Eurail Pass - Sim, Pode Valer a Pena !

Este é um assunto polêmico, e resolvi escrever este post dando minha opinião se vale a pena ou não comprar um passe da EURAIL, ou seja, o Eurail Pass. E obviamente, baseado em minha experiência prática de viagem.

Pelo que os alguns viajantes antigos e experientes dizem, antigamente o passe EURAIL, me parece era sinônimo de economia na Europa. A maioria das críticas desfavoráveis são focadas em custo, mas desconsideram e não focam no conforto, não somente durante a viagem, mas também durante sua preparação.

Em minha opinião, atualmente o Eurail Pass (para maiores de 25 anos) é sinônimo de CONFORTO principalmente SE VOCÊ VAI USAR BASTANTE este meio de transporte, principalmente em trens de alta velocidade, e quer viajar de PRIMEIRA CLASSE.
Brinde da Eurail | Train Pen Drive :)
Argumentos baseados no uso e em minha experiência positiva

Eu fiz uma viagem por vários países da Europa e precisaria usar bastante trens de alta velocidade, principalmente para me locomover por várias cidades da Itália e entre países como Suíça e França.

Optei por comprar o passe pois fiz as contas usando uma planilha Excel e vi que viajando de primeira classe, pagaria menos do que se comprasse todo o itinerário até mesmo em segunda classe, isto é, no meu caso.





Entretanto faço uma observação: Eu preferi reservar e comprar minha passagem do EUROSTAR - Paris-Londres-Paris por conta própria, reservando no próprio site da EuroStar com antecedência também antes da viagem, pois dependendo das circunstâncias fica mais barato que pagar taxa de reserva mesmo tendo o passe. Paguei 43 Euros por cada um dos 2 tickets de ida e volta Paris-Londres-Paris.

No trajeto Milano-Zurich, usei o passe e a taxa de reserva foi barata. Nada incômoda.
No trajeto Zurich-Paris usei o passe e a taxa de reserva foi razoavelmente alta, mas mesmo assim fui de primeira classe e se tivesse comprado direto, o preço ainda ficaria mais caro.

Fora isto, na Itália, para trens de alta velocidade a taxa de reserva era muito baixa. Valia a pena viajar de primeira classe e tendo apenas que reservar assento e validar.
E fiz também várias viagens em trem comum entre outros locais também usando apenas passe, como Roma-Castel Gandolfo e outros entre cidades de porte menor, etc.
Enfim, não precisei ficar perdendo muito tempo em site de venda de passagem, seja com antecedência ou lá na Europa.

Na Suíça usei o passe, sempre viajando de primeira classe, sem adicionais, indo de Zurich a Lucerna, Berna e Interlaken. E fiz inclusive um passeio no Lago de Zurich por conta do passe.

Conforto em termos de viagem, economia de tempo e sem preocupações

Enfim, se você puder ou optar por comprar o passe você viaja de primeira classe e não precisa ficar procurando de site em site de cada pais a passagem mais barata.
Muitas vezes a passagem mais barata tem taxa de alteração de data, ou não pode ser alterada ou é de segunda classe. E no caso de comprar antes da viagem, você ainda tem que ficar "vigiando" as datas certas das promoções.

Se vai usar bastante o trem, vale a pena

Minha conclusão é, com o passe, caso você VÁ VIAJAR BASTANTE DE TREM porque seu itinerário exija, e não por economia, então em minha opinião vale a pena comprar o passe.

Se vai usar pouco, ou se quer perder muito tempo caçando promoções e pegando passagens mais baratas (inflexíveis para mudanças de data e hora) e também aceitando de segunda classe, então pode ser que vale a pena esquecer o passe.

Viajar de primeira classe é melhor e menos cansativo, e tempo de procura também pode ter custo

Mas gostaria de dizer que, viajar de primeira classe em trens é 1000 vezes melhor. Você tem sossego, menos barulho, menos cotoveladas e por aí vai. Enfim, os vagões não lotam, pelo menos na primavera e outono.
Além deste conforto, não será preciso ficar acordado e de plantão fazendo varredura em site trem em busca de passagem promocional. Ter que fazer isto é ruim, tanto antes da viagem como durante a viagem.
Enfim, deve-se também considerar o fator conforto e não somente economia.

Dizer que o Eurail Pass para maiores de 25 anos não vale a pena, é o mesmo que dizer que uma passagem de avião em primeira classe com flexibilidade de mudanças de datas dentro de um certo período de tempo é pior que uma passagem de classe econômica sem flexibilidade.
Eu mesmo costumo comprar passagem de avião em classe econômica por um simples motivo: economia. Mas tenho consciência disto, e não me iludo que estou fazendo um melhor negócio ! Estou apenas comprando o que me é mais conveniente e barato naquele determinado momento.

Desmontado argumentos contrários | Assentos limitados e taxa de reserva cara

Alguns argumentam que o Eurail Pass tem cotas de assentos limitadas em linhas importantes e de alta velocidade, e que você corre o risco de pagar passagem integral. Sim, teoricamente é uma verdade.
Mas em prática, se você vai viajar na Primavera ou Outono na Europa, dificilmente os trens lotam na primeira classe. Posso dizer isto com segurança pois eu mesmo constatei.
Agora, se você vai viajar no verão, então já vai preparado para gastar mais mesmo, pois é alta temporada. Então, estará sujeito a tudo mais caro, além de ver tudo lotado. Não é culpa absoluta do Eurail Pass... se for o caso, faça a reserva para a próxima viagem logo quando chegar a determinada cidade, até mesmo antes de sair estação.

Taxa de reserva é alta? Nem sempre e não necessariamente. Talvez alguns reportem isto,  ou deram azar por viajarem no verão, e deixarem para reservar na última hora.
O mito da “sempre alta” taxa de reserva talvez possa ser também porque alguns reservam on line ao invés de reservar nas máquinas das estações.
Mas enfim, concordo que, em um cenário ideal, melhor seria que não existissem sobre custos. Entretanto, as taxas de reservas estão explicitas no contrato ou no site da Eurail. Tem gente que não lê.

Quando o Eurail pass não vale a pena

Depende da sua avaliação. Se pretende viajar somente de segunda classe, talvez possa valer a pena não comprar o passe e procurar tickets trajeto por trajeto. Mas se seu itinerário é abrangente faça as contas. Você possivelmente vai viajar de segunda classe e talvez no final das contas vai gastar o mesmo tanto que teria gasto para comprar o Eurail e viajar de primeira classe.
Se estiver com dinheiro muito contado e economia for muito importante, abra uma planilha no Excel e some quanto ficaria o total dos trajetos mais caros e mais importantes. E compare com o preço do passe que se aplica ao seu caso. E tire suas conclusões.

Simulação Custo Eurail Pass X Dia de Viagem de Trem

Como escolher o passe certo. Coloco aqui algumas simulações, não somente para meu uso futuro, mas também para quem se interesse em avaliar se o passe se adéqua ao seu caso. E fazer uma escolha certa do passe de forma consciente.
No caso, faço a simulação do custo por dia de viagem de trem, utilizando o Global Pass.
Veja o print screen ou cópia de tela para quem tem mais de 25 anos e viaja com outra pessoa, um casal por exemplo. E do lado direito acrescentei custo pelo dia-de-uso. Ou seja, pensando em uso prático em termos viáveis quanto as dias de viagem de trem, pois ninguém viaja por exemplo 15 dias seguidos somente porque tem um passe que permite isto (risos).
Simulação de custo x dia de viagem de trem | Eurail Global Pass | Global Pass
Como escolher o passe certo pensando no aproveitamento máximo em termos de uso.

Dica Nº1: O Fator - 10 DIAS:

Na verdade, dificilmente você vai começar a usar os trens mais caros (de alta velocidade) logo que desce do avião ao chegar na Europa. Certamente você chega em uma cidade que merece ficar pelo menos uns 4 ou 5 dias inteiros.
E ao chegar na cidade de seu roteiro final, geralmente também é uma grande cidade que também merece mais 4 ou 5 dias inteiros. Então, a última vez que você vai usar seu passe para trajeto de trem mais caro (alta velocidade e primeira classe), talvez seja em 4 ou 5 dias antes de pegar o avião de volta, nesta mesma cidade.
Então, se vai viajar 20 dias, um passe de 5 ou 7 dias livres de viagem pode ser adequado pois vai cobrir os trajetos mais caros e ainda vai poder fazer bate voltas. Enfim, faça o seu itinerário e veja de fato quantas viagens mais caras e importantes vai fazer.

Se a duração de sua viagem é de 30 dias então diminua mais ou menos 10 ou 8 ou 7 dias para escolher o período de cobertura de dias de viagem de seu passe. Vamos supor que visite 7 cidades principais. Então faria 6 mudanças de cidades (viagens de trem). Além disto haveria os passeios de 1 dia ou bate volta. Pensando em 1 bate-volta partindo de cada uma das 7 cidade de hospedagem, então teríamos 5  bate-voltas incluídos no período de uso do passe. Vamos acrescentar mais 2 bate-voltas.
No total seriam 13 dias nos quais você viajaria de trem.
  • Pode-se comprar um passe para 22 dias contínuos por exemplo. Se usar 13 dias, o dia de viagem de trem fica em 49 Euros, sendo em passagem 1ª classe (nos trens que que possuem esta divisão) e com flexibilidade para usar na hora e dia que quiser em qualquer tipo de trem. 
  • No caso, pode-se comprar um passe de 15 dias contínuos com direito a 2 dias grátis. Se usar 13 dias, o dia de viagem de trem fica em 38 Euros. Mas neste caso, para valer a pena sua estadia na cidade de chegada à Europa + estadia na cidade de partida teriam que ter um total de 13 dias. Talvez ficasse um pouco forçado. Mas existem cidade que merecem 6 ou 7 dias se quiser conhecer bem.
  • Observação: Sim, pode ter taxa de reserva para trens de alta velocidade dependendo do trajeto, mas na maioria dos casos apenas 10 Euros. E na maioria dos trajetos não tem reserva. Enfim, levando em conta o uso racional e bem planejado do passe, este se torna imbatível em termos de custo e conforto.

Dica Nº2: Ative o passe no momento certo:
Não ative o passe apenas para economizar 10 ou 20 Euros em uma viagem regional ou bate-volta se estiver usando a dica do "Fator 10 Dias". Ative o passe somente ao fazer a primeira mudança de cidade base de hospedagem.
Ou seja, se vai viajar por exemplo 20 dias, então considere comprar um passe para no máximo 7 dias de viagem. Vamos supor que você vai ficar 5 dias na cidade de início do seu roteiro e não vai usar trens de alta velocidade antes de seguir viagem. No máximo fazer um ou dois bate voltas baratinhos em trem regional. Pague esta passagem por fora do passe.
Então você somente ativa seu passe no dia que for mudar de cidade, pegar uma linha de trem mais cara,  de alta velocidade e viajar de primeira classe.


Resumindo:
  • Viagem de 30 dias -->  Passe de 15 dias contínuos (com 2 dias grátis), ou 22 dias contínuos (com 3 dias grátis), pode se adequar levando em conta quantas viagens de trem vai fazer aproximadamente,  (ver se dica fator 10 dias se aplica).
  • Viagem de até 35 dias --> Passe de 22 dias contínuos (com 3 dias grátis) deve se adequar, na dúvida 1 mês continuo (ver dica fatos 10 dias).
  • Se vai viajar por um período entre 35 dias e 40 dias -> Passe de 1 mês continuo pode se adequar (ver se dica fator 10 dias se aplica).
  • Se vai viajar por um período entre 40 dias e 70 dias -> Passe de 2 meses contínuos 
    (ver se dica fator 10 dias se aplica).
  • Se vai viajar por um período entre 70 dias e 100 dias -> Passe de 3 meses contínuos (ver se dica fator 10 dias se aplica).

Dica Final: É melhor sobrar do que faltar!


Na dúvida, se achar que os dias de viagens de trem fornecidos pelo passe estão muito contados, então escolha um de maior abrangência. Melhor sobrar do que faltar. Mesmo sobrando, o valor da sobra será menor do que se tiver que comprar alguns trajetos mais caros de ultima hora, no caso 
trens de alta velocidade e primeira classe. Não estrague sua viagem ou sua margem de conforto por pouca diferença de valores.



Existem também outras opiniões de em outros sites:
  • Neste bom post sobre trem  como meio de transporte na Europa o mais famoso guru ou pontifex maximus de viagens esclarece muitas dúvidas. Ele tem algumas restrições contra os passes.
  • Neste outro post o autor apresentar um artigo bem articulado e com teses bem construídas  desmistificando o passe da Eurail. Entretanto seu enfoque é no fator economia e esquece as vantagens quanto à, praticidade e conforto. 

Deixe aqui também seus comentários e depoimentos sobre uso do passe para que se tenhamos ideias formadas em cima de várias experiências.



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