20/03/2016

Mapa Italia | Regiões e Capitais

Mapas da Itália com suas principais, regiões e cidades turísticas, assim como capitais da principais regiões. Assim fica fácil para desenvolver um pensamento lógico e traçar roteiros que fazem sentido.

O mapa da Itália tem a aparência de uma bota, e o país tem o tamanho aproximado do Rio Grande do Sul. O extremo norte do pais é muito montanhoso, fazendo fronteira com a Áustria e a Suíça. Esta é a região dos Alpes e montes Apeninos.
Ver Itália no Maps

O sul da Itália tem como pontos marcantes três vulcões, o Etna, o Vesúvio ao lado de Napoli e o Stromboli. No sul do pais existe também a Sicília e Sardenha, duas grandes ilhas que pertencem ao território italiano.
Roma situa-se na parte central, região do Lazio, Florença na região da Toscana e Veneza na região do Veneto.
A parte mais turística e mais explorada da Itália é a que fica entre Salerno (Costa Amalfitana) próximo à Napoli (Sul) até Milano e Veneza em direção ao Norte. Veja no mapa. Entretanto a Itália possui belezas e atrações por todo o seu território No sul e nas suas duas ilhas, Sicília e Sardenha, existem inúmeras belezas naturais como também construções e ruinas históricas do tempo do Império Romano.
Regiões e províncias da Itália com suas capitais
 Diferença entre Norte e Centro versus Sul da Itália

O norte do pais é mais industrializado, mais rico e mais desenvolvido. Em contrapartida o sul é mais agrícola e tem menor renda per capta, isto é, mais "pobre" para os padrões da Europa.
Durante os século 15 e 16, época do chamado Renascimento, mesma época do descobrimento do Brasil, a Itália havia se tornado novamente o centro do mundo com relação às artes, arquitetura e pintura. Nesta época surgiram grandes gênios com Michelangelo Buonarote, Bruneleschi, Leonardo da Vinci e muitos outros. Nesta época, o centro do mundo era também o centro da Itália, em Florença, na região da Toscana, e também em Roma na região do Lazio.
Veneza uma das mecas do comércio mundial também na Renascença fica acima da Toscana, mais para o oeste possuindo um belo legado arquitetônico, assim como Milano ou Milão que fica do lado leste, hoje em dia capital da moda e da arquitetura na Itália e no mundo.
Napoli é a maior cidade da Itália, uma grande metrópole e também polo turístico, embora mal explorada. Fica na parte mais alta do Sul da Itália e atingiu seu auge até o Século 19 sob o nome de Reino de Nápoles. Antes da unificação um revolução comandada por Giuseppe Garibaldi (também lutou no Sul do Brasil), acabou com a monarquia. Com a unificação da Itália, sob o comando de Vittorio Emanuelle II, que se tornou o primeiro Rei da Italía unificada, Napoli entrou em decadência segundo um Napolitano com quem conversei. O Banco de Napoli, então o maior da Itália foi confiscado, e muito do movimento e atividades econômicas migraram para o centro ou norte da Itália. Mas a grande Napoli tem inúmeros atrativos, sendo também um dos cartões postais da Itália com suas ruas com roupas no varais, oratórios, belas ladeiras em encostas e três grandiosos castelos medievais. E nos arredores de Napoli com sua bela baía, que situa-se o famoso vulcão Vesúvio e as ruínas de Pompeia e Herculano. E poucos mais adiante a Costa Amalfitana (entre Sorrento e Salerno) e Ilha de Capri.

Diferenças de clima na Itália

Nas partes próximas e no Alpes Italianos o pais é bem frio, principalmente no inverno, onde existe inclusive estações de esqui e esportes de Inverno. Já no sul do pais o verão é muito quente.

Mais sobre a Itália

Um comentário :

  1. Bom dia ! não sei como demorei para descobri esse blog estou abaixada pelos roteiros. Parabéns vou aproveitar muito as dicas.

    ResponderExcluir

Comente, dê sua opinião !