Decatur Street

A Decatur Street é uma rua turística de New Orleans, Louisiana, que começa na Canal Street, início do  Bairro Francês e segue até o final do mesmo, e depois segue pelo bairro seguinte chamado Faubourg Marigny.
O trecho turístico e mais atrativo é o que está dentro do French Quarter. Ao longo de sua extensão, a rua passa pela Jackson Square, e nela situam-se inúmeras lojas, bares e o Mercado Francês. Em prática é a ultima rua do Bairro Francês pela qual passamos quando descemos por alguma rua perpendicular à mesma em direção ao Rio Mississippi.

Pontos de destaque da Decatur

Os pontos mais famosos da Decatur Street são a Jackson Square, o histórico Café du Monde (desde 1862) e o Mercado Francês. O ponto das carruagens de New Orleans fica nesta rua, em frente a Jackson Square. Segundo pesquisei, no início do século 20 a parte da rua que fica mais próximo da Canal Street possuía seu comércio voltado para a antiga área portuária e marinheiros que visitavam New Orleans. Nas últimas décadas do século 20 o local passou por transformações e renovações, dentro de uma nova visão urbanística da área, passando a abrigar lojas e restaurantes mais voltados para turistas e visitantes. É o que podemos constatar ao caminhar por aquela via.

Ponto de carruagens na Rua Decatur, em frente a Jackson Square
Acima a Rua Decatur em trecho que passa em frente à Jackson Square, a principal praça de New Orleans.
Em função da curiosidade, vim a saber que o nome Decatur vem de Stephen Decatur, um comandante da Marinha dos EUA que conseguiu muitas vitórias navais no início do século 19.
Cenas de galpões do mercado, banda de jazz e casario da Rua Decatur em New Orleans.
Acima cenas da Decatur onde vemos lojas das série de galpões do Mercado Frances nas duas fotos superiores. Na foto de baixo, lado esquerdo uma banda de jazz toca na rua. A caixa de papelão é para as pessoas jogarem suas contribuições em dinheiro. Na outra foto, a Decatur ao entardecer.
Belo exemplar de arquitetura hispânica.

Um belo pátio delimitado de um lado por construção de arquitetura hispânica é vista na foto acima. Esta ruela pode ser atingida a partir da Decatur, ao atravessar um dos galpões que abrigam o mercado e lojas ao longo da rua.

Café Du Monde na Decatur

Finalizando este post, cito novamente o Café Du Monde, que ostenta a fama de ser um dos mais tradicionais de New Orleans, fundado em 1862. No local existe sempre música ao vivo, como em outros locais da rua Decatur. O Café Du Monde é notoriamente frequentando por turistas estando sempre movimentado sempre que passei na frente. Certamente a conta deve ser mais cara que em outros locais. Eu não entrei no Café Du Monde, apenas passei diversas vezes pelo local, já que fica na Decatur Street.

Veja também:

Comentários