17/06/2016

Circulando por Montevideu | Ônibus, Taxis e Caminhadas

Circular por pela cidade de Montevidéu é fácil e tranquilo. Muitas das principais atrações não estão muito distantes, e quando precisamos dos meios de transporte, como ônibus e táxis, são fáceis de usar acessíveis. As pessoas são educadas e prestativas e se precisar de uma informação, não hesite em perguntar. Claro, não esqueça o "com licença" e o "por favor" antes, e deste modo sempre achará o seu caminho. Motoristas e cobradores de ônibus são educados assim como choferes de táxis, e a proximidade de nossa língua com o espanhol facilita o contato.
Tango na Praça da Matriz, Ciudad Vieja, Montevideo
Tango na Praça da Matriz, Ciudad Vieja, Montevideo

Táxis em Montevidéu

Pela minha experiência, constatei que os motoristas são simpáticos, honestos e os preços acessíveis. Vale a pena pegar táxi na cidade. O único fato estranho é que geralmente são carros pequenos e banco de trás muito apertado, principalmente para quem é alto e consequentemente fica com as pernas mal acomodadas. Outro fato interessante é que, semelhante a taxis dos EUA e Londres, existe uma divisão de vidro entre o banco do motorista e do passageiro. E para pagar, existe uma pequena portinhola, por onde se passa o dinheiro.

Circulando de ônibus

É difícil andar por todas as partes mais interessantes indo à pé. Para chegar a Poncitos ou Punta Carretas ou Playa Ramirez é preciso condução, taxí ou ônibus. Os ônibus de Montevidéu são parecidos com os das capitais do Brasil e ainda utilizam cobradores. É uma boa opção e são confortáveis, pelo menos o que peguei no final da Av. 18 de Julho para ir a Poncitos.

Caminhando

Se você se hospedar no Centro de Montevidéu, apreciar caminhar, é possível andar pelos principais locais do Centro da Cidade e pela Cidade Velha a pé. É possível também andar ao longo de toda a Av. 18 de Julio a pé, até seu final próximo ao Parque Battle se o fizer de forma relaxada sem pressa, visitando lojas, olhando a arquitetura dos prédios, contemplando as praças, etc.
Na verdade, a melhor forma de conhecer Montevidéu é caminhando. Mesmo que você pegue um ônibus ou tome um táxi para ir a um bairro mais distante, ainda assim é interessante caminhar ao chegar lá. Ande pelas praças, ruas de bairros, ramblas (calçadões ao longo do Rio da Prata), parques e praias da cidade é um prazer local. Embora a cidade tenha uma área muito extensa, é uma cidade bastante segura e tranquila.


Veja também

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião !