02/06/2016

Cerro Santa Lúcia | Santiago | Chile

O Morro ou Cerro Santa Lúcia é um dos principais pontos turísticos de Santiago, Capital do Chile.
É de fácil acesso e fica dentro de um "triangulo" formado por 3 estações de Metro, sendo a Estação Belas Artes, Estação Santa Lúcia, Estação Universidade Católica . De qualquer uma destas estações fica-se próximo deste local, entretanto as Estações Santa Lúcia e Belas Artes estão mais próximas dos acesso ao morro. Deste modo o Cerro está também entre os Bairros Belas Artes e Lastarria.
Mirante e Pórtico no Morro Santa Lúcia em Santiago do Chile
Mirante e Pórtico no Morro Santa Lúcia em Santiago do Chile

A medida que subimos o morro encontramos áreas planas e ajardinadas como praças em diferentes níveis. Um grande pórtico pórtico ou portal se destaca em um destes pontos. O Cerro Santa Lúcia é também um mirante que proporciona vistas para todas as partes da cidade. Acima um vista volta para os lados da Alameda, a principal via de Santiago.
Cidade de Santiago vista do Cerro Santa Lúcia
Cidade de Santiago vista do Cerro Santa Lúcia
 Na foto que tiramos acima, vemos ao fundo o Cerro San Cristóbal, outro ponto turístico de Santiago com inúmeras atrações. Nesta foto vemos em primeiro plano, ao centro uma pequena parte do Bairro Lastarria e ao ao fundo as cordilheiras com cumes cobertos de neve.

Porque visitar o Cerro Santa Lúcia

É um local que vale a pena, de fácil acesso, pitoresco, bonito e com vistas para a cidade. Ir à Santiago do Chile e não visita o Cerro Santa Lúcia como também o Cerro San Cristóbal seria o mesmo que vir ao Rio de Janeiro e não visitar o Pão de Açúcar e o Corcovado.
Pequena praça com lago no Cerro Santa Lúcia em Santiago, Chile
Pequena praça com lago no Cerro Santa Lúcia
Para quem sobe o morro vindo do lado do Bairro Belas Artes, após subir escadarias vai encontrar esta bela praça com pequeno lago e chafariz. Esculturas, antigas luminárias e um antigo quiosque que vende lanches e refrigerantes também fazem parte deste cenário. Arvores belas e interessantes também são vistas pelo local.
Praça em ponto mais alto do Cerro Santa Lúcia em Santiago do Chile
Praça em ponto mais alto do Cerro Santa Lúcia
Uma outra praça, em ponto mais alto, também com lago e bancos para sentar é vista no local. Uma estatua de Don Pedro de Valdivia, primeiro governador do Chile, que no Cerro Santa Lúcia ergueu uma primeira fortificação. Em 13 de Dezembro de 1540, ele se estabeleceu no local com 150 homens e deu ao cerro o nome de Santa Lúcia. Em Em 12 de Fevereiro de 1541 delineou e fundou a Cidade de Santiago do Chile.
Castelo Hidalgo, no topo do Cerro de Santa Lúcia
Castelo Hidalgo sobre rochas, no topo do Cerro de Santa Lúcia
Acima vemos as partes mais altas do Castelo Hidalgo, sobre as rochas, no topo do Cerro Santa Lúcia.
Entre 1814 e 1817 foi erguido outra fortificação no mesmo local, talvez sobre partes da antiga e original do século 16. Quando visitei o Cerro, a torre mais alta da fortificação estava sob manutenção e restauração.

Veja também:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião !