23/08/2015

Murano Veneza

Murano é uma das ilhas de Veneza, conhecida à século por produzir cristais de alta qualidade e beleza, para uso como copos, taças e tijelas, assim como objetos utilitários e decorativos de alto luxo, como estátuas, lustres, e também miniaturas. É também local de passeio em Veneza.
Murano pode ser tida como a capital do vidro embora "vidro" talvez não seja o termo apropriado para se referir ao trabalho dos Mestres ou Artesãos das fábricas locais. 

Porque visitar Murano e como chegar lá

Visitar Veneza e conhecer apenas a ilha do principal ou terras ao redor do Canal Grande dá uma bela visão da principal parte da cidade. Mas ao conhecer pelo menos Murano e Lido di Venezia vamos um pouco além dos locais de turismo mais batido. Na verdade, tanto Murano como o Lido são também locais turísticos, mas nem sempre visitados pelo turismo de massa. E como este website é mais focado em viagens para viajantes independentes, que querem ter uma visão mais abrangente e cultural dos locais por onde se passa, sugerimos sair da redoma tradicional pegar um Vaporetto que te leve a Murano e ao Lido. Voce pode pegar um Vaporetto no Canal Grande ou principal via aquática de Veneza. Dependendo do local de embarque, talvez tenha que fazer uma baldeação em alguma outra estação.
Canal em Murano | Vistas do casario e lojas de vidro
É possível visitar o Lido e Murano no mesmo dia se levantar bem cedo e foi isto que fizemos. Depois ve visitar o Lido di Venezia, de lá mesmo pegamos outro Vaporetto (ônibus aquático) que passava por Murano. Na primavera os dias na Europa são muito longos, e até 8 da noite ainda está claro. Deu para visitar o Lido de manhã, Murano de tarde e depois perambulamos por Veneza por mais umas três horas até o anoitecer.

O que ver em Murano e passeando por lá

Ao chegar em Murano, pelo menos no ponto de Vaporetto em que descemos, tem uma impressão de bastante simplicidade. A impressão é que chegamos em um vilarejo. E na verdade é uma pequena vila com algumas partes mais simples onde pode-se caminhar por ruas estreitas onde existem ou existiram inúmeras fabricas de vidros, além de ver muitas casas de pequeno porte, mas muito bem arrumadas, pintadas e conservadas pelos moradores locais. Ou seja, vemos como é a vida do Veneziano comum, que trabalha nas fábricas ou lojas da ilha, ou demais setores de atividades locais.
Ruas de Murano | Casas e fábricas de vidro
Caminhando pelas ruas estreitas de Murano |  Casas e fábricas
Logo que chegamos, bastou caminhar um pouco que vimos a loja de uma fábrica, loja esta aparência simples mas com inúmeros trabalhos em cristais ou vidros.Vemos objetos decorativos enormes, alguns com mais de 2 metros de altura. Os proprietários da loja ou fábrica ofereciam os objetos e nos diziam que, despachavam para qualquer lugar do mundo. Mas estávamos só de passagem, e não compramos nada.
Andando mais um pouco margeando a ilha, entramos em uma outra pequena fábrica onde um grupo de visitantes assistia à um Mestre moldar um cavalinho em vidro colorido, através da técnica do sobre, derretimento e moldagem sob um bico de chama.
Fábrica de vidro em Murano | Veneza
Ao fundo da pequena galeria com vitrine, uma fábrica de vidro
Ao final todos aplaudiram e uma espécie um apresentador sugeriu que cada oferecesse uma gorgeta ao Mestre pela exibição.
Depois caminhamos em sentido oposto, passando por uma pequena vitrine simples com inúmeras miniaturas em vidro. Seguimos adiante, passamos por uma lanchonete e um posto de gasolina típico de Veneza, ou seja, com bombas de gasolina ou óleo diesel à beira dágua.
Murano | Estação Vaporetto, lojas, bombas de gasolina
Murano | Estação Vaporetto, lojas, bombas de gasolina
Seguindo adiante chegamos à uma das vias principais de murano com um canal ao meio e várias pontes pitorescas. Este cenário deste canal, apresentava uma visão mais "Veneziana" de Murano. A via possuia calçadas somente para pedestres na maior parte de seu trajeto, e tendo inúmeras construções ao estilo de Veneza com lojas de vidros e cristais no térreo voltado para a calçada. Talvez seja o local do mundo onde mais se concentrem lojas de vidros e cristais com todos os tipos de variedades.
Dentro do canal inúmeros barcos a motor e canoas estacionados ou trafegando. Era um primeiro de Maio quando visitamos, e portanto um feriado. Todo o comércio estava aberto, mas pouco tráfego no canal.
Inúmeros restaurantes e lanchonetes também se estendendiam ao longo deste belo canal, assim como arcadas cobertas em alguns trechos.
Canal e pontes em Murano
Canal e pontes em Murano
Seguimos bastante adiante, passando por pontes, arcadas e admirando a arquitetura do casario. Murano tem vários outros canais, já que é também um mini-arquipélago. Mas nos demos por satisfeitos e voltamos ao ponto do Vaporetto.
Para retornar conjunto principal de Veneza, pegamos o vaporetto e descemos em frente à Praça de São Marcos próximo ao Palácio dos Dodges. Ainda era fim de tarde e fomos andando pelas estreitas ruas de Veneza até chegarmos à Ponte da Academia, em outro ponto do Canal Grande. De lá pegamos outro vaporetto descemos em frente à Stazione Ferroviaria ou estação ferroviária próxima a Ponte Degli Scalzi, e fomos caminhando para o nosso hotel em Cannaregio, em movimentado setor das ilhas principais de Veneza.

Mapa de Murano

Pelo mapa podemos ver que, Murano na verdade é também um pequeno arquipélogo dentro do Golgo ou Lagoa de Veneza.
Mapa de Murano
Mapa de Murano
Veja mais sobre a Itália

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião !