Dicionário Termos de Viagem

Dicionário de palavras e termos usados em viagens e no seu planejamento. Termos organizados por ordem alfabética

Alpinismo Arquitetônico  - Conceito e termo desenvolvido e cunhado no site MiglioriViaggi.com.br no artigo Escalada Turísitico Arquitetônica.

Bate e Volta: Também chamada day trip ou passeio de 1 dia. Viagem de ida e volta no mesmo dia a partir da cidade em que você está hospedado. Veja definição mais abaixo em day trip.
Exemplo:
  • Fazer um bate e volta de Roma à Castel Gandolfo.
Centro de Gravidade Turístico -Conceito e termo cunhado e desenvolvido no site MiglioriViaggi.com.br no artigo Centro de Gravidade Turístico.
Cidade de Hospedagem - É o mesmo que Cidade Base

Cidade Base - Cidade com muitas atrações no local ou ao seu redor. Escolhida como local de hospedagem no pais, permitindo também fazer day-trips ou passeios de 1 dia à cidades adjascentes.
É prático centralizar a hospedagem para não ficar mudando de hotel à toda hora e consequentemente arrumando e desarrumando bagagem, perdendo tempo com check in check out.
Exemplo:
  • Napoli é cidade base (além de ter muitas atrações locais) para quem quer visitar a Ilha de Capri, Pompéia, Sorrento, Salerno e Costa Amalfitana na Itália em passeios de 1 dia para cada um dos locais citados.
  • Florênça é cidade base (além de ter muitas atrações locais) para quem quer visitar também Pisa e San Gimignano em passeio de 1 dia.
Cidade satélite (turisticamente falando) é o mesmo que Cidade adjacente ou nas cercanias.
Cidade adjacente - Cidade turística de menor porte que pode ser visitada em passeio de um dia.
Exemplo:
  • Pisa e San Gimignano são cidades adjacentes ou satélites turisticamente falando.
Day trip -  Também chamada bate e volta ou passeio de 1 dia. É uma viagem curta de um dia, partindo da cidade que você está hospedado. Para ser confortável e proveitosa, o tempo de viagem entre as cidades não deve passar de 1:30 ou 1:40 em horas e minutos respectivamente. Até 2 horas de viagem ainda pode ser proveitoso.
Exemplo:
  • Vamos fazer uma day trip de Londres à Cambridge?
Down jacket - Agasalho para feito com penas de ganso. Para mais detalhes veja o artigo roupa de frio para viajar.
Duomo - Para quem vai à Itália significa "Catedral" ou principal igreja da cidade.
 
Hop on Hop off - Veja artigo Ônibus  Hop on Hop off.

Pit Stop:  Resumindo, é a popular "parada para visitar uma cidade sem pousar nesta mesma cidade". Em termos de viagem, creio que este termo foi cunhado no site viajenaviagem. Na verdade foi uma "tirada"ou criação interessante resumindo em 2 palavras o que somente poderia ser dito com umas 9 palavras. Geralmente esta cidade do "pit stop" fica no trajeto entre duas outras. Ou seja, você deixa bagagem na estação de trem ou rodoviária, reserva umas boas horas para passear e depois de ver o que queria ver,  pega uma nova condução para a cidade de destino principal do seu roteiro, ou seja, a próxima cidade de hospedagem.

Viajante independente - Pessoa que viaja a lazer para conhecer lugares por conta próprio e planejando a própria viagem sem utilizar serviços e guias de agências ou operadoras de turismo. Veja mais sobre viajante independente e se voce é um deles.
Serious Traveler - Veja artigo Turista e Viajante Independente ou Serious Traveler. Geralmente é um viajante independente mas que encara como desafios fazer viagens muitos vezes a locais muito pouco explorados, ou de forma muito diferente dos demais, ou até mesmo em condições extremas.
Stopover - É o mesmo que fazer uma breve estadia em português. Parada em uma cidade entre um voo e outro, geralmente por 1 ou 2 noites. Boa pedida para que uma jornada não seja muito cansativa, possibilitando também conhecer ou voltar também a alguma cidade.

Comentários