Buenos Aires - Montevidéu de Barco

Em minha opinião, a forma mais interessante, prática e bacana para viajar de Buenos Aires a Montevideu no Uruguai, ou vice-versa, é de barco, ou seja de ferry boat. Na verdade, além de Montevideu, pode-se também ir de barco de Buenos Aires a Colonia del Sacramento, também no Uruguai.
Interior do Ferry boat Francisco, da Buquebus
Interior do Ferry boat Francisco, da Buquebus
Acima foto de um dos interiores do Ferry boat Francisco da Buquebus. Chama-se Franciso em homenagem ao Papa. Alguns dizem que este é o ferry boat mais veloz do mundo, atingindo até 107 km/h. Carrega 1000 passageiros e 150 carros.

Qual a melhor opção para viajar de Buenos Aires a Montevideu e vice-versa?

Eu viajei pela Buquebus, uma empresa que opera grandes ferry boats (barcos que transportam passageiros e carros), e que faz o trajeto entre as duas capitais pelo Rio da Prata em 2 horas e 15 minutos. Em minha opinião esta opção é imbatível se comparada com avião ou viagem de ônibus.
De ônibus é impraticável devido ao enorme número de horas que se leva para chegar até a uma ponte sobre o Rio da Prata e depois fazer novamente o longo caminho de volta rumo a Montevidéu.
De avião, pode ser uma boa opção, mas tem o tempo perdido em aeroportos, e tempo gasto entre os aeroportos e hotéis.
Mas atenção, escolha trajeto DIRETO ou somente fluvial para Montevidéu, pois alguns trajetos não são feitos somente de barco, e portanto podem demorar mais.
Existem alguns horários cujo destino final do barco é Colônia do Sacramento no Uruguai, e o trajeto até Montevidéu é feito de ônibus. Na verdade, o bilhete da passagem inclui todo o trajeto, mas leva 4 horas para chegar ao destino final.
Terminal da Buquebus em Puerto Madero, Buenos Aires
Terminal da Buquebus em Puerto Madero, Buenos Aires
 A estação da Buquebus fica em Puerto Madero, na extremidade esquerda de quem olha para o Rio da Prata, na Av. Antártida Argentina 821. É preciso chegar com um pouco de antecedência, mas é bem mais prático.
Interior do Terminal Buquebus para check in
Interior do Terminal Buquebus para check in
O terminal é super moderno e bacana, um show a parte. Aquele parede no alto, ao fundo, é uma cascata sobre um painel. Quando seguimos para a sala de espera de embarque, após o check in, passamos por uma passarela e diante deste painel.
Sala de espera da para embarque após check-in
Sala de espera da para embarque após check-in
Acima a sala de espera do terminal da Buquebus, antes do embarque. O barco Francisco e bem espaçoso e possui classe econômica e primeira classe. Possui bar, uma ampla loja Duty Free e uma banca de cambio pra cambiar Dolar, Euros, Real, Pesos Uruguaios e Chilenos.
Interiores do ferry boat Francisco, da Buquebus
Interiores do ferry boat Francisco, da Buquebus
Interioriores do barco Francisco em diferentes níveis é visto na foto acima. Vemos o bar, um espaço com vista panorâmica e no piso de baixo uma banca de cambio. É preciso notar que, quem viaja de primeira classe tem vistas privilegiadas. Na classe econômica somente quem fica próximo a janelas tem mais visão do exterior. Entretanto pode-se caminhar e chegar à janelas.
Chegada ao Porto de Montevidéu, na Cidade Velha
Chegada ao Porto de Montevidéu, na Cidade Velha
A viagem e super confortável, mesmo na classe econômica onde as poltronas são grandes e com bom espaço para as pernas. Pode-se caminhar durante a viagem, comprar café e etc no bar, chegando-se ao destino descansado.

Barco Ferry boat Francisco
Acima o barco ferry boat Franciso, da Buquebus, que liga Buenos Aires a Montevidéu em 2 horas e 15 minutos. Na verdade, este barco é também um catamarã, ou seja, navega apoiado sobre duas enormes "canoas", observe nas fotos e verá.
Em minha opinião vale a pena fazer esta travessia e conhecer um dos ferry boats mais modernos do mundo.

Existem outras opções mais baratas para ir de barco de Buenos Aires a Montevidéu?

Sim, existem, se comprar passagem com antecedência e pela internet. Se comprar na hora os preços empatam. Mas na verdade, seja como for é um barato que sai caro, ou seja, pagar menos para fazer em 4 horas um trajeto que pode ser feito em 2 horas.
Salão de check in da Buquebus em Buenos Aires
Salão de check in da Buquebus em Buenos Aires
Acima outra foto do terminal da  Buquebus em Buenos Aires.
Sugiro que, se quer uma viagem mais bacana e interessante ao atravessar o Rio da Prata, seja para onde for, Montevidéu, Colonia del Sacramente ou trajetos inversos, deve-se experimentar usar pelo menos uma vez a Buquebus.
Terminal da Colonia Express
Moderno Terminal da Colonia Express
Existe uma empresa chamada Colonia Express que tem linhas para Colonia do Sacramento no Uruguai e que oferece serviço integrado para chegar à Montevidéu de ônibus, com duração total de 4 horas e 15 minutos. A estação de embarque e desembarque desta empresa situa-se no lado oposto de Puerto Madeiro, ou seja, a Buque Bus fica à esquerda de quem olha para o Rio da Prata, enquanto o terminal da Colonia Express fica no outro extremo, na Av. Don Pedro de Mendoza 330. Um distância considerável de um terminal ao outro, impossível ir a pé, somente pegando um táxi. Estive lá de passagem apenas para conferir. O terminal fica em um avenida sobre a qual corre um viaduto, no limiar do bairro La Boca. O interior do terminal é também confortável, mas bem mais simples. Se você estiver hospedado no bairro San Telmo ou La Boca, então o terminal fica próximo.

Se procurar na internet, verá que existe também a Seacat Colonia que parece ser uma subsidiária da Buquebus, oferece viagens para Colonia del Sacramento e tem o mesmo endereço da Buquebus, Av. Antártida Argentina 821, Puerto Madero. Todos os destinos fluviais desta empresa vão para Colonia del Sacramento no Uruguai, e os outros destinos são atingidos de ônibus, com bilhete integrado. Na verdade, se for neste endereço, encontrará apenas venda de bilhetes da Buquebus. Portanto, melhor não complicar e comprar direto na Buquebus.

Veja também

Comentários

  1. Olá, irei a Buenos Aires em Dezembro passar 6 dias, e farei esse passeio com Buquebus, mas tenho algumas perguntas, se pudermos ajudar, agradeço: qro levar só c credito, como se eu estivesse aqui no Brasil mesmo e utilizar como no meu dia a dia, será q ao menos nos restaurantes e locais de turismo aceitam? Para comprar Buquebus argentino antecipado pela internet aceita nosso cartão de crédito? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marrye, eu tambem levei cartoes de cred e debito e usei em varios locais, tanto na Argentina como Uruguai. Se o cartao foi internacional estando habilitado para uso no exterior nao tem problema. Eu pessoalmente acho melhor sempre ter dinheiro local na mao, pois pode ter local que ou estabelecimentos pequenos que nao aceitam cartoes. Se nao quiser levar dinheiro, faça saques nos caixas eletronicos locais para retirar dinheiro local para algumas despesas do dia a dia. Existem taxas para saques, mas enfim, nada é perfeito.
      Quanto ao BUsquebus, eu comprei minha passagem na hora, na estaçáo Busquebus de Buenos Aires em Porto Madero e sim, aceitam cartoes.
      Mas pela internet, eu nao posso dizer com certeza se dara certo ou nao pois nao comprei pela net.
      Se voce nao for viajar em datas muito movimentadas, ou seja, fora de alta temporada, penso que pode deixar para comprar na hora. Foi isto que eu fiz ou quem sabe um ida antes, ja estando em Buenos Aires ou nao Uruguai. Foi isto que fiz.
      Espero que tudo de certo, e boa viagem.

      Excluir
  2. olá meu nome é joão, quanto gasto ida e volta por pessoa no papa FRANCISCO?
    levo reais, dólar, pesos uru e arg?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, No post acima tem links para o sites da Buquebus. Lá você pode ver o preços e opções. Na estação da Buquebus aceitam cartões de crédito. Na viagem, sugiro levar dólar para trocar pela moeda do pais onde estiver. Dentro do barco tem ponto de cambio, assim como nas estações.

      Excluir

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião !