20/01/2016

Hospedar em Atenas Melhores Áreas

Área central de Atenas e melhores e mais interessantes locais para se hospedar, isto é, segundo minha opinião, e colocando aqui minha pesquisa e minha experiência de hospedagem quando estive na capital grega.

No mapa turístico abaixo aparecem as principais atrações e áreas de Atenas, e pode-se dizer que, a melhor região da cidade para se hospedar fica dentro da região delimitada pela Praça Syntagma, Praça Omônia, Bairros Monastirak e Plaka.
Se você ficar nesta região, ficará no meios das principais atrações. E sendo mais preciso, o centro de gravidade turísitico ideal de Atenas, em minha opinião é na Praça Syntagma. Clique no link para ver o mapa de Atenas em tamanho bem ampliado. As áreas marcadas em azul são as mais interessantes para ficar.
Mapa de Atenas e áreas interessantes (em azul) para se hospedar
Local ideal versus local bom e conveniênte

Quando visitei Atenas, procurei hotéis com preços moderados e bem localizados, por isto acabei reservando um hotel perto da Praça Omônia, na Rua Piraeus (não confundir com o Porto de Atenas). Escolhi o local porque fica próximo ao metrô que liga ao aeroporto e também ao porto de Atenas, pois queria fazer um passeio à alguma ilha grega próxima à Atenas.
Devo dizer que, a região da Praça Omônia não é o melhor de Atenas em termos de modismo, é um pouco popular, mas interessante e com muito comércio à volta, boas lanchonetes e locais para comer de modo farto e não caro.
Enfim, a escolha depende da estratégia e logística da viagem de cada um. Quando cheguei a Atenas vim de Metrô do aeroporto até a Praça Omônia, lá desci e fui à pé para hotel que ficava muito perto na Rua Piraeus.
Para mim atendeu plenamente meus objetivos em termos de custo-benefício. E afinal, eu não iria ficar o dia inteiro no local, somente ao sair de manhã e ao voltar à noite depois de passear pela cidade.
Entretanto o melhor local para ficar, idealmente falando, em minha opinião é na Praça Syntagma ou arredores. A Syntagma é a principal praça da cidade, onde fica o palácio do Parlamento e é também uma área com excelentes hotéis, porém mais caros.
Alguns guias de viagem sugerem a região de Plaka e Monastirak também. Demarquei lá no mapa pois andei por lá, e sim os locais são interessantes e algumas áreas bem bacanas. Mas eu ainda acho que, se vai pela primeira vez à Atenas, o melhor é ficar ao redor da Syntagma se não tiver restrição de orçamento. Ou perto da Praça Omônia se pensar em custo benefício e logística de transporte que era o meu caso. Mas enfim, isto é muito pessoal.

Hotéis são caros em Atenas?

Em 2015, quando estive na Grécia o pais atravessava uma crise financeira. E além do mais, a Grécia é um dos países menos ricos da União Europeia. Então lá, assim como em Portugal, você encontra hotéis bem mais baratos que em outros destinos da Europa. Se você não vai gastar muito em outros países, então pode esbanjar na Grécia.
Devo dizer também que crise financeira na Grécia é algo curioso. O pais é muito organizado e não vemos extrema pobreza e nem excesso de mendigos. Na verdade, é difícil ver mendigos. Até cachorros abandonados lá são bem tratados pela Prefeitura de Atenas.  Enfim, a única coisa que a crise deixou transparecer para meus olhos e de minha esposa, foi um certo baixo astral e tristeza dos Gregos. Eles pareciam estar um pouco tristes com a situação de pouca prosperidade momentânea, o que é natural. Mas é um pais lindo e com rica cultura, que nossos olhos de estrangeiros podemos notar. Eles possuem uma imensa riqueza em termos de organização social e civilidade.

Quanto tempo ficar em Atenas?

Sugiro no mínimo 3 noites mas considerando inúmeros passeios também ao redor, é uma cidade onde 5 dias podem ser muito agradáveis. Atenas é uma cidade em escala humana, por onde pode-se caminhar e chegar de uma atração à outra à pé se tiver disposição e tempo. Entretanto deve-se considerar que, se você pretende ficar não mais que 3 dias em Atenas, pode ser interessante usar metrô, ônibus ou táxis para se locomover mais rapidamente e não deixar para trás nenhuma das principais atrações da cidade. Mas não deixe de andar à pé pelas áreas mais centrais de Atenas, observando sua arquitetura, seus bares e lojas. É uma pena visitar Atenas sem sentir um pouco a atmosfera da cidade. Veja também

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião !