18/06/2016

Mercado del Puerto - Churrasco e Arquitetura do Ferro

Uma das grandes atracões de Montevidéu é o Mercado del Puerto ou Mercado do Porto, na Cidade Velha, bairro da capital do Uruguai. Este mercado atualmente é muito conhecido por ser um polo gastronômico de parrilla ou churrasco Uruguaio, onde se vê prova todo tipo de carnes assadas ao vivo e na frente dos fregueses.
Mas para quem se interessa por arquitetura e história das construções, sua cobertura chama a atenção. É um belo exemplar da era da Arquitetura do Ferro, quando as estruturas metálicas passaram a ser amplamente usadas na segunda metade do século 19. Visite o mercado e você entenderá o que digo.
Mercado de Puerto e arredores - Cidade Velha - Montevidéu
Mercado de Puerto e arredores - Cidade Velha - Montevidéu
O Mercado do Porto leva este nome obviamente por situar-se próximo ao porto de Montevidéu. Vemos ao fundo um enorme edifĩcio art deco que tem sua frente voltada para o porto.
Bares restaurantes no Mercado del Puerto - Montevidéu
Bares restaurantes no Mercado del Puerto - Montevidéu
Na foto de cima e de baixo, vemos bares e restaurantes de mesa, sendo um acima, sobre um mezanino, tendo ao fundo o antigo relógio do mercado. Observe o piso, feito em lajes ou grandes placas de pedras.
Observe o antigo relógio cujo estilo acompanha a arquitetura da época e tipos de ornamentos usados nas estruturas de ferro.
Restaurantes e antigo relógio do Mercado del Puerto
Restaurantes e antigo relógio do Mercado del Puerto
O antigo edifício com sua estrutura, foi inaugurado na segunda metade do século 19, em 1868. Foi uma obra arrojada para a época, seguindo uma tendência de uso do ferro na arquitetura. Grandes estruturas metálicas com claraboias fornecem iluminação natural ao seu interior. Era o tempo da Revolução Industrial na Europa, e construções de ferro faziam sucesso em exposições universais assim como estas estruturas eram utilizadas em construções de pontes vencendo grandes vãos em desfiladeiros.
Interior do Mercado do Porto e estrutura de ferro - Montevidéu
Interior do Mercado e estrutura de ferro
Mercados e estações de trem cobertas por telhados suportados por grandes vãos em estruturas metálicas se proliferavam na Europa. O monumento mais famoso da Arquitetura do Ferro no século 19 foi a Torre Eiffel. Em São Paulo a Estação da Luz é um monumento desta época, e a cobertura do Mercado del Puerto um outro testemunho desta época preservado no Uruguai. A estrutura metálica foi forjada em Liverpool, na Inglaterra.
Rua de pedestres junto ao Mercado del Puerto
Rua de pedestres junto ao Mercado del Puerto
Acima vemos uma rua de pedestres que liga o Mercado do Porto, na Cidade Velha. Mais bares e restaurantes se estendem ao redor tornando o local um polo gastronômico como também de comercio variado e popular.
Rua de pedestres que desce até o Mercado na Cidade Velha
Rua de pedestres que desce até o Mercado na Cidade Velha
Acima, a mesma rua de pedestres mostrada mais acima, mas agora vista de cima para baixo, rumo ao mercado. Inúmeras lojas e bancas de comercio variado e popular são vistas no local. Frutas, verduras, livros usados fazem parte do cenário.

Veja mais

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião !