24/01/2016

Historia resumida da Alemanha

Este post surgiu ao planejar uma viagem para a Alemanha e assim compartilho o resumo histórico que fiz, colocando aqui o essencial segundo minha visão, com os principais pontos da linha do tempo.

Na antiguidade a Alemanha já foi habitada por tribos finesas e depois celtas. Posteriormente, estas tribos foram expulsas para o ocidente europeu, quando por volta do ano 800 AC as tribos germânicas, consideradas bárbaros chegaram e dominaram o território.
A partir do século 8 (em 962) surgiu (até 1806) existiu o Sacro Império Romano Germânico, também chamado Primeiro Império ou Primeiro Reich..
Este Império no auge de sua expansão, englobava a atual Alemanha, a Áustria, República Tcheca, Eslovênia, oeste da Polônia e Países Baixos (Holanda e talvez parte da Bélgica e Luxemburgo), além da Suíça e norte da Itália. Por isto que, algumas partes de alguns destes países, até hoje se fala alemão.
Outro fato importante na história da Alemanha foi o surgimento da reforma protestante em 1517, iniciada por Martin Lutero.
No início do século 17, pouco depois de 1600, o território Alemão se tornou dividido em vários Reinos e Principados.
Em 1871 surgiu a Alemanha unificada por Bismarck, que foi o II Império ou II Reich. Este Império durou até 1919, quando terminou a I Primeira Guerra Mundial, tendo sido a Alemanha derrotada.
Surgiu então a República de Weimar.
Neste período pós I Guerra ocorreu intenso florescimento cultural na Alemanha, principalmente no setor Arquitetura moderna funcionalista, artes e design industrial e pintura moderna. Foi a época da Bauhaus de onde saíram dois dos maiores nomes da arquitetura do século 20 e de todos os tempos, Walter Gropius e Ludwig Mies Van der Rohe.
A partir de 1933 o partido Nacional Socialista sobe ao poder, e interrompe o governo republicano. Mantém-se no poder até 1945, quando a Alemanha foi derrotada na II Guerra Mundial.
Em 1949, em função das políticas do pós-guerra e guerra-fria, a Alemanha foi dividida novamente e o famoso Muro de Berlim foi erguido em Berlim, dividindo a cidade.
Em 1989 acontece a derrubada do Muro de Berlim, acontecimento quase simultâneo à reunificação da Alemanha em 1990.
Hoje, tanto o Muro de Berlim como inúmeros lembranças da guerra-fria são também atrações turísticas em Berlim.

Veja também

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião !