Montevidéu | Onde Hospedar

Em minha opinião, o melhor local para se hospedar em Montevidéu é próximo à Praça Independência, no Centro de Montevidéu. O bairro Pocitos e Punta Carretas também constituem boas opções dependendo do enfoque de sua viagem. Falo sobre estes bairros mais abaixo.
Se você observar o mapa da cidade e seus principais pontos e áreas turísticas, verá que a maioria das atrações está em torno da Praça Independência. Sugiro que dê uma olhada no mapa de Montevidéu para se situar.
Mas veja bem, fique do lado da Av. 18 de Julho, que é o Centro de Cidade propriamente dito. Quando visitei Montevidéu fiquei por lá, e ficaria novamente. Fiquei na mesma rua onde fica o consulado do Brasil, rua Convencion, à uma quadra da Av. 18 de Julho e 2 quadras da Praça Independência.
No outro extremo da Praça Independência, fica a Ciudade Vieja ou Cidade Velha, que possui também inúmeras atrações turísticas. Entretanto, quando você passa pelo monumento ou Porta Histórica que dá início à Cidade Velha, caso seja ao escurecer, verá que o local fica bem deserto e escuro.
Praça Independência e antiga Porta da Cidade
Praça Independência e antiga Porta da Cidade
Na foto acima a antiga porta da Cidade de Montevidéu, que fica em um extremo da Praça Independência. Após aquele portal de pedra, fica a Praça Independência e o Centro da Cidade, onde vemos o Palácio Salvo. Veja também as atrações turísticas da Praça Independência em Montevidéu.
Antiga e nova sede de Presidência do Uruguai na Praça Independência
O Centro de Montevidéu, como centro de quase toda grande cidade não é o local mais "chic", geralmente possui comércio mais popular, ou seja, não é o lugar da última moda, mas tem tudo perto, e muita facilidade de transporte, táxi, etc. E você pode ver a maioria das atrações caminhando a pé se quiser, atrações estas que ficam também no Centro e Cidade Velha. As Ramblas ou calçadões ao longo do Rio da Prata em torno da Cidade Velha e Centro também podem ser atingidos a pé.
Para quem gosta de caminhar, pode seguir a pé por toda a Av. 18 de Julho até o início do Parque Battle.
Av. 18 de Julho no centro de Montevidéu
Av. 18 de Julho no centro de Montevidéu
Para ir aos bairros mais novos e elegantes, como Pocitos e Punta Carretas, pode-se pegar ônibus ou táxis. Existe também a Praia Ramirez que deve ser visitada, próxima a Punta Carretas, e todos estes três locais podem ser vistos num dia apenas se não for ficar muitos dias em Montevidéu. Visite também a Rambla que fica em frente ao Bairro Palermo, uma continuidade da Rambla da Praia Ramirez.

Vantagens de ficar no Centro, próximo a Praça Independência

Você vai estar no centro de gravidade turístico de Montevidéu.
Perto da maioria das atrações e monumentos, como citei acima.
Área movimentada com tudo perto, podendo ir a pé a bancos, mercados, comercio, compras, etc.
Preços de hotéis mais em conta, mas com opções muito boas.

Porque não ficar na Cidade Velha

Durante o dia a Cidade Velha é bem movimentada e interessante. Entretanto, pelo menos até 2016, a rua principal e demais ruas da Ciudad Vieja ficam desertas a noite, exceto na área do Mercado, que fica em um ponto extremo. Uma pena, pois o local poderia ser bem vivo se mais iluminado e mais bem explorado turisticamente.

Vale a pena ficar em Pocitos e Punta Carretas ?

Primeiramente, mesmo que você não se hospede nos bairros de Pocitos ou Punta Carretas, vale a pena visitar para conhecer e passear.
Quanto a se hospedar nestes bairros, depende. Se você prefere ficar um bairro de alta classe média, e pretende alugar um carro ou pretende andar de táxi ou ônibus para visitar as demais atrações, então sim, pode vale a pena.
Ou se você está voltando à Montevidéu e não vai mais fazer uma "peregrinação" aos principais monumentos, então quem sabe estes bairros sejam uma boa opção, principalmente para passar a maior parte do tempo por lá, andando pelos ramblas e parques, ou desfrutando de restaurantes mais caros e da moda, isto é, caso esteja disposto a gastar mais.
Hotéis por lá também são mais caros, com muitos hotéis de 4 e 5 estrelas. Alguns excelentes hotéis estão na orla com vista para o estuário do Rio da Prata.

Rua de Pocitos descendo para a Rambla
Rua de Pocitos descendo para a Rambla
Acima uma rua de Pocitos, bairro de Montevidéu, Uruguai. Descendo esta rua chega-se à Rambla ou calçadão com uma praia de areia voltada para o estuário do Rio da Prata.
Rambla de Pocitos, bairro de Montevidéu
Rambla de Pocitos, bairro de Montevidéu
Pocitos é um bairro de classe média alta, semelhante ao Leblon no Rio de Janeiro. Ao longo da orla, existe um calçadão, que na verdade percorre praticamente ao longo de toda a cidade.
Punta Carretas | Rambla, parques e edificios.
Punta Carretas | Rambla, parques e edificios.
Punta Carretas é outro bairro de classe média alta, onde existem também hotéis de alto padrão. Um imenso parque corre à frente do bairro, com enormes áreas para lazer ao ar livre. Estando em Montevidéu, vale a pena visitar este bairro para conhecer e passear.
Embora muitas pessoas pensem que Pocitos e Punta Carretas sejam os locais mais nobres de moradia no Uruguai, ainda existe um bairro mais requintado. Se trata do bairro Carrasco, bairro este de mansões, onde segundo um chofer de taxi que nos levou a aeroporto, moram as pessoas mais abastadas do Uruguai.

Veja também

Comentários