07/02/2016

Comida típica de New Orleans e onde comer

Arroz, feijão, pimenta e mariscos são ingredientes comuns à comida típica de Nova Orleans, Louisiana.
De longa data eu já havia ouvido falar em um prato típico da Louisiana e sul dos EUA, principalmente o que foi imortalizado na música country ou regional do sul dos EUA, Jambalaya cujo nome completo é Jambalaya on the Bayou originalmente cantada por Hank Williams. Nesta música ele cita também mais pratos e coisas do dia a dia da cultura cajun.

Uma vez que você esteja por lá, pode experimentar estes pratos típicos da cultura Cajun em vários locais, não somente em restaurantes turísticos, mas também em locais onde os moradores comem de fato.

Onde comer


Antes de descrever os divers tipos de pratos, vamos ver onde ir para experimentar.
Pode-se comer no Mercado Francês e Decatur Street, pois por alí acha tudo fácil e concentrado no mesmo local.
Na Decatur, existe também o Café Du Monde em ambiente informal, com jazz ao vivo e segundo dizem com mais de 100 anos, mas muito abarrotado de turistas e preços mais caros.Eu apenas passei em frente, e preferi me aventurar por outros locais para pegar algo em um ambiente diferente ou mais autentico.
Mas pode-se comer também alguns tipos de comida típica até em fast-foods como no Popeye na Canal Street. Eu fiz refeições no Popeye, comendo comida típica e gostei. Fica na Cannal St. esquina com Exchange St, perto da esquina com Royal St.
Pequeno shopping Jackson Brewery
No River Walk existe um pequeno shopping chamado Jackson Brewery, em frente ao embarcadouro da barcaça Natchez que faz tour no Mississipi. Lá existe um pequeno restaurante, simples e informal, em prática um fast-food que serve todos os tipos de pratos da Louisiana. Mas existe também um mais sofisticado que fica no mesmo prédio, mas voltado para a rua.
Acima pratos típicos da Lousiana.

Principais pratos, comidas, sandwiches e doces típicos


Jambalaya

Feito com arroz, frango, um tipo de chouriço em estilo francês (chamado andouille), camarão ou lagostim de água doce, tudo misturado com vegetais (pimentão, aipo, cebola, tomilho e pimenta caiena). Alguns dizem ser uma variação da "paella", tipo de comida espanhola.
Jambalaya

Comemos Jambalay no Bubba Gump, um restaurante moderno e meio que temático, na Rue Decatur. E gostei. O restaurante é ambientado com elementos da cultura Cajun e fazendo referências ao filme Forrest Gump, já que o personagem, se bem me lembro teve uma fase de pescar camarão no sul dos EUA.

Gumbo

Juntamente com a Jambalaia, é um dos pratos mais famosos da culinária Cajun. Trata-se um cozido com carne ensopada (pedaços de carne e ou peixes, camarões) para comer jogando sobre o arroz branco, semelhante à forma que se come o strogonoff. Experimentei em uma lanchonete tipo fast food na praça de alimentação de um shopping que fica próximo ao ponto de embarque do Barco a vapor Natches, no River Walk ou calçadão do Mississippi.
Gumbo e porção de camarão
 Acima Gumbo e porção de camarão na lanchonete ou fast-food Popeyes. Lá se come camarão como se come carne de hamburguer e não é caro. Sobremesa uma torta chamada Mardi Gras.
Gumbo
Acima, gumbo servido em praça de alimentação em pequeno shopping que citei acima, Jackson Brewery. É interessante a comida da Louisina pois fuge ao padrão "hamburguer" dos EUA, e encontramos pratos por todos os lados, em qualquer local que tem a ver com a nossa cultura.

Crawfish Étouffée

Parece o gumbo, entretanto é feito com camarão de água doce ou rio (crawfish). Comí no mesmo local onde experimentei o Gumbo.

Red Beans and Rice

É o popular arroz com feijão (feijão rosado como se come em Minhas Gerais) mas com bastante tempero e um pouco de pimenta. Pode vir misturado com legumes (pimentão, cebola, aipo) e temperos como tomilho, pimenta caiena e folha de louro, sobras de porco cozinhados separadamente e servidos sobre o arroz. Presunto, pernil, salsicha (andouille) podem ser usados. Originalmente era um prato de segunda feira, aproveitando sobras de domingo. Comi mais de uma vez no fast food Popeye na Canal Street e uma vez no French Market ou Mercado Francês.
Red Beans and Rice
O red beans and rice eu comi também no Popeyes na Cannal Street. Muito bom quanto ao preço e sabor. Recomendo para quem como eu gosta de praticidade.

Pralines e Doces Cajun


Na Louisiana, e em sua cidade mais visitada, que é Nova Orleans existem alguns doces bem típicos e diferentes como as "Pralines". Come-se muito tortas e doces feitos de peacan, uma castanha típica da região.
Por todo lado que passamos, principalmente no Bairro Francês ou French Quarter, vemos um doce chamado "Praline" em inúmeras versões e tamanhos, e vendidos em caixas de todos os tipos.
A verdade é que os doces são gostosos. Não vou dizer que "praline" é melhor que qualquer pedaço de pudim de leite, mas é também gostoso. Sim, comi e recomendo.

Pralines gigantes
Acima algumas pralines bem grandes, chamdas lá de "sola de sapato", expostas em um balcão vitrine no Mercado Francês. Experimente uma destas, e apesar do nome é "macia".
Vitrine de doces e tortas cajun no French Market
Acima foto de doces e tortas cajun expostas no Mecado Francês.

Fui pesquisar para saber um pouco mais sobre alguns doces, e coloco aqui o que constatei com algumas fotos que tirei por lá.

Pralines

Em português pralinés. Na Louisiana estes doces tomam várias formas, podem ser arredondados  (tipo cookies), ou pequenos envolvendo as castanhas, ou até em forma de sola de sapato como um que vi no French Market, na foto acima.
É feito de açúcar mascavo (brown sugar ou a popular rapadura), manteiga e pecans (nozes de Nogueira do sul dos EUA). Podem ter também chocolate.
Na verdade, segundo dizem, existem pralines diferentes por todo o mundo (Belga, etc), e as pralines da Louisiana toma a forma da cultura local.

Beignets

Outro tipo de comida adocicada que existe por lá é uma certa Beignets.
Trata-se de um bolinho doce com muito açúcar jogado por cima para tomar com café ou café com leite. (semelhante à um bolinho de chuva). Este eu não provei, mas deixo aqui registrado para me lembrar, caso algum dia eu volte à New Orleans ou qualquer cidade da Louisiana.
Segundo segundo me disseram, beignets é muito servida no Café Du Monde, na Rue Decatur.


Muffaletta e Poboy



New Orleans e Louisiana são uma cidade e estado que saem bastante dos padrões americanos de alimentação. E quanto aos sandwiches, também saem do padrão hamburguer e suas variações "Burguer Kinguianas" e "MacDonaldianas". Em New Orleans vemos anúnciados dois tipos de sandwiches que chamam atenção inclusive pelo nome, as Muffalettas e PoBoys.

Muffaletta


Na verdade é um "panini" ou "sandwich" siciliano. Quem já foi à Itália não vai se assustar. Ao invés de usarem pão tipo bisnaga, usam um pão com formato de pão de hambúrguer, mas enorme. Nos Estados Unidos eles costumam exagerar ainda mais no tamanho de sandwiches.
A Muffaletta serve como um almoço ou até para dividir com outra pessoa. Geralmente tem um tempero delicioso, com muitos condimentos e é apimentado. Dividi um com minha esposa no Mercado Francês ou French Market, gostamos e ficamos satisfeitos.
Muffaletta no Mercado Francês
Acima uma Muffaletta no Merado Francês, anúnciada na placa como feita com 3 carnes e 2 queijos, e salada de azeitonas. Creio que é a salada de azeitonas que realmente dá um sabor genuíno ao sanwiche.


Po-Boy


Ao caminhar por New Orleans volta e meia vemos cartazes na porta de bares e restaurantes anunciando um coisa chamada de Po´Boy. Na verdade é nada mais nada menos que um sandwiche de baguete ou pão francês com recheio de carne ou frutos do mar (camarão) típicos da Louisiana. Geralmente tem um molho apimentado também e vegetais como alface. Fui procurar saber sobre a origem do nome. Dizem que significa "poor boys" ou uma referência para as pessoas pobres. Uma das versões é que surgiu durante a grande depressão econômica dos EUA, como alimento para alguns grevistas dos bondes de New Orleans que estavam sem receber seus salários.
Como disse, por vários locais da cidade podemos vê-lo anunciado. Mas um local muito fácil de encontrar é na lanchonete Popeyes da Canal Street.
Vitrine de frios, condimentos, saladas e sandwiches.
Acima uma vitrine de frios, saladas, condimentos e um sandwiche tipo Muffaletta, expostos no French Marquete ou Mercado Francês.

Veja também:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião !