Adaptador de Tomadas para Viagem

Certamente todos que vão viajar para o exterior se preocupam com a voltagem das tomadas e também com o tipo de tomadas ou tipos de pinos.
Um dos utensílios mais importantes para se levar na bagagem é um adaptador universal de tomadas para viagens.

Quem não se preocupa em levar um adaptador, pode ter uma surpresa ao chegar ao hotel e ver que seu carregador de celular, tablet ou notebook não se encaixa na tomada. E o que fazer então. Aí começa aquele grande problema, perder seu precioso tempo de passeio em outro cidade para comprar o adaptador, e ainda por cima pagando diária de hotel.

Me lembro que em Abril de 2015, após me hospedar em um hotel em Florença, comecei a ouvir uma discussão no quarto do lado. Um dos hospedes reclamava com  o outro por ter esquecido o adaptador e dizia... "Ah não, e agora, onde vamos encontrar um nesta cidade?". Existem alguns hotéis que fornecem adaptadores ou vendem, mas nem todos. Então o melhor é levar um com você.
Eu tenho um adaptador que já viajou comigo pelos Estados Unidos e vários países da Europa. É o que você vê na foto acima. Na fotografia você pode ver os diferentes plugs e combinações de tomadas ativadas.
Geralmente pode ser comprado em lojas que vendem artigos de eletrônica e eletricidade, como cabos de som, conectores, etc.

O que é preciso saber sobre os adaptadores de tomada para viagem


Existem 2 pontos que devem ser verificados antes de conectar seu equipamento na tomada da parede. O tipo de tomada e a Voltagem do local. Então vamos separar por itens 1 e 2.

1- Uma coisa é adaptador de tomadas. Existem diferentes tipos de tomadas em diferentes países e continentes, como tomadas dos EUA ou Estados Unidos, tomadas da Europa que são semelhantes às do Brasil, ou tomadas da Argentina, como também do Reino Unido ou Inglaterra, assim como do Japão, Asia e Austrália.

Já imaginou ter que procurar um adaptador para cada uma destas situações? Mas felizmente existem os adaptadores universais que para facilitar a ligação de tomadas em diferentes países

2- Transformadores de Voltagem – Os adaptadores de tomadas permitem apenas conectar os plugs dos seus equipamentos em diferentes tomadas, mas geralmente não mudam a voltagem existente.

Portanto, cuidado. Se você tem um equipamento que deve ser ligado apenas em tomada de 110 ou 127 Volts, não deve liga-lo em tomada de 220 Volts. Neste caso você deve comprar um transformador ou adaptador de voltagem.

Mas nem sempre a coisa é complicada assim. Verifique no seu equipamento, se existe uma chave comutadora para 110 ou 220 Volts e tudo estará resolvido.

Melhor ainda, verifique se seu equipamento ou seu carregador permite ligar em diferentes Voltagens reconhecendo-as  automaticamente.
Se sim, mais fácil ainda e o problema também está resolvido. Mas certifique-se disto antes de ligar, pois caso contrário pode queimar o equipamento.

Na verdade, a maioria dos carregadores de celulares, tablets e notebooks modernos, já estão prontos para serem ligados tanto em 110/127 e 220 Volts sem precisar de ajustes.

Comentários