06/02/2016

Tour nos Pantânos | Swamp Tour

Um passeio ou tour aos pântanos da Louisiana, é uma das atrações ao redor de New Orleans. Fiz esta swamp tour e coloco aqui algumas fotos e dicas. Jacarés e ecologia dos pântanos são atrações vistas através de balsas cobertas ou de air boats.
Quando se anda por Nova Orleans vemos cabeças de jacarés de todos os tamanhos em lojas de souvenir porque existem aos montes nas áreas alagadas ao redor da cidade. Na verdade estes  alagados, pântanos e manguezais são característicos da Louisiana.
Quem conhece a letra da música Jamabalaya on the Bayou, existe uma parte onde se diz "me gotta go pole the pirogue down the bayou". Traduzindo - "Vou descer o rio de canoa movida por varão, cutucando no fundo dos alagados". Era assim que se locomoviam por lá antigamente, pois os alagados não tem grande profundidade. Hoje em dia, usam-se barcos a motor para se locomover por lá, mas projetados para águas rasas. Deste modo as tours são feitas em balsas com motores de canoa na popa ou airboats.

Como é a Swamp Tour ou Tour nos Pântanos:

1- Ir de New Orleans aos mangues e local de partida dos barcas: A excursão começa ao pegar um ônibus de uma companhia de turismo que leva ao local. Pode-se agendar ou pegar direto na esquina da Cannal Street com Royal Street. Opcionalmente pode-se ir de carro caso tenha alugado um, mas se for em dia de muita chuva você vai encontrar a estrada muito alagada. Algo meio assustador como no dia que fui de ônibus. Não recomendo dirigir por aqueles locais sem conhecer bem, pois em caso de algum imprevisto a coisa pode se complicar.
2- Chegada ao local e escolha do barco: Ao chegar o local de onde partem os barcos devemos comprar um outro ingresso. Existem 3 tipos de barcos:
  • Balsa grande e coberta para inúmeras pessoas.
  • Airboat de velocidade comum para cerca de 14 pessoas
  • Airboat de alta velocidade para cerca de 6 pessoas.
Acima o local de saída dos barcos.
Na foto acima, os 3 tipos de barcos, dois airboat e do lado direito aparecem parcialmente as balsas cobertas.
Eu fiz a tour no Airboat para 14 pessoas, pois queria andar naquele barco com helice traseira, que vi pela primeira vez, se não me engano na série de tv "Ben, o Urso Amigo", isto é, na minha infância. E o preço era mais em conta que o barco super veloz. Não estava interessado em alta velocidade.
Mas mesmo este barco de velocidade comum corre muito e faz um barulho incrível. Por isto distribuem "tapa ouvidos" para suportar o barulho do motor da hélice.
Cenas da Tour nos pântanos da Louisiana
Acima cenas da tour nos pântanos. Durante o passeio, em alguns momentos atingia-se grande velocidade e sensação era muito bacana. Em alguns momentos o guia parava em algum local para explicar sobre a ecologia local. Às vezes jogava bolas de marshmelow para atrair algum jacaré, isto é, com o barco parado.
Em determindo momento ele pegou um jacarezinho, que o guia estava criando, colocado em um compartimento abaixo do barco e mostrou para os passageiros. Muitos tiraram fotos segurando o bichinho.
Airboat nos pântanos durante a excursão ou tour
 Acima uma foto que tirei de um outro airboat, de tamanho menor. O barco estava parado enquanto o guia e condutor do barco mostrava e dava explicações sobre a ecologia local.
Acima uma balsa que faz tour nos pantânos.
A balsa movida a motor é coberta, ideal para dias de sol e chuva. É também uma opção interessante para pessoas mais idosas que ficam com receio da velocidade, barulho e vento à que se fica exposto ao fazer a tour de airbot.
Ver companhia que oferece a swamptour e platntation tour.

Veja também:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião !