18/06/2016

Cidade Velha | Montevidéu | Uruguai

Veja que ver e o que fazer na Cidade Velha com textos e fotos de minha viagem.

A Ciudade Vieja ou Cidade Velha é o local onde se encontram muitas atrações turísticas e culturais de Montevidéu, no Uruguai. É o local onde os espanhóis fizeram os primeiros assentamentos em 1724, fundando Montevidéu. A Cidade velha é uma ponta de terra que entra no Rio da Prata, e para entender melhor, se quiser veja também o mapa de Montevidéu.
Praça da Matriz | Cidade Velha | Montevidéu
Praça da Matriz | Cidade Velha | Montevidéu
Acima foto da Praça da Constituição, principal praça da Ciudad Vieja, mais conhecida como Praça da Matriz, onde fica a Catedral. Um casal de dançarinos faz exibições de Tango na bela e arborizada praça, cercada de edifícios em estilo eclético do final do século 19. O mais antigo edifício é o Cabildo, antiga sede de governo, de 1804.
Uma vez que você esteja em Montevidéu, a melhor forma de chegar ao local é passando pela Praça da Independência e entrando pela Porta Histórica da Cidade Velha.
Se você chegar a Montevidéu de barco ou navio de cruzeiro vai ser o primeiro local a pisar na cidade, pois o porto de Montevidéu situa-se lá. Eu cheguei lá de vindo de Buenos Aires, em um moderno ferry boat que faz a travessia fluvial entre Buenos Aires a Montevidéu.

A Cidade é realmente muito antiga?

Nem tanto, os primeiros assentamentos começaram em 1724. Das antigas muralhas e fortificações nada restam exceto a Porta Histórica e algum trecho de fortificações à beira do Rio da Prata, junto à rambla (caminho da orla) do lado oposto do porto.

Teatro Solis
Antes de entrar de fato na Cidade Velha, após passar pela Porta Histórica, olhe para o lado veja o teatro Solis. Neoclássico, mas com uma interessante volumetria que se desenvolve através de suas alas laterais.
Via Sarandi | Ciudad Vieja, Montevideo
Via Sarandi | Ciudad Vieja, Montevideo
Uma vez que você chegue na Cidade Velha, desça a Rua Sarandi, uma rua de pedestres até seu final. Mas caminhe também por algumas ruas perpendiculares e paralelas para ver mais construções interessantes.
Edifícios ecléticos e pré-modernistas na via Sarandi, Cidade Velha, Uruguai
Edifícios ecléticos e pré-modernistas na via Sarandi, Cidade Velha, Uruguai
 Na via Sarandi vemos uma ampla gama de estilos arquitetônicos, com predominância do ecletismo. As fachadas em vidro de uma das contruções podem defini-la como pré-modernista. O edifício do lado direito, com elementos de Art-Deco, é o Museu Joaquim Torres Garcia, dedicado ao  mais famoso pintor ou artista plástico do Uruguai.
Via Sarandi e rua transversal | Ciudad Vieja | Montevideo
Via Sarandi e rua transversal | Ciudad Vieja | Montevideo
E a caminhada continua ! Acima a direita a Via Sarandi com suas inúmeras lojas, restaurantes vendedores de artesanato na rua. Do lado direito, vemos o edifício da foto anterior, mas visto de frente, de uma via transversal.
Edifícios ecléticos na Cidade Velha, Montevidéu
Edifícios ecléticos na Cidade Velha, Montevidéu
 Ao caminhar também por outras ruas, paralelas ou transversais, vemos muitos edifícios antigos do início do século 20, com predominância do ecletismo, ou seja uma mistura de estilos nas fachadas.
Rambla e antiga fortificação da Cidade Velha em Montevidéu
Rambla e antiga fortificação da Cidade Velha em Montevidéu
Depois que você tiver caminhado bastante pela Cidade Velha, até ter chegado ao Mercado do Porto, então siga em direção às margens do Rio da Prata (ramblas) e caminhe por lá. Em um raro local, ao lado da cidade velha ainda existe o que resta de uma antiga bateria de canhões. Na foto acima, vemos a torre do Palácio Salvo, pois neste ponto já estamos próximos à Praça da Independência.
Via Sarandi | Cidade Velha | Montevidéu
Via Sarandi | Cidade Velha | Montevidéu
Mas na foto acima, vemos novamente Via Sarandi. Como caminhada na Cidade Velha, sugere-se seguir a Via Sarandi até a Rua Perez Castellano, virar a direita e seguir até o Mercado do Porto, uma edificação antiga com muitos bares e restaurantes.
Mercado del Puerto - Ciudad Vieja - Montevidéu
Mercado del Puerto - Ciudad Vieja - Montevidéu
Acima o exterior do Mercado do Puerto, que se tornou um centro gastronômico. Observe a representacao de um gaúcho em trajes típicos. A cultura gaucha e Rio da Prata transcende fronteiras. As vestes usadas na Argentina, Uruguai e nos estados brasileiros do Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina e Parana são as mesmas. Enfim, é uma cultura que transcende fronteiras.
Mercado del Puerto - Montevideo
Mercado del Puerto - Montevideo
Acima o Mercado del Puerto ou Mercado do Porto visto em seu interior. Enormes e interessantes estruturas metálicas com claraboias cobrem a edificação. No encontra-se de tudo um pouco, vinhos, roupas, souvenires, e opções gastronômicas, sendo a principal modalidade do local a parrilla ou carnes feitas na brasa, ou seja, churrasco do Uruguai.

Veja mais fotos e posts sobre a Cidade Velha:

Veja também

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião !