30/08/2015

New Orleans | Nova Orleans em Poucas Palavras

Definindo New Orleans em poucas palavras, termos, cultura, culinaria, arquitetura.

Nova Orleans ou New Orleans no sul dos Estados Unidos é uma cidade intrigante com alguns termos e fatos culturais que não costumamos ouvir no dia a dia. Dei uma procurada nisto antes e durante minha viagem, e coloquei aqui neste post.

Louisiana  teve diferentes influências culturais

New Orleans é apelidada de NOLA nos EUA, situada na Louisiana, estado do sul dos EUA. É uma cidade alegre e descontraída, resultante de diferentes influências culturais à beira do Rio Mississippi que pode ser visto ao caminhar por um calçadão ou parque ao longo do mesmo ou ao visitar algumas atrações da cidade.
Este calçadão do Mississippi chama-se River Walk.
Alguns dizem que, se fizermos um paralelo com cidades do Brasil, pode ser tida como uma espécie de "Salvador" capital da Bahia. Eu conheço as duas cidades, e acho talvez esta comparação faça sentido, principalmente quanto à comida local. Lá eles gostam de bastante tempero e um pouco de pimenta, acima dos padrões mais comuns. Eu gostei da comida local.
Esta "gastronomia" ou comida comum na cidade é realmente diferente do restante dos EUA. Lá se come muito arroz e também feijão, mas tudo com muita pimenta. Até sacos de batatinha frita vem com muita pimenta.
Loja e galeria de arte em um pátio interno ou courtyard
Na foto acima vemos um pátio interno de uma loja e galeria de arte, em uma das inúmeras antigas construções do Bairro Francês, que expressa bem o ambiente multi cultural de New Orleans.

Clima quente e úmido, com muitos pântanos e alagados ao redor

É uma cidade descontraída, de clima úmido e quente. Existem ventiladores de teto por todos os lados onde se anda e muitos turistas. Ao andar pela cidade vemos inúmeras lojas de souvenir ou de artigos locais, sempre destacam-se cabeças de jacarés (dos pântanos), mascaras e um tipo de colar que tem a ver com o carnaval de lá e também com algum símbolo religioso de cultura afro.
Jacarés, colares, mascaras, e simbolo da cidade.
Nas lojas de presentes e souvenir vemos inúmeros jacarés, colares, e até mesmo o simbolo de New Orleans, aquelas duas pequena "flores" na ponto de dois colares. A mascara de carnaval de New Orleans lembra Veneza.

Local onde nasceu o Jazz: A cidade é reduto de música jazz tradicional (Diexeland) e eventos festivos. Foi nesta cidade que surgiu o Jazz e onde nasceu Louis Armstrong, o mais famoso músico do gênero. É terra de Fats Domino, ícone do Rhythm and Blues com grandes sucessos entre eles Walking to New Orleans, Ain´t that a shame, Blueberry Hill entre outras. Heresia ou não, prefiro e gosto de Fast Domino.

Influências da cultura local:
Muita influência francesa e espanhola na arquitetura. Existe também a influência africana na culinária local (juntamente com a influência francesa e espanhola) e cultos afros.
Arquitetura com influência hispânica e mesclada com ecletismo no uso do ferro no século 19
Cajun: O termo cajun é algo como "carioca" para o Rio de Janeiro. Refere-se a tudo que é da Luisiana. Um restaurante cajun é o que serve pratos típicos da Louisiana. Originalmente, cajun eram os descendentes de franceses colonizadores do Canadá que foram expulsos (1755-1763) da província de Acadia. Muitos fixaram na Luisiana e deram origem a uma cultura própria com música e culinária.

Mardi Gras: Carnaval de New Orleans, geralmente em Fevereiro. Significa “terça-feira gorda” ou último dia de carnaval. Igualmente no Brasil, antecede a quarta-feira de cinza. Alguns dizem interessante, outros que atualmente é uma micareta de americanos. Realizam paradas nas ruas, as pessoas vestem fantasias bem coloridas e a cidade lota. Se quer ver New Orleans com mais calma e sossego, melhor fugir disto.

Creole: O termo "Louisiana Creole" refere-se aos descendentes de colonizadores (nascidos no local) que vieram no século 18, especialmente os Franceses, Espanhóis e Afrodescendentes.

Bayou:  Áreas alagadiças e não profundas, típicas do sul dos Estados Unidos e Louisiana, geralmente uma baía pantanosa onde as águas se espalham e se movem lentamente saindo de um rio principal. Muitos chamam simplesmente de swamps ou pântanos. No local existem muitos jacares que são também símbolos da Louisiana.

Veja também:


    Nenhum comentário :

    Postar um comentário

    Comente, dê sua opinião !