Emblemática Porta do Tempo | Montevidéu

A emblemática Porta Histórica da Cidade de Montevidéu, pode ser vista também como uma "Porta do Tempo", pois delimita duas épocas no tempo e na história, a antiga Montevidéu e a nova Montevidéu.

Na verdade o termo "Porta do Tempo", até onde sei, nunca foi usado por lá ou em lugar algum, mas da forma como aquela porta histórica se encontra hoje, acoplada a um monumento de pedra que é também um portal, para minha observação, pode ser entendida como um "Portal Temporal".
Porta da Cidade | Montevidéu
Porta da Cidade | Montevidéu
Ao passar sob este portal, simbolicamente, e efetivamente estamos fazendo uma travessia no tempo.
De uma lado fica a Cidade Velha, parte mais antiga de Montevidéu, iniciada em 1724. E do outro lado o Centro de Montevidéu, a parte mais nova da cidade, isto é urbanisticamente falando e também em termos de ocupação.

A Porta da Cidade x Porta do Tempo

A antiga Porta da Cidade que continua a ser um símbolo ou um dos ícones da cidade de Montevidéu, situa-se na Praça Independência.
Interessante que, o Portal Original está preservado intacto como uma das raras e ultimas reminiscências históricas da Ciudad Vieja ou Cidade Velha, que antigamente era fortificada e cercada de muralhas.
Entretanto podemos ver apenas uma das faces da antiga porta, a que fica voltada para a Cidade Velha.
A face que fica voltada para a Praça Independência, que delimita o início do bairro central chamado Centro de Montevidéu está coberta por um outro portal recente e moderno, purista e minimalista.

Enfim, o arquiteto ou artista que fez concepção do monumento que preserva a Porta Histórica teve uma ideia genial. De um lado a porta do passado, do outro a porta para o presente e para o futuro.
Porta Histórica da Cidade Velha | Montevidéu
Porta Histórica da Cidade Velha | Montevidéu

Acima a Porta Histórica vista da principal rua da Cidade Velha, tendo a Praça Independência ao fundo.

A Ciudad Vieja é realmente Velha?

Em termos de ocupação sim. Lá foram feitos os primeiros assentamentos da Cidade de Montevidéu, a partir de 1742. Entretanto a maioria das construções existentes, parecem ser do período onde o ecletismo predominou na arquitetura, ou seja, do final do século 19. E as casas mais antigas do início do século 20. A Igreja Matriz e Catedral que situa-se na Praça da Matriz ou Praça da Constituição foi iniciada em 1790, e o Cabildo, edifício de governo dos tempos coloniais, erguido em 1804.

Veja também


Comentários