Plantation Tour | Excursão às Fazendas do Velho Sul do EUA

Em minha opinião é uma pena ir a Louisina, Sul dos Eua e não visitar uma histórica Plantation com seu histórico casarão ou sede das antigas fazendas de cana de açúcar típicas do estilo de vida e arquitetura dos tempos anteriores à guerra civil dos E.U.A.

Estando lá podemos ver mansões das fazendas de plantações semelhantes às retratadas no filme de época "E o Vento Levou". A Plantation que eu visitei foi a Oak Alley e é uma das mais representativas sedes de fazendas do antigo sul dos EUA.

O que ver nas tours que levam às Plantation ou Antebellum Farms

São casas preservadas e fazendas da antiga aristocracia sulista (Frech Creoles ou Franceses nascidos no local), onde pode ser constatado seu estilo de vida e arquitetura dos tempos anteriores à Guerra de Secessão. Por este motivos estas excursões são também chamadas de "antebellum farms", significando “antes da guerra”. As mais famosas são a Oak Alley Plantation e Laura Plantation.
Onde pegar o ônibus: Eu fiz a excursão da Oak Alley comprando o bilhete e pegando o ônibus em um kiosk no River Walk (calçadão ao longo da margens do Rio Mississipi), em frente ao embarcadouro do Natchez, barco a vapor que faz tour pelo mesmo Rio. De lá saem os ônibus e passam por outros pontos.
Fotos tiradas na visita à Oak Alley Plantation
Acima uma das mais famosas mansões de fazendas daquela época, a sede da Oak Alley Plantation.
A casa foi construída por em meados da primeira metade do século 19, Jacques T Roman, um rico e próspero fazendeiro de origem francesa que na época era o "Rei da Cana de Açucar" da Louisiana. Jacques construiu a mansão como presente para sua futura esposa Celina. Lá ele viveu com ela até falecer e depois a casa passou por outros proprietários, durante e após a guerra civil.
O últimos proprietários foram uma certa família Stewart que tinha muito gosto pelo local. Após ter ficado viúva, e antes de falecer em 1972 a Sra Josephine Stwart transformou a propriedade em uma fundação.
Bem, vemos bastante semelhanças entre a casa de Scarlet O´Hara do filme "E o Vento Levou", pois deve ter sido inspirada na mesma ou outras da mesma época.
Mas diferentemente do filme, o Yanks, ou as tropas do norte que venceram os Confederados do Sul, nunca estiveram no local e nunca destruíram o local.
Acima em uma das fotos, vemos a sala de jantar. Aquela ventarola em forma de lira, era movimentada por um serviçal (na época escravo), puxando uma corda.

Referências e dados interessantes

Escrevi este post baseado em folhetos explicativos no local e na narrativa da visita guiada ao interior da casa, feita alias por um senhor vestido em trajes de fazendeiro de épocas passadas. Durante a visita a casa, vemos também pessoas trajando roupas do século 19, ambientando o local como em tempos passados.
Algumas destas antigas fazendas com suas mansões oferecem também pousada. Opcionalmente pode-se alugar um carro e fazer estas excursões por conta própria. Inúmeras agências oferecem tours.

Veja também:

Comentários