Museus e Arquitetura na Cidade Velha, Montevidéu

Em outro post falei de um modo geral e abrangente sobre a Cidade Velha de Montevidéu. Neste outro posto, dou continuidade mostrando mais pontos interessantes para visitar naquele bairro. Entre as atracões do local estão também os Museus e vários edifícios de arquitetura esmerada, fantasiosa e interessante.

A Cidade Velha é um verdadeiro Museu de Arquitetura Eclética

Ao caminhar pela Cidade Velha, podemos ver uma vasta gama de estilos arquitetônicos, com predominância de edifícios construídos em estilo classicista e fachadas ecléticas misturando adornos de vários estilos. São muitos edifícios do final do século 19 e início do século 20 que possuem alto valor artístico. Entretanto no Centro do Uruguai, nos arredores da Praça Independência e Av. 18 Julio também encontramos verdadeiras pérolas do ecletismo.
Fachadas ecléticas | Ciudad Vieja | Montevideo
Fachadas ecléticas | Ciudad Vieja | Montevideo
Acima, dois edifícios ecléticos que abrigam agencias bancarias, se não me engano na Calle ou Rua Rincon.
Em algumas ruas, como na Sarandi por exemplo, vemos até edifícios ecléticos com fachadas envidraçadas, talvez em estilo art noveau e pré moderno. Vide o edifĩcio que abriga o Museu Joaquim Torres Garcia e o edifício ao lado do mesmo, na Sarandi.

Museus na Cidade Velha

Existem inúmeros museus na Cidade Velha, muitos deles aproveitando edificações antigas que perderam sua função original, tendo sido repartições publicas ou mesmo palacetes ou casas de morada comum. Na Rua 25 de Mayo e Rua Rincon existem vários, assim como edifícios de arquitetura interessante. Estas ruas são paralelas a principal rua da Cidade Velha, a Via Sarandi que é uma rua para pedestres.
Veja a lista de museus em um dos mapas de Montevidéu com indicação do local exato de cada um, clicando neste link. Estão listados museus por toda a cidade, não somente na cidade velha.
Edifício neoclássico do Museu de Arte Pré Colombiana - Montevidéu
Edifício neoclássico do Museu de Arte Pré Colombiana e Indígena
O imponente edifício do Museu de Arte Pré-Colombiana e Indígena, também conhecido como MAPI, em estilo neoclássico em tempos passados já foi sede um ministério ou órgão das forças armadas. As ruas da Cidade Velha são bastante estreitas, e nem sempre é possível ver tudo em ampla perspectiva. O acervo talvez seja pequeno se comparado com o tamanho do edifício, mas vale a pena visitar pela arquitetura neoclássica de seu interior, com átrio central que prove iluminação natural para varias salas do edifício.
Casa de Giuseppe Garibaldi | Montevidéu
Casa de Giuseppe Garibaldi | Montevidéu
Em uma das ruas da Cidade Velha, próximo ao Mercado do Porto, situa-se a casa onde morou Giuseppe Garibaldi. Se trata da casa cor amarelada com janelas verdes, atualmente museu. Observe a variedade de edificações não cidade que não é mais tão velha assim. Edifícios de várias épocas se misturam.

Veja mais

Veja também

Comentários