre minha experiência lá com alguns táxis. Opcionalmente pode usar ônibus hop on hop off também já que o serviço existe na cidade. Entretanto, é possível ir à todos os locais a pé, caminhando, pois as distâncias não são enormes. Atenas é uma cidade feita em escala humana, e não na escala do automóvel.

Principais atrações que você não pode deixar de ver

1- Sítios Arqueológicos
De um modo geral, quem vai à Grécia e principalmente Atenas pela primeira vez, está primeiramente focado nos sítios arqueológicos da antiguidade clássica, ou seja, deve visitar principalmente 3 destes locais que são:
Em Ágora Antiga, em Atenas está um dos templos mais preservados
  • Acrópole de Atenas e o Parthenon | Aproveite para visitar o Novo Museu Arqueológico que fica no sopé do morro da Acrópole. De cima da Acrópole, um morro de mármore com ruínas de construções feitas com imensos blocos de mármore tem-se também lindas vistas da cidade de Atenas.
  • Ágora Antiga é outro grande sítio arqueológico com inúmeras construções, algumas bem mais preservadas que as da Acrópole.
  • Templo de Zeus e Arco de Adriano é outro sítio arqueológico que propicia um excelente e agradável passeio, principalmente em dia de sol e temperatura agradável.
  • Museu Arqueológico | Não aparece no mapa, mas fica um pouco acima da Universidade Politécnica e preserva inúmeros objetos e estátuas encontradas nos sítios arqueológicos.
2- Caminhar e andar por várias partes da cidade, para observar suas ruas e sua cultura.
Veja as várias e pequenas igrejas em estilo que me parece Românico.
Experimente o verdadeiro churrasco grego e o café grego.
Nas ruas é muito comum encontrar vendedores autônomos vendendo um tipo de biscoito doce, típico do local.
Em lanchonetes, existem também diversos tipos de sanduíches muitas verduras e legumes enrolados em uma espécie de pão árabe. Os doces de confeitarias são deliciosos.
Observe a música grega tocada em vários pontos, como lojas e bares. Alguns bares das regiões com mais vida noturna apresentam música ao vivo.
Uma boa ideia é após visitar Ágora Antiga, vir caminhando pela Rua Ermou até a Praça Syntagma. Você passará por algumas praças, igrejas e poderá observar a arquitetura da cidade e as lojas de comércio.
A região de Plaka e parte de Monastirak tem movimento noturno interessante, com muitas pessoas caminhando pelas ruas.
3- Praça Syntagma e Troca da Guarda
A Praça Syntagma é a principal praça de Atenas cercada por bares, restaurantes, excelentes hotéis e tendo na sua parte mais alta o Palácio do Parlamento. É na frente deste palácio que no finalzinho da tarde (pelo menos eu vi nesta hora do dia) a interessante, exótica e diferente troca da guarda. O uniforme dos soldados é bastante diferente dos uniformes usados nos dias atuais, provavelmente preservando uma tradição de mais de 200 anos.
4- Antigos Jardins Reais e Ruínas do Templo de Zeus, Arco de Adriano e Estádio Olímpico
 O acesso para os antigos jardins reais fica ao lado do edifício do Parlamento, e portanto na parte mais alta da Praça Syntagma, onde também acontece a troca da guarda. Se você visitar os jardins, através dos mesmos você pode caminhar em direção à uma saída próxima ao sítio arqueológico das ruínas do Templo de Zeus e Arco de Adriano.
Próximo à ruínas do Templo de Zeus, situa-se o Estádio de Atenas, todo em mármore, que abrigou as primeiras olimpíadas da era moderna.
5-  Monte Lycavittos
No topo do Monte Lycavittos, ponto mais alto que fica no meio da cidade de Atenas existe um mirante com vista de 360 graus para toda a cidade. No local existiu o Mosteiro de São Jorge, e hoje ainda existe a Igreja no local. No topo do morro e mirante, também existe restaurante e bar. É uma atração que não pode deixar de ser visitada. Pode-se subir ao topo através de um funicular (espécie de bonde sobre trilhos em plano inclinado), um tipo de veículo muito utilizado na Europa, ou indo de carro até certa altura e depois subindo um caminho íngreme mas com belíssimas vistas da cidade.

Porto de Atenas e Ilhas Próximas

No canto superior direito do mapa, coloquei também outro pequeno mapa de parte da Grécia, onde aparece Atenas e as 3 principais ilhas turísticas do Golfo Sarônico, ou seja, ilhas que ficam próximas à Atenas, e que podem ser visitadas pegando um Ferry Boat no Piraeus ou Pireus, uma cidade vizinha à meia hora de Atenas, conectada pelo Metrô. Estas 3 ilhas são Aegina, Poros e Hydra.
Você pode visitar estas ilhas por conta  própria (escolha uma delas, eu visitei Aegina) ou através de passeios cruzeiros de um dia oferecidos por agências de viagens que levam às 3 em um mesmo dia.

Veja também

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião !