Opinião | Trens na Europa e Tempo de Viagem

Motivos que fazem as viagens de trem pela Europa serem a melhor opção e mapa de duração de viagens e roteiros. Opinião baseada em minhas viagens.

Os países da Europa possuem suas cidades ligadas por uma extensa malha ferrovia, confortável e muito eficaz. Os trens são pontuais e seguros, te levando praticamente a qualquer lugar, sendo que muitos destinos são interligados por trens de alta velocidade ou trens popularmente conhecidos como "trem bala".

Veja as vantagens:

1- Preços: Os preços de passagens são bem convidativos. Se você comprar as passagens com certa antecedência (principalmente para trens de alta velocidade), você encontrará valores muito bons, mais em conta que os valores de passagens aéreas low cost (barateiras) ou não.

1.1- Passes com vantagens: Se for fazer muitas viagens de trem por um pais ou vários países da Europa, principalmente usando a malha de trens de alta velocidade, vale a pena comprar um passe de trem da Eurail Pass que sai muito mais em conta e viajando em primeira classe. Os descontos abrangem casais e famílias, assim como existem passes para pessoas mais jovens.

2- Rapidez: Os trens são bastante velozes, e os trens de alta velocidade chegam a andar a velocidades de 300 km/hora.
2.1- A duração das viagens da maioria dos percursos e destinos são curtas, geralmente entre 1 hora e meia à no máximo 3 ou 4 horas quando feitos por trens de alta velocidade.
Quando se trata de trens comuns mas também rápidos e confortáveis, trens que ligam cidades próximas, a duração da viagem também é pequena, geralmente entre 50 minutos e 1 hora e meia.
Mapa de duração de viagens e roteiros de trens na Europa
Duração de viagens de trens entre principais cidades da Europa
Acima um mapa de tempo de duração de viagens e roteiros de trens na Europa. Clique aqui para ver o mapa de horários de trem em tamanho bem maior.



2.2- Trens noturnos: Existem percursos longos que não possuem trens de alta velocidade e muitas vezes estes percursos são feitos à noite. Neste caso, dependendo do seu enfoque e espírito de aventura, pode ser uma opção trocar uma noite de hotel por algo diferente.
Pode-se reservar uma cabine, jantar no vagão do restaurante e pela manhã tomar também o café da manhã no trem, chegando portanto descansado ao destino. Existem algumas desvantagens, mas muitas vezes a curiosidade e espírito de aventura superam tudo.
Reiterando, para que a experiência seja positiva enquanto não sai do trem, em minha opinião, deve-se dormir em cabine privativa, ou então,  é melhor ir sentado em vagão comum em poltrona reclinável. Não vejo nenhuma experiência ou sentido em viajar em cabines compartilhadas com 4 ou 5 leitos em beliches. Na verdade seria o mesmo que dormir em um hostel ou albergue ambulante.

3- Conforto: O trem possui muitas vantagens sobre o avião como o conforto.
A segunda classe ou classe econômica de um trem é sempre muito mais confortável e com mais espaço para as pernas do que a classe econômica de um avião.
A primeira classe é muito acessível em termos de preço. A vantagem da primeira classe é ter ainda mais espaço e menos lotação. Geralmente viajam executivos e pessoas a negócios, e o ambiente é mais silencioso. Passes da Eurail dão direito à primeira classe.

4- Localização das Estações: A estações de trem em cidades da Europa são bem localizadas, muitas vezes próximas do centro histórico ou à poucos minutos à pé. Em certos casos você pode reservar um hotel próximo e ir à pé da estação para o hotel, sem perder tempo com filas de táxis em aeroportos ou no metrô, assim economizando também tempo perdido no trajeto aeroporto - hotel - aeroporto.

5- Facilidade com bagagem: De trem você não precisa pagar a mais para levar bagagem, caso tenha um volume maior e nem precisa também perder tempo despachando bagagem ou esperando a bagagem ser liberada na esteira após a chegada do voo.
6- Economia de tempo: Trens partem na hora e não é preciso chegar muito tempo tempo antes do embarque. Somente alguns trens internacionais de alta velocidade, como o Eurail pedem uma antecedência de 30 minutos, o que é plenamente justificável.

7- Vistas Panorâmicas: Dependendo da estação do ano e do trajeto, a janela do trem passa a ser uma grande atração, ao desvendar belas paisagens. Quem diz que dos trens de alta velocidade não dá para ver nada nunca deve ter viajado em um deles. Sim é possível ver paisagens ao redor sim. Viajei em vários, na Itália, Suíça, Suiça - França, e no Eurostar França - Inglaterra.
Viagem de trem Milano - Zurich
Acima fotos que tiramos no trajeto Milano - Zurich, um dos mais belos do mundo. Nem todo trajeto é repleto de belíssimas paisagens como o trajeto Milão - Zurique. Mas ao viajar de trem vemos o interior do pais e suas paisagens, mesmo que trajeto se torne um pouco monótono como áreas de planícies  ou cenários não panorâmicos. Enfim, vemos o pais como ele é com suas particularidades.
Trem intercidade e trem de alta velocidade
Acima, nas duas fotos do lado esquerdo, um trem inter-cidade que liga Roma a Castel Gandolpho, uma pequena cidade à margens de um lago. Em uma das fotos o trem em frente à pequena estação. Nas duas fotos do lado direito, o EuroStar que liga Londres a Paris em 1 hora e 30 min. A estação é a centenária Saint Pancras (Londres) que foi totalmente modernizada sem perder as referências e partes históricas.

8- Viagem prazerosa: É espaçoso, e fácil se locomover no interior do trem, para ir ao banheiro ou vagão bar e restaurante. Durante a viagem você não fica espremido contando os minutos para chegar. E se você viajar de primeira classe vai ter de sobre estas vantagens.

9- Espaço adicional: Nos trens, principalmente na primeira classe, você pode ter à sua frente uma mesinha onde pode colocar livro, notebook, ou mesmo fazer uma refeição ou lanche, mesmo comprada antes de embarcar.

10- Estações de Trem Interessantes: As estações de trem na Europa geralmente são interessantes e bonitas, em construções antigas, muitas com mais de 100 anos de existência, com grandes estruturas metálicas, mas geralmente mescladas à partes novas que propiciam muito mais conforto e serviços que muitos aeroportos. Para quem gosta de arquitetura e engenharia, são um show à parte. Estas estações geralmente estão integradas à vida cotidiana das cidades, e muitas delas contam inclusive até com shopping centers integrados. As imediações são áreas movimentadas e também com muitos serviços ao redor, e fáceis de transitar. Você sai da estação e está geralmente no centro histórico ou muito próximo. Ao sair da estação você vê as ruas da cidade, e não autoestradas que ligam aeroportos, por onde você pode andar somente de carro ou metrô.
Tempo para viajar de Trem versus Avião

Você pode fazer um balanço ou conta do tempo gasto para viajar de trem versus avião considerando os seguintes fatores para cada meio de transporte.
Faça a soma de tempo gasto (e também custo) de cada um dos itens abaixo e tire suas conclusões:
  • + Deslocamento do hotel até o aeroporto
  • + Tempo necessário no aeroporto antes do voo (chegada necessária com antecedência, check-in, despachar bagagem se acima do peso, segurança,  embarque, espera de decolagem)
  • + Tempo de voo
  • + Tempo de desembarque na chegada (Morosidade na saída de dentro do avião, e depois espera de liberação de bagagem na esteira)
  • + Tempo de traslado do aeroporto para o hotel.
Considerando todos os itens acima, podemos concluir que:
  • Um voo de 1 hora pode no fim das contas pegar no mínimo 3 horas e meia ou 4 horas do seu tempo no total.
  • Um voo de 3 horas pode no total roubar-lhe 5 horas e meia ou 6 horas no mínimo, além do desconforto.
Conclusão:

Enfim, considerando a Europa:
  • Viajar por trem é bem mais vantajoso principalmente para percursos de até 4 ou 5 horas.
  • Para percursos mais longos, avião deve ser considerado.
    Exemplo:
    • De Paris para Lisboa o avião é imbatível. Em contrapartida o trajeto Lisboa-Porto de trem (ou comboio como dizem os portugueses) seria uma melhor opção.
    • Lisboa - Madri - Deve-se pensar seriamente em ir de avião à menos que você nunca tenha viajado em trem noturno e queira aventurar ou romantizar o trajeto.
    • De Roma para Atenas idem, até mesmo porque a opção seria barco :)
  • Opcionalmente, para percursos longos, dependendo do enfoque como economia, espírito de aventura, curiosidade ou romantismo, trens noturnos podem ser considerados como opção, como foi dito em um item bem mais acima nesta página.
Veja também:




Comentários

Apinages Martins disse…
Eu viajei e achei ótimo. Visitei 20 cidades da Europa de trem.
Anônimo disse…
Muito boa a matéria. Só faltou falar como faz pra comprar as passagens. Em qual site...
J.R. disse…
Olá, voce pode comprar as passagens de uma vez comprando um passe da Eurail no site http://www.eurail.com/eurail-passes.
Ou se quiser comprar ponto a ponto, pode comprar também nos sites das companhias que fazem os trajetos em cada pais ou de pais para pais. Opcionalmente, pode comprar nas estações ferroviárias também. Se for em alta temporada, evite deixar para ultima hora, pois dependendo do horário trens podem estar lotados ou encontrar preços mais caros.