Simulação Custo Eurail Pass X Dia de Viagem de Trem

Como escolher o passe certo. Em continuação ao post  Eurail Pass pode valer a pena, coloco aqui algumas simulações, não somente para meu uso futuro, mas também para quem se interesse em avaliar se o passe se adequa ao seu caso. E fazer uma escolha certa do passe de forma consciente.
No caso, faço a simulação do custo por dia de viagem de trem, utilizando o Global Pass.
Veja o print screen ou cópia de tela para quem tem mais de 25 anos e viaja com outra pessoa, um casal por exemplo. E do lado direito acrescentei custo pelo dia-de-uso. Ou seja, pensando em uso prático em termos viáveis quanto as dias de viagem de trem, pois ninguém viaja por exemplo 15 dias seguidos somente porque tem um passe que permite isto (risos).
Simulação de custo x dia de viagem de trem | Eurail Global Pass | Global Pass
Como escolher o passe certo pensando no aproveitamento máximo em termos de uso.

Dica Nº1: O Fator - 10 DIAS:

Na verdade, dificilmente você vai começar a usar os trens mais caros (de alta velocidade) logo que desce do avião ao chegar na Europa. Certamente você chega em uma cidade que merece ficar pelo menos uns 4 ou 5 dias inteiros.
E ao chegar na cidade de seu roteiro final, geralmente também é uma grande cidade que também merece mais 4 ou 5 dias inteiros. Então, a última vez que você vai usar seu passe para trajeto de trem mais caro (alta velocidade e primeira classe), talvez seja em 4 ou 5 dias antes de pegar o avião de volta, nesta mesma cidade.
Então, se vai viajar 20 dias, um passe de 5 ou 7 dias livres de viagem pode ser adequado pois vai cobrir os trajetos mais caros e ainda vai poder fazer bate voltas. Enfim, faça o seu itinerário e veja de fato quantas viagens mais caras e importantes vai fazer.

Se a duração de sua viagem é de 30 dias então diminua mais ou menos 10 ou 8 ou 7 dias para escolher o período de cobertura de dias de viagem de seu passe. Vamos supor que visite 7 cidades principais. Então faria 6 mudanças de cidades (viagens de trem). Além disto haveria os passeios de 1 dia ou bate volta. Pensando em 1 bate-volta partindo de cada uma das 7 cidade de hospedagem, então teríamos 5  bate-voltas incluídos no período de uso do passe. Vamos acrescentar mais 2 bate-voltas.
No total seriam 13 dias nos quais você viajaria de trem.
  • Pode-se comprar um passe para 22 dias contínuos por exemplo. Se usar 13 dias, o dia de viagem de trem fica em 49 Euros, sendo em passagem 1ª classe (nos trens que que possuem esta divisão) e com flexibilidade para usar na hora e dia que quiser em qualquer tipo de trem. 
  • No caso, pode-se comprar um passe de 15 dias contínuos com direito a 2 dias grátis. Se usar 13 dias, o dia de viagem de trem fica em 38 Euros. Mas neste caso, para valer a pena sua estadia na cidade de chegada à Europa + estadia na cidade de partida teriam que ter um total de 13 dias. Talvez ficasse um pouco forçado. Mas existem cidade que merecem 6 ou 7 dias se quiser conhecer bem.
  • Observação: Sim, pode ter taxa de reserva para trens de alta velocidade dependendo do trajeto, mas na maioria dos casos apenas 10 Euros. E na maioria dos trajetos não tem reserva. Enfim, levando em conta o uso racional e bem planejado do passe, este se torna imbatível em termos de custo e conforto.

Dica Nº2: Ative o passe no momento certo:
Não ative o passe apenas para economizar 10 ou 20 Euros em uma viagem regional ou bate-volta se estiver usando a dica do "Fator 10 Dias". Ative o passe somente ao fazer a primeira mudança de cidade base de hospedagem.
Ou seja, se vai viajar por exemplo 20 dias, então considere comprar um passe para no máximo 7 dias de viagem. Vamos supor que você vai ficar 5 dias na cidade de início do seu roteiro e não vai usar trens de alta velocidade antes de seguir viagem. No máximo fazer um ou dois bate voltas baratinhos em trem regional. Pague esta passagem por fora do passe.
Então você somente ativa seu passe no dia que for mudar de cidade, pegar uma linha de trem mais cara, de alta velocidade e viajar de primeira classe.


Resumindo:
  • Viagem de 30 dias -->  Passe de 15 dias contínuos (com 2 dias grátis), ou 22 dias contínuos (com 3 dias grátis), pode se adequar levando em conta quantas viagens de trem vai fazer aproximadamente,  (ver se dica fator 10 dias se aplica).
  • Viagem de até 35 dias --> Passe de 22 dias contínuos (com 3 dias grátis) deve se adequar, na dúvida 1 mês continuo (ver dica fatos 10 dias).
  • Se vai viajar por um período entre 35 dias e 40 dias -> Passe de 1 mês continuo pode se adequar (ver se dica fator 10 dias se aplica).
  • Se vai viajar por um período entre 40 dias e 70 dias -> Passe de 2 meses contínuos
    (ver se dica fator 10 dias se aplica).
  • Se vai viajar por um período entre 70 dias e 100 dias -> Passe de 3 meses contínuos (ver se dica fator 10 dias se aplica).

Dica Final: É melhor sobrar do que faltar!


Na dúvida, se achar que os dias de viagens de trem fornecidos pelo passe estão muito contados, então escolha um de maior abrangência. Melhor sobrar do que faltar. Mesmo sobrando, o valor da sobra será menor do que se tiver que comprar alguns trajetos mais caros de ultima hora, no caso
trens de alta velocidade e primeira classe. Não estrague sua viagem ou sua margem de conforto por pouca diferença de valores.


Veja também

Comentários