19/06/2016

Tango em Montevidéu - Show que vale a pena

Embora muitas pessoas não saibam, o Tango é tão popular em Montevidéu, no Uruguai como na Argentina. Na verdade, o mais famoso tango, La Cumparsita foi tocado pela primeira vez em um café-confeitaria que existiu na Praça Independência, em Montevidéu, onde hoje existe o Palácio Salvo na mesma cidade.
Portanto, na cidade de Montevidéu existem casas de tango assim como pode-se ver até performances ao ar livre, como uma que vi na Praça da Matriz, na Cidade Velha.
Assisti também um show na mais famosa casa de shows de Montevidéu, a El Milongon, que apresenta shows de tango e danças relacionadas a cultura popular ao redor do Rio da Prata.
Dançarinos de Tango em casa de show de Montevidéu
Dançarinos de Tango no El Milongon, Montevidéu
As apresentações de tango, com excelentes dançarinos e um par de cantores de tango alto nível, sendo uma dama e um senhor, para mim é o ponto mais alto do show. Os cantores realmente são excelentes.
Show com jantar ou sem jantar? Você pode reservar o ingresso para o show a partir do seu hotel. Basta dizer na recepção que eles ligam para lá reservam. Eu preferi a opção com jantar incluído. Já que íamos sair a noite, o melhor seria aproveitar a ocasião também para jantar.
Tango na Praça da Matriz, Montevidéu
Exibiçao de tango na Praça da Matriz, Montevidéu
Antes de continuar sobre o show do El Milongon, vemos acima uma foto tirada na principal Praça da Ciudad Vieja em Montevidéu, onde um casal de dançarinos fazia apresentações e convidava os assistentes para participarem.
Dança Gaúcha em Montevidéu
Dança Gaúcha em Montevidéu
O show no El Milongon começou com danças gaúchas. Na verdade a cultura gaúcha dos estados do sul do Brasil como Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina e parte do Paraná é a mesma cultura gaúcha do Uruguai e Argentina. Trajes típicos e danças são iguais.
Exibição de Camdombe em Montevidéu
Duas outras formas de danças e expressões culturais também são apresentadas. Uma delas é a Milonga. E outra é o Candombe, um tipo de música e dança de origem afro, que somente existe atualmente no Uruguai. Esta manifestação lembra um pouco o carnaval de escolas de samba, mas o ritimo não tem a ver com samba. Um excelente cantor negro, de terno branco, lembrando Jair Rodrigues na aparência, cantava os ritimos fortemente marcados por percussão (tambores). Na verdade, alguns trajes femininos lembram escolas de samba. Uma uma vistosa mulata, ao final do show de Candombe, apareceu de fio dental mostrando toda a sua opulência como no carnaval do Rio de Janeiro.

Veja também


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião !