Breve história da Holanda

Fiz este post com o essencial da linha do tempo na história da Holanda ao planeja uma viagem ao pais e entender melhor suas raízes e cultura.

Abaixo a história resumida da Holanda e linha do tempo:

Com muitos países da Europa tiveram por habitantes na antiguidade os Celtas e povos Germânicos, até serem dominados pelo Império Romano.
Estiveram sob o domínio de Roma até o século 5 quando o Império ruiu.
Após a idade das trevas, época entre a queda do Império Romano e Idade Média, pouco registro se tem da história da Europa.
Pela curso de sua história, desde a idade média, a Holanda passou por vários domínios, de Borgonha aos Habsburgo no século 15. (Veja sobre os Habsburgo e Áustria).
Depois esteve sob o domínio da Espanha na primeira metade do século 16, e posteriormente tendo experimentado a república na segunda metade do século 16.
Para resumir, também foi alvo de Napoleão e em 1810 foi invadida e anexada à França.
Até 1830, a Bélgica também fazia parte do Reino dos Países Baixos (outro nome da Holanda), quando então separou-se da Holanda.
Luxemburgo também pertencia à este Reino, mas separou-se por volta de 1890.
Na I Guerra Mundial a Holanda ficou neutra.
Mas na II Guerra Mundial foi invadida pela Holanda, o que até pouco tempo atrás ainda gerava hostilidade dos holandeses para com os alemães.
Antes da União Europeia, a Holanda pertenceu ao Benelux, um mercado comum criado em 1948 e integrou a Comunidade Econômica Europeia a partir de 1958.
O pais foi também um dos ultimos paises colonialistas do século 20.
Por volta de 1950 aceitou a independência da Indonésia.
Depois perdeu suas colônias na África e América Central, o pequeno pais chamado Suriname.

Veja também

Comentários