Passeio Barco Rio Mississippi New Orleans

Este passeio ou tour de barco a vapor pelo Rio Mississippi ou Riverboat Tour em minha opinião é imperdível. Ir à Louisiana, não navegar no Mississippi e não conhecer uma barcaça a vapor não faz o menor sentido.

Exsitem duas barcaças, a Natches e Creole Queen

Existem dois pontos de saída de barcos que oferecem passeios ao longo do River Walk ou margens do Mississippi. Estes grandes barcos conhecidos como "paddle wheeler" ou barcas com remos tipo roda impulsora oferecem passeios de aproximadamente duas horas, diurnos e noturnos.
Fizemos os passeios nos dois barcos, no Creole Queen e no Stemboat Natches.
Uma das ultimas autentica barcaças movida a vapor e com roda de remos.
Acima o Natchez no local de embarque, que fica no calçadão ou promenade do Rio Mississipi, lá chamado de River Walk. A foto foi tirada pouco antes da tour.

Local de embarque e compra de ingressos

Para encontrar o loca de embarque e onde comprar ingressos é muito fácil. Uma vez chegando ao River Walk, o Natchez fica à esquerda da Jackson Square e o Creole Queen à direita.

Qual a diferença entre os dois paddle wheeler boats?

Ambos os barcos são propulsionados por paddle wheeler, mas o Natches é um autentico barco à vapor, que afirma ser o último ou um dos últimos e autênticos barcos a vapor do Mississippi.
O Creole Queen tem a aparência das antigas barcaças, mas a propulsão é à diesel para fazer girar a enorme roda de remos. Mas este é apenas um detalhe técnico para quem procura preciosismo, como um engenheiro como eu. (risos).
Barcaça do Mississipi | Steam paddle wheeler boat Natchez

Tours diurnas e noturnas

Existem dois tipos de tour, geralmente com som de jazz diexaland tradicional tocado por músicos à bordo da barca. A tour de dia eu fiz no Natchez e a tour noturna no Creole Queen. Se você tiver tempo e puder, sugiro fazer as duas.
O preço cobrado pela tour do Creole Queen e Natchez são praticamente iguais, diferença de centavos.
Em ambos os locais, a tour pode ser comprada com direito à almoço ou janta à bordo ou não. Quanto ao almoço e janta eu dispensei.
Na tour diurna podemos ver bem os pontos históricos ao longo do Mississippi, como os quartéis históricos do general e ex-presidente Andrew Jackson, pontos do movimentado porto de New Orleans e grande ponte dupla sobre o grande rio. Na visita noturna, os destaques são as luzes da cidade e ponte vista de baixo.
Roda de remos do Natchez e fotos tiradas do Tour noturno a bordo do Creole Queen
Na foto acima a roda de remos do Natchez e também cenas da Tour noturna feita no Creole Queen, com musica jazz ao vivo.
Existe também uma tour ou passeio fluvial histórico ao longo das margens do Mississippi em um cruzeiro chamado Chalmette Battlefield, desembarcando no local da histórica batalha de New Orleans, que aconteceu em 1815 e foi vencida pelo general Andrew Jackson e seus comandados. A visita mostra os locais dos combates. Mas esta tour histórica eu não fiz.

Salão bar restaurante e casa de maquinas do barco a vapor
O barco é bem grande, e acima podemos ver o salão restaurante. Mas achei muito interessante poder visitar a casa de máquinas, onde vemos enormes caldeiras e podemos ver os dois grandes pistões que propulsionam o barco, fazendo girar as pás de remos giratórias. Uma pintura entre as quatro imagens mostra as barcaças do Mississippi nos áureos tempos do vapor, no século 19.

Veja também:
Mapa turístico de Nova Orleans e suas atrações
Nova Orleans e Cultura Cujan

Comentários